quinta-feira, 8 de março de 2012

Atividade 2.2 Silvia


Navegação em hipertexto
No primeiro momento essa ideia de hipertexto foi algo novo, pois não tinha a noção de que era o seu significado. Porém, ao navegar em busca do seu conceito encontrei vários significados. Ao clicar nos links facilitei o processo do que é um hipertexto. Segundo Mendes, quem navega na internet certamente já se deparou com muitos exemplos. Palavras que são sublinhadas que se fossem clicadas levariam a uma nova página, pois é uma cadeia de textos ligados entre si. Cada palavra marcada possui um vinculo com outro documento. Pois o usuário de internet terá acesso ao outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra.
Diante da pesquisa verifiquei que os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, pois é um texto não linear, porque não há uma única linha para seguir ao lê-lo, mas muitos caminhos possíveis.
No entanto, essa busca ajudou a refletir que nós como educadores utilizamos esse meio através de outras linguagens como, por exemplo, ao buscar o significado de uma palavra no dicionário precisamos buscar os significados de outras palavras para o real entendimento da mesma. E percebi que sem ser dar conta disse usava o hipertexto no meu dia a dia, principalmente no meu fazer pedagógico.
Sendo assim, é importante para nós educadores estimularmos nossos alunos a essa pesquisa em que ele possa lidar com o produto textual em que se navega além de ler. No entanto, os alunos (as) precisam entender a importância da leitura como forma de interação  na socialização do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário