quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ativ 2.3 lindaura


Atividade 2.3 - O que é um hipertexto


De acordo com Theodor H. Nelson Hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circulares por todo o mundo. É o caso da Internet, que utiliza a linguagem HTML (HyperText Markup Language) que permite descobrir a informação disseminada, num sistema em que todos podem comunicar com todos, em sincronia. Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia.

ativ 2.2 lindaura


Atividade 2.2 - Navegando em hipertexto sobre hipertexto

ativ 2.1 lindaura

Atividade 2.1-Navegação em Hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente.

Navegando pelos sites sugeridos pude percorrer por diversos links ,pude realizar uma leitura sem sequencia seguida de muitas curiosidades.
Trabalhando com Hipertextos enriquece a aula  tornando-a mais atrativa aos olhos dos alunos aprimorando assim a sua escrita e o gosto pela leitura, formando assim um aluno capaz de realizar uma produção textual de qualidade.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividade: 2.3 simarone

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento. Professor e aluno tornam-se mais ativamente participantes em relação ao processo de construção de conhecimentos, à medida que o hipertexto é construído de forma cooperativa, com interação mútua, sendo um espaço de construção de conhecimento efetivamente coletivo.
Utilizando o hipertexto em sala de aula com certeza teremos a diversificação das aulas. E esse instrumento, quando utilizado, precisa ser empregado de maneira adequada, tendo claros os objetivos que se quer alcançar.
Criando seus próprios hipertextos acredito que os alunos irão estudar mais, além de haver um melhor rendimento e aceleração na aprendizagem. É também de responsabilidade nossa, enquanto educadores, de conduzir nosso aluno de modo que ele não se distraia com as muitas informações que a internet oferece, estipulando onde buscar o assunto específico, pois o hipertexto possibilita um leque de temas integrados que podem ter ligação direta ou não com o que está sendo procurado/trabalhado.
O hipertexto, sendo inserido na educação, trabalha a autonomia, a interação e a construção de conhecimentos.


Atividade 2.2 simarone

Pelo que pesquisei na internet, entendo o hipertexto como um meio de informação on-line (disponível eletronicamente) em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informações interligados através de links (interconexões) eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os recursos de informação não-linear.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

Atividade 2.1 simarone

A sensação de navegar em hipertexto foi enriquecedora, são muitas informações para o professor, obtive acesso a várias informações como: materiais, jornal do professor para o mesmo estar navegando sobre o meio profissional e etc. Navegar pelos sites seguindo as orientações contidas na atividade que foi proposta percorrendo os links que surgiram a cada clique dado de acordo com o que eu desejava, foi interessante. O navegador a deriva trouxe muito ganho pelo fato de você poder navegar sem destino, de forma que vai além do que você pensa e precisa buscar.