segunda-feira, 9 de abril de 2012

ATIVIDADE 2.8: CONSTRUINDO HIPERTEXTO COLETIVO


 

Os projetos constituem uma ferramenta importante para o desenvolvimento do saber, mas para isso  os temas devem ser escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em desenvolvê-los  percebendo  que a sala de aula é um lugar aberto a trocas de saberes.
Um projeto pode ser trabalhado a qualquer momento, e com todas as turmas basta escolher o tema a ser trabalhado, o período, os objetivos, o desenvolvimento enfim, para que o projeto seja um sucesso, ele tem que ter esses pontos.
Para o desenvolvimento do projeto é preciso definir horários e grupos de estudo. Neste momento é importante trabalhar em conjunto com os professores e coordenação pedagógica. O professor passa a ser o orientador do projeto, o mediador e facilitador do processo de aprendizagem. Junto com os alunos, o professor também pode aprender e construir conhecimento por meio das ferramentas tecnológicas utilizadas.
Há uma troca muito rica de conhecimentos sobre trabalho de como fazer novas experiências quando se desenvolve trabalhos em grupo, devido as várias formas de pensar e as diversas opiniões que podem ser colocadas em prática.
As opiniões dos alunos devem sempre ser consideradas e com isso a aprendizagem se torna significativa e enriquecedora, que possamos sempre aceitar as sugestões e ideias de nossos alunos para podermos tornar nossas aulas mais envolventes ao olhar dos nossos alunos.
É de suma importância o trabalho com projetos pois há interatividade entre aluno e professor e a busca do conhecimento é prazerosa pois há continuidade nas tarefas e isso torna a aula bem produtiva.
O projeto na sala de aula é importante, pois é mais uma ferramenta utilizada pelo professor, o trabalho fica mais fácil e o aluno  obtém o conhecimento de várias formas.
É necessário que o professor tenha uma mente aberta, a fim de estar usando diversas tecnologias em sala de aula para aperfeiçoar o conhecimento do educando.
A verdadeira aprendizagem só acontece quando os alunos são capazes de superar obstáculos que antes pareciam impossíveis.
Com o uso das tecnologias, os alunos conseguirão abrir novos horizontes, tornando sua aprendizagem cada vez mais significativa e valorizando as várias fontes de aprendizagem que temos hoje em nossas escolas. Porém, elas proporcionam a interação do conhecimento num ambiente com perspectivas inovadoras.
Usando a tecnologia em sala de aula, fica ampla as ideias de mundo e não dá para ficar de fora dessa globalização.
E nós como educadores devemos ter a consciência que ao trabalharmos a tecnologia com nossos alunos que ainda cursam o ensino fundamental, estamos os preparando para o futuro educacional que certamente estará amplamente ingressado em novas tecnologias.
Assim os alunos estudam com mais entusiasmo, pois o assunto abordado pelos professores estarão inovados. Tudo que se diz respeito a tecnologia é interessante aos alunos, principalmente quando eles tem a participação no uso.
Uma aula bem elaborada não será entediada, todos tem a ganhar e não ficarão naquele empace de quem pode sair ganhando ou perdendo.Buscar novos conhecimentos através da internet para adquirir aprendizado e estar atualizado.
Por isso nós educadores temos que está sempre atualizados para poder acompanhar nossos alunos na busca de novos conhecimentos.
Trabalhar com projeto em sala de aula foi prazeroso,porque os alunos se interessaram bastante pelo assunto e adquiriram novos conhecimentos.E necessário que o professor esteja sempre se atualizando, com as novas tecnologias para poder se aprimorar, de novos conhecimentos do educando.A verdadeira aprendizagem só será possível quando os alunos estiverem aptos para superar novos obstáculos que forem surgindo no seu dia a dia.Trabalhar com o uso do computador é muito interessante para aguçar a aprendizagem e a curiosidade dos alunos, ao estar realizando as atividades que eram para ser em sala de aula,realizar em computadores e com a colaboração de todos os alunos em grupos,trocando conhecimentos entre eles. Usando a  tecnologia em sala de aula fica interessante as ideias de mundo e não da para ficar de fora dessa tecnologia.
Com a utilização dos diversos recursos da internet as novas tecnologias em nosso cotidiano é possível criar uma escola onde os personagens não seja apenas alunos, professores e profissionais da educação, mas toda a sociedade pode ser incluída em uma vasta gama de interação. Contribuindo para que a escola se transforme em espaço onde o aluno se sinta integrado e o conhecimento possa ser construído e compartilhado por todos de forma dinâmica, prazerosa e produtiva.
A melhor forma de ensinar é aquela que incentiva o aluno a se desenvolver ter capacidade de ler e de interpretar o mundo e o que eleve afetivamente a aprender de forma significativa e com sentido, é fundamental que a tecnologia seja bem compreendida para que seja utilizada e integrada na pratica pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo.
A tecnologia é uma ferramenta que auxilia o professor na construção de um novo olhar. Assim sendo trabalhar com proposta planejadas, garante o aprendizado do aluno e  o sucesso da metodologia usada no mesmo. Por esse motivo  os projetos são de extrema importância para o desenvolvimento intelectual do aluno, além de direcionar melhor o planejamento do professor, pois dessa maneira o conhecimento do aluno se torna mais amplo.
A definição de um projeto é a base do sucesso na aprendizagem, pois propicia a possibilidade de novas abordagens com o uso das tecnologias.Proporciona aos alunos uma aula divertida e prazerosa,trazendo melhores resultados posteriormente.  
Como podemos dizer usar um projeto dentro de uma sala de aula, antes de mais nada temos de ter um visão muita ampla e definida sobre quais as necessidades de meus alunos e como poderemos aplicar este projeto em minhas aulas, e sim um projeto é muito útil para um bom desenvolvimento das aulas juntamente com os alunos, mas precisamos de modificar ou melhor tem que haver uma diversificação.

A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
 Durante o ano letivo, é sempre bom criar projetos para não ficar só naquelas aulas chatas e sem interatividade com os alunos. Os projetos fazem com que os alunos e professores se interajam mais, construindo um resultado muito melhor do final do ano.
 
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias para resolverem um problema proposto, testar algumas hipóteses referentes a um determinado tema, pesquisar sobre um assunto eleito pelo grupo, enfim, levar o grupo a buscar o que lhe é significativo

O projeto auxilia os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professor uma postura flexível, de pesquisador onde os desafios e conflitos o estimulem e não o paralisem.

Trabalhando com projeto na sala de aula observamos como é possível realizar  atividades diversificadas, fazendo com que o aluno seja formador de seus conceitos e o professor sendo o seu mediador, ocorrendo dessa forma um crescimento coletivo.

É de  muita importância   a tecnologia na escola, oportunidades informações,
buscando        recursos, internet para formarmos alunos melhores para o nosso futuro.  O professor  deve criar ambientes que favoreçam    o aluno no mundo digital. Portanto a tecnologia tem que estar integrada com a escola  juntamento com o professor e alunos ,para que ambos tenha  a oportunidade de estar envolvidos com a tecnologia atual.
O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje, pois, se ele tem  prática bancária, autoritária, provavelmente vai usar as novas mídias para reafirmá-la. Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. Não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo.
A tecnologia pode incorporar outras formas e sentidos a poesia, o que constitui associar poesia e tecnologia em busca do conhecimento reflexivo da língua e daquilo que somos, seres humanos em busca do conhecimento.

domingo, 8 de abril de 2012

2.1 - EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE

É muito importante para o professores o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Navegar no portal do professor é uma oportunidade de conhecer varias sugestões de atividades diversificadas de varias áreas do conhecimentos, conhecendo os trabalhos de vários professores, projetos, vídeos, entre outros.


Por, Lucilea Bergamaschi Flegler

2.3 – CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a Word Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

O hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser consideradas como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante, quando se fala de hipertexto eletrônico ou digital, conceito que para muitos estudiosos equivale ao de hipermídia. o texto que segue servirá para uma discussão na próxima aula, leia e elabore um conceito do que você entendeu de hipertexto.


Por, Lucilea Bergamaschi Flegler

2.8 - Atividade



Esse jogo foi desenvolvido na sala de aula com o intuito de incentivar o raciocínio lógico dos alunos. A Torre de Hanói é um jogo matemático que desenvolve a atenção e o raciocínio por isso a turma da 7ª série recebeu muito bem essa proposta, ficando muito animados, pois eles encararam o jogo como um desafio, realizaram até um disputa para quem conseguisse ir mais longe utilizando o maior número de discos, os alunos realmente se envolveram com a atividade, todos participaram e ficaram satisfeitos. Esta atividade pode ser usada em outra área do conhecimento, como história e geografia explorando qual país teve origem. A partir deste jogo os alunos podem construir tabelas e gráficos dos acertos e erros. Este jogo trabalha com potência também. Foi muito graficamente o desempenho e o interesse dos alunos.


Por,

         LUCILEA BERGAMASCHI FLEGLER

Atividade 2.3 - Conceituando Hipertextos.


              Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
         O hipertexto permite novas formas de design e produção de estruturas informacionais. Ele permite ao leitor uma leitura, uma navegação dinâmica pela informação disponível. Como as tecnologias informacionais se sobrepõem umas às outras, muitos dos recursos de paginação tradicional como parágrafos, margens, títulos, subtítulos, são apropriados pelos hipertextos, na organização da informação. No entanto, mesmo partindo ou utilizando desses elementos, o hipertexto ultrapassa os limites da página impressa como um agente físico delimitador da informação e do livro como uma unidade física, única, completa.

Shirley Bastos Gonçalves Fardin

Atividade2.4

          Hipertexto como uma ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação abre outras janelas ampliando o conhecimento.

Shirley Bastos Gonçalves Fardin

Atividade2.1



Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
A relação entre Educação e mídias digitais se faz a partir da popularização da internet, mediante o uso intenso da linguagem HTML, que possibilitou a montagem de rede hipertextuais, com links. Com o uso de Hipertexto, conexões disponibilizam material de referência, independente do tema de interesse, com construção de base de dados cujo acesso associativo forma uma verdadeira rede de conceitos e exemplos.
Durante a navegação não senti dificuldades de entrar e sair dos links.  Pode-se observar que, quando procura-se algo que queremos é mais fácil encontrá-lo nos sites que conhecemos, pois, a procura se torna mais objetiva e rápida.
Na navegação em hipertextos podemos descobrir outras novidades, mas também podemos correr o risco de passar o dia inteiro sem obter nenhum resultado se navegarmos “à deriva”.
 Shirley Bastos Gonçalves Fardin

Atividade 2.4


Concordo com a colega Laiza: Hipertexto é um meio de facilitar nossas pesquisas além de oportunizar ainda mais o tema buscado.

Elisângela Marquez Covre

Atividade 2.3



1-O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.
(Material de apoio de curso “Mídias na Educação NCE/USP”)

Torna-se muito mais fácil e prático a pesquisa com hipertexto, pois ele torna-se um facilitador para ampliar os conteúdos abordados dando oportunidade de melhor conhecimento e clareza.(Elisângela)

1-O hipertexto também pode exercer o mesmo papel, isto é, ser um modelo criptonormativo da mente humana, por isso sua importância na constituição das novas subjetividades, o que também é feito através de valores veiculados por estruturas que parecem, à primeira vista, simplesmente formais, e portanto isentas de valorações. “Inteligência artificial como um modelo da mente” faz parte da constituição de conceitos de pós-humano, e de novas maneiras de concebermos a subjetividade. De uma forma talvez menos óbvia, também o hipertexto participa dessas novas concepções de humano.

2-De uma maneira menos entusiasmada, podemos definir o hipertexto como um tipo de organização não linear do texto, desenvolvida como forma de possibilitar formas controladas de acesso ao texto. A acepção estrita do termo refere-se à forma eletrônica de organizar o acesso não linear, com um programa (software) específico no computador que permite a ligação entre uma parte do texto com qualquer outra parte do mesmo ou de outros textos armazenados na memória do computador, o que fornece acesso rápido às informações neles contidas, através de ligações associativas. As unidades de informação ligadas são chamadas de “nós”. Hipermídia é a extensão do conceito para um sistema computadorizado equivalente que permite ligações múltiplas entre imagem, som e vídeo, além de texto escrito, propriamente. Pode-se, no entanto, utilizar o termo hipertexto na acepção inclusiva, contemplando a hipermídia.
(Maria Elisa Marchini Sayeg Doutora em Filosofia da Educação pela USP  http://cyborg.sites.uol.com.br/ Trabalho apresentado no Simpósio de Cibercultura: Cartografias do Ciberespaço. SP: SENAC, 2004. Sayeg, M.E.M.)
É interessante comparar o hipertexto com nós, porém vale destacar que são nós possíveis de desfazer e que facilitam nossa pesquisa ampliando ainda mais os conhecimentos.(Elisângela)

Elisângela Marquez Covre

ATIVIDADE 2,1 e 2,2




Assim como tudo que digitamos para pesquisar, a palavra HIPERTEXTO nos remete a diversos links possibilitando um grande conhecimento da busca e ao mesmo tempo a escolha do melhor e mais seguro caminho de pesquisa. Algumas vezes nos trazendo dúvidas já que nem tudo o que está na internet é seguro e algumas vezes resulta em resultados diferentes.
Chegando ao fim da pesquisa pude concluir que podemos definir HIPERTEXTO é vários textos um dentro do outro como se fosse um livro com diferentes capítulos do mesmo assunto.
Aproveitando a oportunidade de mais uma vez navegar pelo Portal do Professor pude perceber que além da segurança de navegar por um site seguro encontra-se diversidade de conteúdo com variados recursos que possibilita ao professor melhorar e ampliar seu ensino na busca da aprendizagem para seus alunos.
Outro ponto importante que se destaca é estar informado dos cursos que as secretarias oferecem e conhecer   a realidade da Educação brasileira.
Elisângela Marquez Covre