quinta-feira, 8 de março de 2012

Atividade 2.2 gilza

Lidar com esse produto textual foi incrível, pois não só li eu interagi com outros texto, que dava seqüência no que eu estava procurando foi muito bacana.Mas me perdi algumas vezes pois é mas complicado para mim que ainda não estou treinada neste mundo virtual.Para mim foi uma experiencia bacana pois ainda não conhecia o hipertexto, mas já tinha ouvido falar e depois de ter entrado em contato com ele pude perceber que é uma maneira interessante e construtiva para nos professores que sempre estamos buscando informações ,e com ele procuramos um tema e aprimoramos outras informações relacionadas ao tema central.
Buscando a cada clik mas novidades para nos conceituar e aprimorar mais e mas de nossos conhecimentos. E o hipertexto e uma ferramenta que nos ajuda e nos traz conhecimentos além do que procuramos. Por isso temos que ter cuidado para buscar o que procuramos, pois poderemos acabar se perdendo no meio de tantas informações.

at:2.3 conceituando hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.maria aparecida simão dos passos.

at:2.2 navegando em hipertexto


Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. As  primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.maria aparecida simão dos passos

atv.2.3 Rosangela

Atv.2,3 Conceito de hipertexto
O hipertexto está relacionado a evolução das informações, vindo auxiliar na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, ao acessarmos um determinado ponto de um hipertexto , consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
No contexto educacional, o hipertexto pode ser desenvolvido não apenas com o auxílio do computador. O aluno pode ser levado a fazer o seu hipertexto na leitura de um texto escrito, buscando imagens relacionadas na biblioteca e conversando com os colegas sobre o tema.
As atividades hipertextuais valorizam a criatividade, enfatizam a necessidade de uma dinâmica participativa no processo de ensino-aprendizagem.

atv.2.2 Rosangela

Quando navegamos pelos diversos conceitos de hipertexto, foi possível obter informações sobre essa ferramenta de pesquisa , ao clicar nos links observei que há mais informações para facilitar a aprendizagem . O leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, rompendo o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor. Oferece múltiplas possibilidades que permitem ao leitor explorar o texto a partir de suas próprias necessidades e expectativas.
Às vezes me perdi e depois consegui retornar no caminho que desejava, percorri vários caminhos, aprendi muitas coisas, pois o hipertexto tem recursos com animação, sons, filmes, desenhos, links, vídeos, jogos separados ou mixados ao mesmo tempo. É um poderoso instrumento de comunicação, possibilitando manipulação, desconstrução e reconstrução de acordo com o interesse de cada um . Aprendi ainda que as palavras destacadas ou sublinhadas desempenham a função de botões que conectam com outras fontes. O texto virtual é modificável, pode-se alterar, deletar, inserir e fazer correções. A rede hipertextual está em constante construção devido à dinâmica da propagação da informação na web, ela oferece ao usuário um grande número de opções de conexões, de percursos e múltiplas opções de leitura. Exige um leitor autônomo, dinâmico, que faça suas opções e que se torne um co-autor. A partir disso, pude perceber que o hipertexto nos leva a construir nosso próprio caminho, levando assim a produção do conhecimento. A utilização dessa ferramenta estimula o aluno a pesquisar e a produzir textos, sendo assim a aprendizagem ocorre através das descobertas.

ATIVIDADE 2.3



De acordo com a pesquisa sobre o tema, o hipertexto é um documento eletrônico composto de varias textos, assim sendo o usuário pode interagir de maneira dinâmica com a informação, ou seja uma ligação que facilita a navegação dos internautas, um texto pode ter diversas palavras, imagens, ao som ao serem clicados, são emitidos para outra pagina onde se esclarece com mais precisão ao assunto di link abordado

atv2.1 Rosangela

Ao navegar pelo site do portal do professor observei que é um site muito interessante, pois tem atualidades, trabalhos, projetos.Através dele podemos trocar experiências com outros professores.Pena que é pouco utilizado.

at:2.1 Navegando livremente

Após navegar no site do professor foi possivel concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula, já que ele traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem já esta atuando em sala e também de grande valia para quem tem interesse em atuar.
Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro por isso não há perigo em nagevar neste site.
Ao contrario de navegar a deriva or sites que voce não conhece além de obtermos informações que não são corretas, corremos o risco de não sabermos voltar ao inicio.
O perigo maior é de contagiar o computador com virus ou ainda de passar informações erradas adiante.
O mais interessante de navegar a deriva é que não precisamos ficar preso ao texto, podemos ter opções variadas e livres , como imagens, videos e etc.

Componentes: Maria José Caetano
                             Olivia P. Baldotto
                             Maria Aparecida Simões dos Passos

atividade 2.2 lauseli

Navegar na internet pode ser algo fantástico, se conhecemos e utilizamos de modo prazeroso e consciente, sendo capaz de fazer a busca com forma de aprendizagem. Mas é preciso ter no momento da busca o foco da pesquisa .Pois existem sites que não são seguros e podem danificar nossos computadores.

Conceituando hipertexto individualmente ativ2.3

HIPERTEXTO é o termo que nos remete a um texto digital que facilita a navegação dos internautas.

Texto sobre palavras ativ 2.2

Naveguei por conceitos de hipertexto no wikipédia, no infoescola, o hipertexto e as práticas de leitura, entre outros.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto.

A navegação pelos diversos conceitos de hipertexto, obtive muitas informações sobre essa ferramenta de pesquisa, clicar nos links facilitou a minha caminhada para conhecer os conceitos de hipertexto. Não me perdi em nenhum momento da navegação consegui retornar com facilidade ás páginas iniciais.

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes.
Foi muito produtivo a navegação pelos conceitos de hipertexto, pois conheci muitos meios de fazer pesquisa de um jeito mais rápido e eficiente.
Marciléia

Atividade 2.1 lauseli

Navegar na internet pode ser algo enriquecedor quando sabemos utilizar de modo proveitoso e consciente, sendo capaz de fazer desta experiência um momento de aprendizagem. Mas para que esse momento seja realmente de aprendizagem é necessário que tenhamos em mente o foco da nossa pesquisa. O Portal do Professor é um excelente suporte para enriquecer nossas aulas, porém devemos ter em mente o que queremos pesquisar para facilitar nossa busca

Navegando livremente ativ 2.1

Após navegar no site do portal do professor foi possível concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula já que traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem está atuando em sala de aula e também pra quem tem interesse em atuar. Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro, por isso não há perigo em navegar neste , ao contrário de navegar à deriva quem apesar de obtermos muitas informações corremos perigo de contagiar o computador com vírus ou ainda de passar informações erradas adiante.
Marcileia

Atividade 2.3 Lucineia Breda Ramos

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Valquiria Meneghel 2.3 Conceituando Hipertexto

CONCEITUANDO HIPERTEXTO
O hipertexto, é uma forma diferente de literatura em que o uso do computador é essencial, onde realizamos trabalhos colaborativos, de comunicação e adquirimos conhecimentos. Em outras palavras, podemos dizer que o hipertexto nada mais é que um texto em formato digital, onde podemos inserir:palavras, sons e imagens. Cabe a nós decidirmos quais e como usá-los.




Valquiria M. M.

Atividade 2.3 Lucimar

Conceituando hipertexto coletivamente
São muitos os conceitos de hipertextos, mas ambos tem a mesma ideia de que o hipertexto  define uma escrita não seqüencial,que possibilita o leitor a ter vários caminhos para ler um texto dentro do mesmo .Ao analisar os textos das demais colegas, percebi que a conclusão do que é hipertextos são praticamente iguais com algumas palavras diferentes,porém tendo o mesmo sentido.
Lucimar.C.Galazzi

atividade2.1 navegando livremente

Depois de ter navegado meio sem rumo, minha impressão foi muito boa. Achei fácil de ser usado ,
com conteúdos super interessantes e vários métodos.
Minha experiência em navegar foi bastante satisfatória, com um potencial bem criativo,oferecendo,
muitas alternativas didática e inovadora para que possamos tornar o ambiente  pedagógico  mais interessante.

Atividade 2.3 Gilza

Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

Atividade 2.1 Gilza

Navegar a deriva conseguimos fontes diversas de um mesmo assunto, confrontar os dados e enriquecer nossa pesquisa.
Navegar sem estar focado num assunto resulta a um aprendizado, pois encontramos diferentes textos respostas para assim apropriarmos de novos conhecimentos.Isso não quer dizer que só devemos navegar sem rumo .Claro que estarmos certos do que procuramos é facilmente percebido e até mas rápido. Mas e tão bom encontrar coisas novas que poderão nos ajudar em nosso trabalho ou até mesmo no dia-dia.
 Para quem não tem o hábito de pesquisar, pela internet, isto pode se tornar mais complicado, pois quando se der conta, estará meio perdido,  e talvez encontrará dificuldades em voltar a pagina inicial. Para quem já tem o hábito, por mais que a pessoa se `perca`, facilmente retornará ao seu objetivo. Em suma: navegar a deriva pode ser proveitoso, pode nos trazer conhecimentos novos em fim pode nos enriquecer diante das aprendizagens e ainda  a internet ajuda a manter o cérebro saudável. Navegar pode ajudar na preservação da memória das pessoas.  Isso sugere que navegar na internet simplesmente pode treinar o cérebro que isso pode mantê-lo ativo e saudável. Sendo de uma grande importância o uso da internet com os nossos alunos, que é um mundo que a cada dia se torna mais amplo.

Nome – GILZA

Atividade 2.2 Lucineia Breda Ramos

Ao fazer as navegações não encontrei dificuldades, os hipertextos  são extensos e nos proporciona um nível de leitura mais longo e rico que mistura o Áudio e o visual, dando mais emoção nas leituras e entendimento das mesmas, esse método é uma maneira agradável de se informar, usando um método mais flexível e agradável de ampliar conhecimentos.
 É como se fosse uma grande revista na qual há informação sobre qualquer tema. Esta riqueza de informação é boa porque nos permite aceder a um amplo leque de materiais sem que tenhamos de nos deslocar para os encontrar em bibliotecas por exemplo.
O acesso à rede tem sido cada vez mais  facilitada.Assim também nas escolas  e a  lugares públicos onde o acesso à internet é gratuito, como por exemplo as bibliotecas, os espaços Internet
Naveguei por vários lugares como TV escola, portal do professor, Wbequests e formação online, entre outros. O aprendizado é grande mas alguns benefícios são e não tive dificuldades em avançar ou voltara nas paginas já acessada.  Todos esses sites  que visitei tem grande quantidade de informações para nós professores inclusive encontrei alguns planos de aula que podem ser adaptados e aplicados de acordo com a realidade da minha escola, eles trazem muitas novidades interessantes. É um dos meios de comunicação mais completo da atualidade.

Valquiria Meneghel NAVEGANDO EM HIPERTEXTO

NAVEGANDO EM HIPERTEXTO


O hipertexto é uma forma de literatura, porém, precisamos do auxílio do computador, este é um local onde podemos trabalhar e adquirir conhecimentos mútuos. É um texto em formato digital.
Segundo o professor Lindomar, o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma da escrita/ leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu`. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto , Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
É neste tipo de texto, no hipertexto, que o ser humano encontrou um auxílio, no que se refere na aquisição e assimilação de conhecimento, é uma forma mais organizada de conhecimento.
No hipertexto, temos a livre escolha de onde começar e onde seguir, permitindo o leitor decidir onde viajar na leitura, tornado as situações mais flexíveis.
No início foi um pouco difícil, mas nada como a prática para podermos nos aperfeiçoarmos. O bom é neste local não são usados somente palavras, mas visualização e sons, onde muitas vezes são mais significativos no aprendizado.
2. 3 Conceituando hipertexto individualmente


O termo Hipertexto surgiu com o designer de softwares Ted Nelson, para definir uma escrita não seqüencial, que possibilita ao leitor diversos caminhos para ler um mesmo texto eletrônico, pois é uma cadeia de textos interligados entre si, por meio de palavras destacadas e coloridas que são chamadas de links.
Lucimar

Análise do trabalho do colega

 Análise do trabalho do colega
Diante dos vários conceitos de hipertexto foi possível chegar à conclusão que a ideia final é a mesma.
Marciléia

Atividade 2.3 Angela


 2.3 Conceituando Hipertexto individualmente
De acordo com a pesquisa sobre o tema, o hipertexto é um documento eletrônico composto de varias textos, assim sendo o usuário pode interagir de maneira dinâmica com a informação, ou seja, uma ligação que facilita a navegação dos internautas, um texto pode ter diversas palavras, imagens, ao som ao serem clicados, são emitidos para outra pagina onde se esclarece com mais precisão ao assunto di link abordado
O hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, onde se agregam um conjunto de conexões, em forma de blocos de textos , palavras ou imagens. O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes

Conceituando hipertexto

 Conceituando hipertexto
HIPERTEXTO é o termo que nos remete a um texto digital que facilita a navegação dos internautas.
Marciléia

atividade 2.2 Lucimar

Atividade 2.2

Navegação em hipertexto

Essa idéia de hipertexto para mim era algo inusitado, pois não tinha a mais remota  idéia do que significava essa palavra.Segundo Mendes, hipertexto é um conjunto de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas link. Cada palavra marcada destacada possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de internet terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra. Pode-se movimentar de um documento para outro desses links.
O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Entretanto, ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei me basear numa compreensão mais simples.
 Diante disso o professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos (as) possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem com navegamos na internet, pois os educandos precisam entender a importância da leitura como forma de aquisição de conhecimentos necessários para sua formação.
No entanto, essa navegação buscou melhor compreender as implicações que uso e a construção de hipertexto poder trazes para nossas escolas.

Atividade 2.1 Lucineia Breda Ramos

Experiência de navegar livremente
A navegação na internet  traz muitos benefícios se feita com responsabilidade, as informações contidas nela nos trazem muitos conhecimentos, os quais só enriquecem nosso intelecto e nos oferecem um leque de idéias para nossa realidade em sala de aula.
Não tive dificuldades em visitar a as paginas indicadas e observei que as oportunidades de navegação  mesmo a deriva são inúmeras,  só que tem que ser feita com cuidado, observando os links e paginas visitada.

NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO

 Navegação em hipertexto
Naveguei por conceitos de hipertexto no wikipédia, no infoescola, o hipertexto e as práticas de leitura, entre outros.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto.
A navegação pelos diversos conceitos de hipertexto, obtive muitas informações sobre essa ferramenta de pesquisa, clicar nos links facilitou a minha caminhada para conhecer os conceitos de hipertexto. Não me perdi em nenhum momento da navegação consegui retornar com facilidade ás páginas iniciais.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes.
Foi muito produtivo a navegação pelos conceitos de hipertexto, pois conheci muitos meios de fazer pesquisa de um jeito mais rápido e eficiente. 
Marciléia

Atividade 2.2 angela

 Navegação e hipertexto


Navegar livremente na internet, e muito bom pois ela é um veiculo facilitador da comunicação e uma ferramenta importantíssima em nossa sala de aula, atraves do qual assimilamos conhecimentos.

Atividade 2.3 Aparecida Viganô

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas links. Está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, e vem auxiliando o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele  não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto  determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Experiência de navegar livremente

 Experiência de navegar livremente
Após navegar no site do portal do professor foi possível concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula já que traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem está atuando em sala de aula e também pra quem tem interesse em atuar. Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro, por isso não há perigo em navegar neste , ao contrário de navegar à deriva quem apesar de obtermos muitas informações corremos perigo de contagiar o computador com vírus ou ainda de passar informações erradas adiante.
Marciléia 

Atividade 2.2 Aparecida Viganô

Nesse caminho percorri diversos conceitos: a origem da palavra hipertexto, definições de hiperlink, link, ícone e hipermídia, conheci a história do hipertexto. Pude aperfeiçoar, compreender a importância do trabalho com hipertexto na Educação como forma de introduzir ao navegador (aluno) uma nova forma de ler, descobrir o que nos interessa, mergulhando neste imenso oceano de informações e conhecimentos.

Atividade2.1 Aparecida Viganô

Atividade 2.1 Navegar livremente na internet nos proporciona buscar novos caminhos e descobertas onde temos a oportunidade  de utilizar vários links, mas, também há vários perigos, como entrar em sites desconhecidos, e  pegar vírus  e correr o risco de danificar a memória  do computador, e obter informações falsas podendo assim passá-las para nossos alunos,  prejudicando assim sua conduta na aula.por isso a importância de se utilizar sites conhecidas como portal do professor, domínio público, TV escola, entre outros.

atividade2.1 Atividade 2.1

Atividade 2.1
                               Experiência de navegar livremente

Ao navegar no Portal do professor, percebi que como educadora preciso de estar buscando nesse site novas idéias para fazer um bom trabalho. Ele fornece dicas de como trabalhar com projetos, planos de aulas e outros, dando um suporte no dia a dia do professor. É um portal seguro no qual a maioria dos usuários conhecem, porém não usamos com freqüência. Em relação ao navegar à deriva podemos dizer: temos acesso livre, sem direcionamento em busca de novos sites, mas que sejam seguros, visto que podemos ampliar os horizontes.

  Lucimar

atividade 2.1 Angela



Navegar é algo bem prazeroso, pois o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua busca pela internet. Foi uma experiência muito boa poder trabalhar com o hipertexto e conhecer diferentes maneiras de navegar.

ativ 2.3 olivia

Hipertexto é uma ferramenta de pesquisa que auxilia o pesquisador durante suas tarefas, é uma forma rápida de pesquisar.

ativ2.2olivia

A navegação pelos diversos conceitos de hipertexto, obtive muitas informações sobre essa ferramenta de pesquisa, clicar nos links facilitou a minha caminhada para conhecer os conceitos de hipertexto. Não me perdi em nenhum momento da navegação consegui retornar com facilidade ás páginas iniciais.
Naveguei por conceitos de hipertexto no wikipédia, no infoescola, o hipertexto e as práticas de leitura, entre outros.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação``.
Foi muito bom conhecer mais sobre o hipertexto.

atv.2.1 olivia


Após navegar no site do professor foi possivel concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula, já que ele traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem já esta atuando em sala e também de grande valia para quem tem interesse em atuar.
Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro por isso não há perigo em nagevar neste site.
Ao contrario de navegar a deriva or sites que voce não conhece além de obtermos informações que não são corretas, corremos o risco de não sabermos voltar ao inicio.
O perigo maior é de contagiar o computador com virus ou ainda de passar informações erradas adiante.
O mais interessante de navegar a deriva é que não precisamos ficar preso ao texto, podemos ter opções variadas e livres , como imagens, videos e etc.

Componentes: Maria José Caetano
                             Olivia P. Baldotto
                             Maria Aparecida Simões dos Passos

Atividade 2. 3 Silvia


 Conceituando hipertexto individualmente

O hipertexto não é um texto linear, pois não sugere uma sequência, mas pode ser lido de muitos caminhos diferentes.
Por exemplo, palavras destacadas que se forem clicadas pelo usuário de internet, terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra, ou seja, há uma interligação entre  os textos.

atividade 2.3 maria

Maria Jose Caetano Feb 18 2012 05:52:37:000PMConceito de Hipertexto
É um texto de formato digital portador de ferramentas como ícones, graficos , e que permitem rapida navegação dos internautas.
Também pode ser um texto com varias palavras, ou imagens ou até mesmo sons, que ao serem clicados são remetidos para outra pagina onde se esclarece com mais precisão o assunto a ser abordado.
o hipertexto permite o ser humano decidir qual rumo ele quer seguir com a leitura tornando o tempo e o espaço flexivel.

Atividade 2.2 Silvia


Navegação em hipertexto
No primeiro momento essa ideia de hipertexto foi algo novo, pois não tinha a noção de que era o seu significado. Porém, ao navegar em busca do seu conceito encontrei vários significados. Ao clicar nos links facilitei o processo do que é um hipertexto. Segundo Mendes, quem navega na internet certamente já se deparou com muitos exemplos. Palavras que são sublinhadas que se fossem clicadas levariam a uma nova página, pois é uma cadeia de textos ligados entre si. Cada palavra marcada possui um vinculo com outro documento. Pois o usuário de internet terá acesso ao outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra.
Diante da pesquisa verifiquei que os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, pois é um texto não linear, porque não há uma única linha para seguir ao lê-lo, mas muitos caminhos possíveis.
No entanto, essa busca ajudou a refletir que nós como educadores utilizamos esse meio através de outras linguagens como, por exemplo, ao buscar o significado de uma palavra no dicionário precisamos buscar os significados de outras palavras para o real entendimento da mesma. E percebi que sem ser dar conta disse usava o hipertexto no meu dia a dia, principalmente no meu fazer pedagógico.
Sendo assim, é importante para nós educadores estimularmos nossos alunos a essa pesquisa em que ele possa lidar com o produto textual em que se navega além de ler. No entanto, os alunos (as) precisam entender a importância da leitura como forma de interação  na socialização do saber.

Atividade2.1 Silvia


Experiência de navegar livremente
O Portal do professor é um site que não navegava, mas achei interessante, pois há um intercâmbio de ideias para trabalharmos em sala de aula. Por isso foi algo novo, que possibilitou descobertas.
No entanto, navegar à deriva também tem seu lado positivo, visto que podemos ampliar os horizontes. É relevante que estejamos cientes dos lugares percorridos em vista dos perigos iminentes na internet. Portanto, navegarmos em sites confiáveis, nos dá segurança na navegação.

atividade 2.2 maria


Agora que já navemos no site portal do professor e depois navegamos a deriva como um barco sem rumo vamospesquisar e entender melhor o que é hipertexto.
Vale lembrar que aqui propomos uma especie de meta- aprendizagem Assim aprender a navegar, refletindo sobre o que formos encontrando nos sites.
A medida que iremos encontrando coisas novas e significativas devemos sempre ir anotando.
Agora vamos navegar mais uma vez para encontrar na internet o que significa hipertexto.
Vamos buscar nos seguintes sites Yahoo, Altavista, e hoje em dia a pagina mais usada é o Google etc.
Hipertexto é um texto manipulador de bases de dados, que permite ligar paginas informatiovas usando links que os associam num nivel mais amplo.Esteé um ambiente de trabalho colaborativo, e aquisição de conhecimentos, As caracteristicas deste software estimulam o cerebro para armazenar e recuperar informação, fazendo  uso de links para um acesso rapido e intuitivo.
Também é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, que acabou poe se tornar um padrão na elaboração de todo tipo de documentação.
Com a internet esse tipo de documento eletronico parece ter ganho novo folego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação da "net"
Também é um texto que permite o leito ir de um bloco de informação a outro dentro do proprio texto ou fora dele.O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes.
Foi muito produtivo a navegação pelos conceitos de hipertexto, pois conheci muitos meios de fazer pesquisa de um jeito mais rápido e eficiente.
Agora que já navemos no site portal do professor e depois navegamos a deriva como um barco sem rumo vamospesquisar e entender melhor o que é hipertexto.
Vale lembrar que aqui propomos uma especie de meta- aprendizagem Assim aprender a navegar, refletindo sobre o que formos encontrando nos sites.
A medida que iremos encontrando coisas novas e significativas devemos sempre ir anotando.
Agora vamos navegar mais uma vez para encontrar na internet o que significa hipertexto.
Vamos buscar nos seguintes sites Yahoo, Altavista, e hoje em dia a pagina mais usada é o Google etc.
Hipertexto é um texto manipulador de bases de dados, que permite ligar paginas informatiovas usando links que os associam num nivel mais amplo.Esteé um ambiente de trabalho colaborativo, e aquisição de conhecimentos, As caracteristicas deste software estimulam o cerebro para armazenar e recuperar informação, fazendo  uso de links para um acesso rapido e intuitivo.

atividade 2.1 maria

Após navegar no site do professor foi possivel concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula, já que ele traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem já esta atuando em sala e também de grande valia para quem tem interesse em atuar.
Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro por isso não há perigo em nagevar neste site.
Ao contrario de navegar a deriva or sites que voce não conhece além de obtermos informações que não são corretas, corremos o risco de não sabermos voltar ao inicio.
O perigo maior é de contagiar o computador com virus ou ainda de passar informações erradas adiante.
O mais interessante de navegar a deriva é que não precisamos ficar preso ao texto, podemos ter opções variadas e livres , como imagens, videos e etc.

Componentes: Maria José Caetano
                             Olivia P. Baldotto
                             Maria Aparecida Simões dos Passos

quarta-feira, 7 de março de 2012

atividade.2.3 Claudina

Hipertexto: é um tipo de texto impresso em formato digital, como se fosse janelas no qual encontramos (links) palavras destacadas, no qual permitem cortar ou adicionar textos .É um texto que podemos ver de várias maneiras.

atividade 2.1 Claudina

A internet é o meio de comunicação que agrada a todos . O site portal do professor nos deixou entusiasmados pela riqueza de conteúdos, e o que podemos aproveitar para o fazer em sala de aula .
Navegar livremente foi legal,pois não tínhamos objetivo era simplesmente curtir, mas foi de grande valia .

Maria A Ailva atv 2.3 Conceituando hipertexto.

Ativ2.3
Conceituando hipertexto.

O hipertexto conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em sequencia. São muitos os conceitos mas tem o mesmo sentido.

Atividade 2.3 - Josiane Soares dos Santos Ferreira

De acordo com as pesquisas realizadas em diferentes sites, o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico, Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens. Sendo assim, o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.

Fonte: http:/www.infoescola.com/informatica/hipertexto/


Atividade 2.2-Enyande Baldotto

O hipertexto traz uma nova forma de compreensão de sociedade e de mundo, possibilitando ampliar a visão para outras dimensões. A informação é organizada de forma que exige nova competência do leitor em buscar através dos links a compreensão de conceitos relacionados ao texto. 

De acordo com Lévy (1993, p. 33) hipertexto “é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos (...)”. Sendo assim, podemos afirmar que esses nós são os possíveis “caminhos” dispostos no texto para que o leitor realize sua pesquisa, podendo retomar ao conteúdo inicial com mais entendimento, ou ainda, continuar desdobrando os nós. 

São muitas as vantagens que o hipertexto oferece, como por exemplo, autonomia de navegar em espaços abertos e ilimitados, diferente do que ocorre na leitura de livros. A leitura do texto é realizada segundo idéias do leitor e não da lógica apresentada no texto pelo autor. 
 
Sendo assim, o hipertexto é uma das ferramentas de construção de aprendizagem que deve ser considerada na educação escolar, portanto, enquanto educadores atentos às habilidades e competências a serem desenvolvidas nos educandos, devemos buscar formas que os orientem na sua formação. 


REFERÊNCIA: 
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.


NAVEGANDO LIVREMENTE Valquiria Meneghel

NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO
Ao navegarmos pelo Portal do professor, nos foi de grande valia, pois, nos ajudou a repensar em um plano de aula sobre animais. É um site onde encontramos bons temas para trabalhar em sala de aula, além disso, é seguro e não corremos risco em navegar.
Navegando livremente corremos o risco de danificar o computador com virus e até mesmo com informações incorretas sobre o assunto pesquisado.



Valquiria M. M.

Ativ 2.2

Ao navegar pela internet podemos encontrar link muito atrativos nos convidando para um clik, com isso podemos abrir diversas janelas, o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.
O hipertexto permite o ser humano decidir qual rumo ele quer seguir com a leitura, tornando o tempo e o espaço flexível
E esta relacionado a própria evolução tecnológica,porque há um tempo interagir com um computador exigia um bom conhecimento. O hipertexto se remete a outro texto em forma digital.
Não encontrei problemas em navegar, pois já acessei esses sits antes. E o mais interessante em navegar a deriva e que não precisamos ficar presa ao texto podemos ter opções variadas,como vídeos,figuras,etc..



Maria Aparecida da silva

Atividade 2.2 - Josiane Soares dos Santos Ferreira

Navegando em Busca do Conceito de Hipertexto
Foi muito valiosa a pesquisa, pois encontrei várias definições do que é hipertexto, embora todas tenham o mesmo significado. Temos que observar que nem todas estas páginas que aparecem são de grande confiança, para termos um bom resultado na pesquisa temos que ler muito ate encontrar uma definição apropriada. Não encontrei dificuldade em voltar aos outros links. Com as leituras que realizei entendi que hipertexto é um conjunto de informações que vem em formato de blocos de textos, os quais vêm destacados no texto principal. 

Navegando por hipertexto

Ao navegar sem ter aquela preocupação do que pesquisar foi muito bom, pois, descobri que navegar sem aquele compromisso nos leva a ver coisa que não estávamos procurando e que pode ser enriquecedor. Os links têm um papel relevante na construção do sentido em textos virtuais, eles determinam o lugar da exterioridade textual por explicitarem a relação do co-texto com o contexto; os links mostram o que os leitores fazem quando lêem. Segundo a autora Marianne Cavalcante, às vezes, ler/ escrever no hipertexto é experiência simulada e frustrante, pois nem sempre o que se demarca com link reflete a trilha esperada na construção do sentido. A tecnologia é tão-somente um "grande apoio", uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio. "A Internet traz saída e levanta problemas, como por exemplo, saber de que maneira gerenciar essa grande quantidade de informação com qualidade.

postado por: Maria Aparecida da silva

Atividade 2.1-Enyande Baldotto

Navegar na internet possibilita a construção do conhecimento de forma autônoma, pois através de pesquisas podemos percorrer caminhos antes desconhecidos, assimilando, interligando e construindo saberes. Percebemos diferentes ideias sobre um mesmo assunto, sendo que, a partir daí podemos modificar ou criar outras, de acordo com a necessidade, interesse e criatividade pessoal. Realizando a pesquisa proposta de pesquisa sobre hipertexto, podemos encontrar vários sites informando o mesmo tema, uns com mais formalidades, outros de opinião, outros colaborativos, mas todos com domínio público e para cada necessidade pessoal. Neles podemos fazer leituras e aprender, seja com palavras, sons ou imagens. A experiência de navegar num hipertexto para buscar informações desejadas, nos possibilita a pesquisa de assuntos que podem esclarecer ainda mais o tema através dos links. Neles as informações dão continuidade, oferecendo ao leitor a busca autônoma do conhecimento, podendo retomar ou não ao assunto anterior. Sendo assim, aprendemos que a pesquisa amplia o conhecimento de determinado assunto, interligando a outros assuntos e formando conexões que dão sentido ao todo.

Atividade 2.1 - Josiane Soares dos Santos

Navegar pela internet é muito bom, mas para termos algum aproveito devemos ter um foco, algo que nos interesse realmente, pois quando navegamos a deriva nem sabemos realmente o que queremos, e assim não chegamos a lugar algum, o site portal do professor é um excelente lugar para os profissionais da educação realizarem suas pesquisas, pois ele oferece inúmeras oportunidade de ensino e alem do mais é um site confiável.

Navegação em Hipertexto - Ivana Demoner Malta


Achei interessante essa nova ferramenta, pois os links nos remetem a vários assuntos, não saberia dizer por onde andei, realizei uma leitura não-linear, sem uma sequência única, minha curiosidade me levou cada vez mais longe, mas quando percebia que estava navegando sem rumo voltava ao texto inicial.

Mas, consegui entender o que é um hipertexto, que nada mais é que uma forma de colocar dentro de um texto, outros textos e dentro desses outros textos, novos textos ou outras informações que podemos acessar através de links. O interessante é que podemos elaborar textos pequenos e através dos links neles contidos, podemos navegar por outros arquivos de documentos, imagens, arquivos de multimídia e sites da internet que podem nos ajudar a ter maior conhecimento sobre o texto pesquisado.
A leitura com links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado, principalmente para esta geração que é apaixonada pelas novas tecnologias, as atividades com hipertexto possibilita um trabalho dinâmico na construção do conhecimento e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais.
Mas, é preciso certos cuidados ao navegar sem um objetivo definido, pois a curiosidade é grande de passear por páginas que achamos interessantes, e quando nos damos conta passamos horas e horas na internet. E mesmo quando se tem um objetivo pré-definido, ou seja, um assunto a pesquisar, precisamos nos policiar, para não clicarmos em todos os links que achamos interessantes, pois podemos nos perder e correr o risco de não concluir a pesquisa. Portanto, a experiência de navegar é ótima, desde que tenhamos cautela e consciência de sabermos para onde vamos.

Conceituando Hipertexto”- Atividade 2.3 e 2.4 Ivana Demoner Malta





O Hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal. Um conceito de Hipertexto precisa abranger o campo lingüístico, já que se trata de textos.

Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. O Hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal. Um conceito de Hipertexto precisa abranger o campo lingüístico, já que se trata de textos.

Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação.

2.1 Navegação em Hipertexto / Experiência de navegar livremente. Elineia

Navegar à deriva é bom, não há dificuldades, mas temos que ter alguns cuidados, porque há sites que não são seguros. No portal do professor a navegação não foi diferente buscamos as informações com qualidade e só deixou boas impressões e um ganho enriquecedor.
A internet nos dias atuais é uma grande ferramente se soubermos utilizá-la, onde encontramos várias informações e planos de aula que são úteis e nos auxiliam no dia a dia em sala de aula.

2.2 Navegação em Hipertexto/ Experiência de navegar livremente. Elineia

Imagine que estejamos penetrados no propósito de realizar uma pesquisa sobre um determinado assunto. Pensou naquela mesa cercada de inúmeras referências bibliográficas, nas quais as informações parecem ser cada uma mais importante que a outra?

Se imagine em frente ao computador realizando o mesmo procedimento... Mas afinal, será que o objetivo pretendido mediante tal comparação é o de valorizar a pesquisa on line e desmerecer outras fontes? De forma alguma, estas continuam evidenciadas por sua considerável eficácia, por mais que os avanços tecnológicos ocupem lugar de destaque.
Em termos didáticos, o hipertexto funciona como aliado nessa incessante busca que o aluno tem por informações rápidas e precisas. O hipertexto, como ferramenta de ensino e aprendizagem, propicia a descoberta pelo conhecimento de forma interativa, fazendo com que os interlocutores, ao mesmo tempo em que se propõem a concretizar seus objetivos com a aquisição de informações, insiram-se também no mundo digital, com vistas a acompanhar o processo evolutivo da sociedade.
O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
É preciso indicar meios confiáveis para a construção do conhecimento. Quando uma criança ou um jovem tem acesso liberado a todos os ambientes da internet, é preciso ser cauteloso com essa “liberdade”. Os professores devem ajudá-los durante as pesquisas e trabalhos. Ser mediador é conseguir estabelecer um ponto de mediação entre o aluno e os recursos tecnológicos para que haja um relacionamento positivo entre as partes.

Sendo assim, a indicação de sites confiáveis, de apresentação de estratégias interessantes e ricas é de extrema relevância tanto para o aluno quando para o docente, sendo este responsável pela eficácia da aprendizagem.
O que realmente se propõe é ressaltar como estes avanços vêm influenciando no cotidiano das pessoas, ora denotando um caráter positivo, ora negativo. E, por assim dizer, no que tange à aquisição de conhecimentos, os recursos proporcionados pela multimídia parecem promover uma efetiva interação entre o discurso e seus respectivos interlocutores, podendo estes compartilhar-se de sons, imagens, vídeos, dentre outros benefícios.

2.3 Conceituando Hipertexto. Elineia


O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

Navegação em Hipertexto Ativ.1 Ivana Demoner Malta




O leitor  de hipertexto torna- se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sobre a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando,derivando significados novos e acrescentando  comentários pessoais as informações  que lhe   possam  ser apresentados.

terça-feira, 6 de março de 2012

Navegar Livremente

Enviada em Feb 18 2012 01:47:25:000PM


Navegar livremente
Navegar na internet pode ser algo enriquecedor quando sabemos utilizar de modo proveitoso e consciente, sendo capaz de fazer desta experiência um momento de aprendizagem. Mas para que esse momento seja realmente de aprendizagem é necessário que tenhamos em mente o foco da nossa pesquisa. O Portal do Professor é um excelente suporte para enriquecer nossas aulas, porém devemos ter em mente o que queremos pesquisar para facilitar nossa busca.
Vale lembrar que a navegação a deriva pode nos trazer novas informações, mas ao mesmo tempo é algo perigoso, pois podemos acessar sites que não são seguros, trazendo danos ao nosso computador.
Genalva Gallazzi De Nardi

atividade 2.3 Maria Penha Fardin

O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário, é um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a `Internet`, este tipo de documentos eletrônicos parece ter ganho novo fôlego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na `Net`.Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em sequencia. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.

atividade 2.1 Maria Penha Fardin


Navegando livrimente pela internet tivemos várias opções de caminho. No portal do professor muito conhecimento, aprendizado e diversas oportunidades de fazer novos planejamentos escolares. Para o professor que atua em sala de aula é ótimo. Navegando por outros caminhos surgiram várias curiosidades tivemos a oportunidades de conhecer novas percepções que resultaram em grandes conhecimentos. Em vários sait tinha tanto temas, que as vezes dá até para ficar perdidos com tanta informação que as vezes íamos a diante e que acabava não conseguindo voltar no ponto inicial. Com a ajuda de um e de outro conseguíamos ir mais além nas informações.
Navegar à deriva trouxe muitos ganhos. Descobrimos que quanto mais navegar a deriva mais a Internet faz parte do nosso dia a dia, mais serviços passamos utilizar da rede mundial. Além dos tradicionais serviços de e-mail, navegação WEB e mensagens instantâneas (MSN, Gtalk, etc) também podemos realizar ligações telefônicas (VoIP) ou ver nosso interlocutor pela Internet através das WebCam`s.

Navegação em Hipertexto



A internet é uma importante ferramenta na atualidade, através dessa tecnologia conhecemos vários links um super interessante é o portal do professor onde achamos vários planos de aulas que podemos aproveitar, navegar livremente na internet também é interessante porém devemos ter alguns cuidados pois existem informações e sites que não são seguros.
 
Alessandra da Paz dos Santos

atividade 2.2 Maria Penha Fardin

Navegando pela internet na busca no google “o que hipertenxto”Essa idéia de hipertexto para mim era algo inusitado, pois não tinha idéia do que significava essa palavra. Muitas vezes fiquei com uma sensação de estar perdido de precisar voltar no inicio e buscar novamente o título na busca do Google.Segundo Mendes, hipertexto é um conjunto de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas link. Cada palavra marcada destacada possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de internet terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra. Pode-se movimentar de um documento para outro desses links.
O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Entretanto, ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei ter uma compreensão mais simples.
 Diante disso o professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos (as) possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem com navegamos na internet, pois os educandos precisam entender a importância da leitura como forma de aquisição de conhecimentos necessários para sua formação.
No entanto, essa navegação buscou melhor compreender as implicações que uso e a construção de hipertexto poder trazes para nossas escolas.

ATIVIDADE 2.3 CONCEITUAÇÃO DE HIPERTEXTO

Ao navegar pela internet em busca dos conceitos de encontrei todas as repostas que queria. Hipertexto é um meio de informação que existe apenas no ambiente digital, e consiste de uma estrutura de blocos de textos não-lineares e não-sequenciais conectados por links eletrônicos. O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário. O Hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro, situado dentro do próprio texto ou fora dele. Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em seqüência. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas. O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.
keilla scardua colombo