sexta-feira, 23 de março de 2012

atividade 2-7 vanusa

Tentamos agir com os alunos na forma mais natural possível, tratando-os com respeito e também impondo respeito como dizer para o aluno a hora que ele pode falar, dá sua opinião, pedir pra ir ao banheiro ou tomar água, respeitar o espaço do coleguinha.
Impor castigo severos estamos vendo que não funciona, pois violência gera violência, o que podemos fazer é conversar com  aluno e fazer ele perceber onde errou e fazer com ele perceba e não repita mais aquele erro.
Quando foi aplicado o projeto alimentação saudável pudemos observar que os alunos interagiram muito bem , falaram bastante, deram muitos exemplos, descobriram o que é uma alimentação saudável,tiraram suas duvidas sobre o que comer e que hora pode comer,cada um colaborou com o aprendizado do colega.
A satisfação foi imensa trabalhar com esse projeto , vê cada aluno criando seu aprendizado, crescendo na sua imaginação, interação,isso satisfaz qualquer educador,cada aluno teve sua forma de aprendizado, mas todos aprenderam , pois depois desse projeto pudemos observar algumas mudanças de hábitos na hora do recreio deles, aqueles que não comiam na escola passaram a comer, pouca coisa, mas começaram, aqueles que traziam comida de casa, também mudaram a merenda trazendo, frutas,e outros alimentos ditos saudáveis no projeto.





atividade 2.4 vanusa

Hipertexto é uma maneira de organizar  textos de forma não linear, em que se inserem links de navegação com palavras chaves .Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é  uma forma de organização em  rede .O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear por fim onde também  acrescentar comentários pessoais as informações.

atividade 2.4 - é verdade o sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, mas a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.O hipertexto veio para auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede,ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Atividade 2.3 Maria Helena

Ao navegar pela internet em busca dos conceitos de hipertexto foram encontrados vários entre eles percebe-se o de que é um texto de forma digital portador de ferramentas tais como Hyperlinks, ícones gráficos, entre outros, que permitem uma rápida navegação dos internautas. Durante a pesquisa não foi difícil utilizar as ferramentas disponíveis, houve grande facilidade de ir e vir entre os conceitos. O hipertexto ainda auxilia o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento.

Atividade 2.2 Maria Helena

Ao navegar pelos diversos conceitos de hipertexto, foi possível obter informações sobre essa ferramenta de pesquisa, ao clicar em links facilitou a minha caminhada para conhecer os conceitos de hipertexto. Não me perdi em nenhum momento da navegação consegui retornar com facilidade ás páginas iniciais.
Naveguei por conceitos de hipertexto no wikipédia, no infoescola, o hipertexto e as práticas de leitura, entre outros.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto.
Afinal foi muito enriquecedor que possibilitou muito conhecimentos necessários.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação``.

Ao navegar pelos diversos conceitos de hipertexto, foi possível obter informações sobre essa ferramenta de pesquisa, ao clicar em links facilitou a minha caminhada para conhecer os conceitos de hipertexto. Não me perdi em nenhum momento da navegação consegui retornar com facilidade ás páginas iniciais.
Naveguei por conceitos de hipertexto no wikipédia, no infoescola, o hipertexto e as práticas de leitura, entre outros.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto.
Afinal foi muito enriquecedor que possibilitou muito conhecimentos necessários.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação``.

atividade 2.1 Maria Helena

Após navegar no site do portal do professor foi possível concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula já que traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem está atuando em sala de aula e também pra quem tem interesse em atuar. Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro, por isso não há perigo em navegar neste , ao contrário de navegar à deriva quem apesar de obtermos muitas informações corremos perigo de contagiar o computador com vírus ou ainda de passar informações erradas adiante.
Após navegar no site do portal do professor foi possível concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula já que traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem está atuando em sala de aula e também pra quem tem interesse em atuar. Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro, por isso não há perigo em navegar neste , ao contrário de navegar à deriva quem apesar de obtermos muitas informações corremos perigo de contagiar o computador com vírus ou ainda de passar informações erradas adiante.
Após navegar no site do portal do professor foi possível concluir que ele é rico em informações sobre o trabalho em sala de aula já que traz ideias de planos de aula diferenciados sendo de grande valia para quem está atuando em sala de aula e também pra quem tem interesse em atuar. Mas o interessante é saber que o portal do professor é seguro, por isso não há perigo em navegar neste , ao contrário de navegar à deriva quem apesar de obtermos muitas informações corremos perigo de contagiar o computador com vírus ou ainda de passar informações erradas adiante.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Navegar Livremente- Rosa Elisa


Navegar a deriva nos proporciona novos conhecimentos experiências úteis para nosso dia a dia na sala de aula.É pois de grande importância para ampliação de novos horizontes.Precisamos de cuidados , virus existem , informações incorretas, é necessário navegar em sites confiáveis como portal do professor e do Dominio Público.

terça-feira, 20 de março de 2012

atividade 2.3 Maria Penha Fardin

O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário, é um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a `Internet`, este tipo de documentos eletrônicos parece ter ganho novo fôlego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na `Net`.Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em sequencia. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.

atividade 2.2 Maria Penha Fardin

Navegando pela internet na busca no google “o que hipertenxto”Essa idéia de hipertexto para mim era algo inusitado, pois não tinha idéia do que significava essa palavra. Muitas vezes fiquei com uma sensação de estar perdido de precisar voltar no inicio e buscar novamente o título na busca do Google.Segundo Mendes, hipertexto é um conjunto de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas link. Cada palavra marcada destacada possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de internet terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra. Pode-se movimentar de um documento para outro desses links.
O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Entretanto, ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei ter uma compreensão mais simples.
 Diante disso o professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos (as) possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem com navegamos na internet, pois os educandos precisam entender a importância da leitura como forma de aquisição de conhecimentos necessários para sua formação.
No entanto, essa navegação buscou melhor compreender as implicações que uso e a construção de hipertexto poder trazes para nossas escolas.

atividade 2.1 Maria Penha Fardin

Navegando livrimente pela internet tivemos várias opções de caminho. No portal do professor muito conhecimento, aprendizado e diversas oportunidades de fazer novos planejamentos escolares. Para o professor que atua em sala de aula é ótimo. Navegando por outros caminhos surgiram várias curiosidades tivemos a oportunidades de conhecer novas percepções que resultaram em grandes conhecimentos. Em vários sait tinha tanto temas, que as vezes dá até para ficar perdidos com tanta informação que as vezes íamos a diante e que acabava não conseguindo voltar no ponto inicial. Com a ajuda de um e de outro conseguíamos ir mais além nas informações.
Navegar à deriva trouxe muitos ganhos. Descobrimos que quanto mais navegar a deriva mais a Internet faz parte do nosso dia a dia, mais serviços passamos utilizar da rede mundial. Além dos tradicionais serviços de e-mail, navegação WEB e mensagens instantâneas (MSN, Gtalk, etc) também podemos realizar ligações telefônicas (VoIP) ou ver nosso interlocutor pela Internet através das WebCam`s.

segunda-feira, 19 de março de 2012

At:2.4-Solange Toniato

 O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

At:2.3-Solange Toniato

 "hipertexto é uma forma diferente de literatura em que o uso do computador transcende a linearidade, os limites e as qualidades da tradicional forma de escrita de textos”

ativ 2-3 vanusa

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia”, que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

ativ 2-2 vanusa

navegar pelo site do professor foi muito rico, pois ele possui muitas informações sobre o trabalho em melhor para navegar nos dá ais confiança, pois como a gente sabe na internet  hoje em dia é perigoso, existe muitos sites que podem nos trazer muitos problemas.

at:2.2-Solange Toniato

Experiência de navegar livremente O acesso à rede tem sido cada vez mais facilitada.Assim também nas escolas e a lugares públicos onde o acesso à internet é gratuito, como por exemplo as bibliotecas, os espaços Internet. A navegação na internet traz muitos benefícios se feita com responsabilidade, as informações contidas nela nos trazem muitos conhecimentos, os quais só enriquecem nosso intelecto e nos oferecem um leque de idéias para nossa realidade em sala de aula.

ativ 2.1 vanusa

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

at:2.1-Solange Toniato

At:Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

atividade 2.3


Hipertexto é o que se refere e a um texto em formato digital, onde se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, e oferecem acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.  Resumindo, hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Shirlei FErreira França Santiago

ATIVIDADE 2.3ROMILDA BASILIO DE SOUSA DE AGUIAR

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, íconesgráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Atividade 2.2


Navegação em hipertexto
Essa idéia de hipertexto para mim era algo inusitado, pois não tinha a mais remota  idéia do que significava essa palavra.Segundo Mendes, hipertexto é um conjunto de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas link. Cada palavra marcada destacada possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de internet terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra. Pode-se movimentar de um documento para outro desses links.
O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Entretanto, ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei me basear numa compreensão mais simples.
 Diante disso o professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos (as) possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem com navegamos na internet, pois os educandos precisam entender a importância da leitura como forma de aquisição de conhecimentos necessários para sua formação.
No entanto, essa navegação buscou melhor compreender as implicações que uso e a construção de hipertexto poder trazes para nossas escolas.
Shirlei Ferreira Franca Santiago

Atividade 2.1


                               Experiência de navegar livremente
Ao navegar no Portal do professor, percebi que como educadora preciso de estar buscando nesse site novas idéias para fazer um bom trabalho. Ele fornece dicas de como trabalhar com projetos, planos de aulas e outros, dando um suporte no dia a dia do professor. É um portal seguro no qual a maioria dos usuários conhecem, porém não usamos com freqüência. Em relação ao navegar à deriva podemos dizer: temos acesso livre, sem direcionamento em busca de novos sites, mas que sejam seguros, visto que podemos ampliar os horizontes.
Shirlei Ferreira França Santiago 

ATIVIDADE2.2ROMILDA BASILIO DE SOUSA DE AGUIAR

Navegação em hipertexto

O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma  seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei me basear numa compreensão mais simples. O professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos  possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem como navegamos na internet.
atividade 2.3
Hipertexto é o que se refere e a um texto em formato digital, onde se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, e oferecem acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.  Resumindo, hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Shirlei FErreira França Santiago
Atividade 2.2

Navegação em hipertexto

Essa idéia de hipertexto para mim era algo inusitado, pois não tinha a mais remota  idéia do que significava essa palavra.Segundo Mendes, hipertexto é um conjunto de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas link. Cada palavra marcada destacada possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de internet terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra. Pode-se movimentar de um documento para outro desses links.
O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Entretanto, ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei me basear numa compreensão mais simples.
 Diante disso o professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos (as) possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem com navegamos na internet, pois os educandos precisam entender a importância da leitura como forma de aquisição de conhecimentos necessários para sua formação.
No entanto, essa navegação buscou melhor compreender as implicações que uso e a construção de hipertexto poder trazes para nossas escolas.

Shirlei Ferreira Franca Santiago
Atividade 2.1
                               Experiência de navegar livremente

Ao navegar no Portal do professor, percebi que como educadora preciso de estar buscando nesse site novas idéias para fazer um bom trabalho. Ele fornece dicas de como trabalhar com projetos, planos de aulas e outros, dando um suporte no dia a dia do professor. É um portal seguro no qual a maioria dos usuários conhecem, porém não usamos com freqüência. Em relação ao navegar à deriva podemos dizer: temos acesso livre, sem direcionamento em busca de novos sites, mas que sejam seguros, visto que podemos ampliar os horizontes.

Shirlei Ferreira França Santiago 
Navegar livremente na internet nos proporcionou buscar novos caminhos e descobertas no dia a dia.Além disso encontramos várias atividades e planos de aula.
A internet nos dias atuais encontramos várias informações úteis e nos auxiliam na sala de aula.

domingo, 18 de março de 2012

Atividade 2.3 - Regiany

Atividade 2.3 
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto Documento que contem links, ou seja, ligações não-lineares para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial. Texto interativo, com ou sem imagem, onde as referências cruzadas permitem ao utilizador "guiar-se" no seu interior. www.prof2000.pt/users/cleal/curso10/textos/glossario.htm Termo que designa um documento elaborado de forma a que possa ser lido de modo não linear, através da ativação de uma das ligações nele incorporadas. users.skynet.be/penso.logo.encontro/glossario.htm Textos com palavras em destaque (geralmente sublinhadas), as quais, ao serem clicadas, remetem o usuário a outras páginas na Internet. O hipertexto possibilita que cada usuário navegue de maneira diferente pelo mesmo site, clicando nos links que mais lhe interessam. www.teceduc.portoseguro.org.br/ Documento capaz de incluir em seu conteúdo ligações com outras partes do mesmo documento ou documentos diferentes. As ligações normalmente são indicadas por meio de uma imagem ou texto em uma cor diferente ou sublinhado. Ao clicar na ligação o usuário é levado até o texto ligado. soluções.voipcenter.com.br/glossario/ A linguagem da web, que permite a movimentação de textos, sons e figuras de um micro para outro. Foi desenvolvida – e doada gratuitamente à humanidade – pelo britânico Tim Berners-Lee, em 1990. webmaster.dgnstudios.com.br/manuais/glossarioinfo.htm Opinião: Como podemos ver, o hipertexto é uma ferramenta para proporcionar uma nova forma de leitura não-linear das páginas da internet. Podemos, através de um clique em uma palavra em destaque(hipertexto), sermos direcionados para um outro assunto, no caso, relacionado com o hipertexto. Um ponto a observar é que essa leitura não-linear pode proporcionar uma fuga ao tema central do que procuramos, ou mesmo do texto.

ATIVIDADE 2.1 - REGIANY

ATIVIDADE 2.1 - REGIANY
O hipertexto não é uma forma linear de escrita de texto e sim vários textos interligados uns com os outros sobre um mesmo assunto e que chamam a atenção, pois contém palavras sublinhadas, ícones piscando, imagens destacadas que quando é selecionada faz ligações com outras frases assim também como textos, textos interativos e imagens. Facilitando uma melhor compreensão por parte do leitor. Foi muito interessante navegar por textos que tem uma ligação com outros textos, isso ajuda o entendimento das informações contidas no texto principal. Clicar nos links facilitou a navegação, pois permite maneiras diferentes de percorrer pelo mesmo site de acordo com o interesse. Não me perdi em minha navegação, consegui retornar e achar o caminho do início da pesquisa facilmente. Tive a oportunidade de clicar em links que tinham uma leitura sem sequência, permitindo percorrer de um assunto para outro e de uma página para outra. Ficou bem claro para mim o que é um hipertexto e para chegar a essa conclusão digitei no Google o que é hipertexto, depois acessei o primeiro item, retornei as páginas anteriores. No Google quando digita-se a palavra Wikipédia aparecerem várias definições de várias outras palavras, então no espaço reservado no Wikipédia para pesquisa de verbetes/assuntos, digitei a palavra hipertexto e lá apareceram leituras sobre o tema hipertexto, fornecendo assim uma gama de informações referentes ao tema. Ficou evidente para mim, que o hipertexto facilita a navegação e possibilita ir de um assunto para outro com apenas um clique sobre a palavra ou imagem em destaque além de estar presente praticamente em todas as páginas da internet.