terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Atividade 2.2


Experiência de navegar livremente O acesso à rede tem sido cada vez mais facilitada.Assim também nas escolas e a lugares públicos onde o acesso à internet é gratuito, como por exemplo as bibliotecas, os espaços Internet. A navegação na internet traz muitos benefícios se feita com responsabilidade, as informações contidas nela nos trazem muitos conhecimentos, os quais só enriquecem nosso intelecto e nos oferecem um leque de idéias para nossa realidade em sala de aula.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atividade 2.3

Atividade 2.3

Navegando livremente pelos links conseguimos compreender melhor o que vem a ser hipertexto e assim podemos sintetizar que: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a Word Wide Web, mas não é somente na internet que encontramos esse tipo de informação e produção textual. O hipertexto também está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quanto à interação passa a interatividade e conseguimos interagir com pessoas e desta forma a interatividade acontece sempre que acessamos um ponto determinado de um hipertexto, onde outras pessoas também estão acessando. As partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo, possibilitando a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir. Em um sistema de hipertexto, cada documento vai conter um ou mais links para outros, possibilitando ao usuário construir sua própria trajetória em busca das informações que lhe interessam. Na World Wide Web, o hipertexto funciona da mesma maneira. A diferença é que o conjunto de informações é infinitamente superior à capacidade de um simples CD-ROM. Nela, os milhões de hiperdocumentos interligados possuem, além de textos, múltiplos recursos de mídia, como imagens em movimento, animações, áudio e vídeo. Estas características fizeram com que este novo ambiente tecnológico fosse batizado de hipermídia ou cibermídia: "uma vasta quantidade de informação eletrônica, armazenada de forma incremental", que permite ao leitor constituir qualquer sequência ou conjunto de blocos informativos, sem fronteiras de assuntos, autores ou formas convencionais de estruturação do texto impresso.
A fácil navegação nos fez trilhar por caminhos que antes não conhecíamos, e desta forma adquirimos conhecimentos que antes não tínhamos. Fomos e voltamos muitas vezes nos links e se fosse para relatar com precisão por onde andamos não conseguiríamos escrever a sequência correta de nossa caminhada, mas apenas podemos dizer que entre estas idas e vindas, muitas coisas compreendemos melhor e com certeza conseguimos formar uma ideia clara do que vem a ser hipertexto e como podemos nos beneficiar deste auxílio tão poderoso que está a um clique de nós. Sugerimos então a todos, que naveguem bastante, e em cada viagem sempre chegue com uma bagagem maior de conhecimentos.

Rosimara e Marcilene.
17/02/2012

Atividade 2.1 - Rosimara

Navegar livremente Ao navegar pelo portal do professor, podemos perceber a diversidade de material a disposição do professor para o enriquecimento das aulas. Essa interação internet x professor é de grande valia para uma educação de qualidade. Na busca pelo novo, pelo diferente, com o intuito de inovar as aulas a internet é uma grande aliada, mas temos que tomar cuidado com a procura desenfreada, sem dar a atenção a mínimos detalhes nos sites e nos links, que muitas vezes não são seguros, podendo trazer informações erradas e até danos ao computador e com o curso e-proinfo podemos adquirir muitas informações a este respeito. Marcilene e Rosimara