Hipertexto é um texto que pode ir de um bloco de informações ao outro situado dentro ou fora do próprio texto. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertextos, as notas de rodapé, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda quando se trata de hipertexto digital. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem irem para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da pagina e pareçam mais com uma rede.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Atividade 2.2 Zayra
Com o passar do tempo tempos que aprender mais e acabamos descobrindo que somos seres aprendizes por toda a vida. Navegar pela internet é muito tranquilo, pois utilizo diariamente por diversos motivos: pesquisa, enviar e receber e-mails, enviar atividades do curso e etc
Ao clicar nos links observei vários resultados sobre o contexto de hipertexto, o que facilita a compreensão, nos leva à descoberta de novos conhecimentos, novos horizonte, abrindo um leque de novidades. Sempre é possível encontrar o caminho que quer percorrer, como é possível descobrir algo inesperado.
Sempre é possível aprender com o tema central, percorri vários caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, Eduteca e vários outros. Visitei alguns sites e portais relacionados ao conteúdo de matemática, onde os hipertextos, que irá direcionar o conhecimento sobre determinado conteúdo, através das mídias digitais, possibilitando meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura.
Após ter navegado a deriva no portal do professor, acessei outros sites de matemática, como:
www.somatematica.com.br 
www.matematiques.com.br 
www.exatas.mat.br
Existem diferenças entre as estruturas do portal do professor e os sites de matemática. 
O hipertexto está na posição superior à do texto, ou seja, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico existem vários links, que permitem irem para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede.
Na internet cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma especie de texto.
Atividade 2.1 Zayra
O Portal do professor deixou uma impressão positiva, trazendo informações para o ensino-aprendizagem. Mostra atividades compartilhadas, blog de outros grupos de estudo e muito mais. Cada um tem uma visão de mundo resultando em percepções diferentes. Nós não nos sentimos perdidos pois nossa monitora nos auxiliou no que foi necessário. 
Navegamos livremente, podendo observar que essa liberdade trouxe bons conhecimentos, pois quando descobrimos coisas novas, enriquecemos nosso fazer pedagógico.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
ATIVI2.3ZILDA
O  hipertexto é uma forma de  texto usado pela mídia em  que se inserem links de navegação com palavras chaves. O usuário ao  acessar um ponto de um hipertexto, ele terá como consequência, outros  interligados, que também podem ser acessados, com muita interatividade  que ultrapassa a barreira da aprendizagem.
ATIVI2.2ZILDA
  Navegar  no hipertexto me proporcionou curiosidades, complicações, pois não  tenho costumes de ter esse tipo de navegação diariamente.
     Mas com um pouco mais de habilidade e aprendizagem sempre dá para lhe dar com o assunto,e um pouco mais de treino.
         O  hipertexto permite ao navegador, ter a oportunidade de avançar e voltar  no que está navegando, ou na leitura, e decidir o que fazer uma vez que  pode sair e voltar para a página de navegação escolhida, proporcionando  uma aprendizagem.             
          O  conceito de hipertexto tem a ver com a ideia de associação e funciona  como uma teia intrincada de sequências. Assim, em vez de ler o texto de  modo linear e sequencial, o leitor avança por saltos, passando de uma  entrada a outra, conforme as pistas oferecidas e seguindo o encadeamento  das suas ideias.            
         Não  se pretende negar que a navegação em um hipertexto demanda a ativa  escolha do interagente dos caminhos que quer seguir e que qualquer  leitura subentende uma recriação particular do texto, a partir da  historicidade singular de cada um. Porém, o que mais importa não é a  "escrita" do percurso próprio em uma rede hipertextual predisposta, mas  as modalidades de produção textual coletiva mediadas pelo computador. Ou  seja, a possibilidade de intervir no conteúdo, de sugerir novos links e  abrir novos caminhos ainda não disponíveis no site.
         O  hipertexto constitui a base da Internet. Em outras palavras, ao  acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos  seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos  textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o  leitor, ao escolher a sequência de leituras, seja coautor do texto  "Navegar em um hipertexto significa, portanto desenhar um percurso em  uma rede que pode ser tão complicada quanto possível, porque cada nó  pode, por sua vez, conter uma rede inteira.
 ZILDA
ativi2.1zilda
Inicialmente  pude perceber que a navegação no Portal do professor e no buscador  Google teve diferenças, pois quando navego no Google, eu ainda não sei  exatamente o que estou procurando, e já no Portal do professor, o site é  totalmente organizado.  
          Sem contar os riscos de vírus que temos durante tais navegações.
          A navegação nos permite uma comodidade muito grande, sem o risco de nos perdermos nas páginas que estamos visitando.
Atividade 2.3 Luciane Morau
Atividade 2.3
Hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de bloco de textos. É a maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavra chave. Eles remetem ao leitor outros documentos do texto, e a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. O hipertexto mais conhecido atualmente é o word  wide web." rede de alcance mundial".
ATIVIDADE 2.3 ROSILEI
Hipertexto - é um texto da internet que possui  "palavrinhas" destacadas (hiperlinks) que dão acesso a outros textos,  sem que precisemos de abrir novas janelas e nos perder na pesquisa que  estivar senddo realizada.
ATIVIDADE 2.2 ROSILEI
 Navegando em busca do conceito de hipertexto
  Ao  clicar nos links a minha pesquisa foi ficando mais fácil e esclarecendo  minhas dúvidas. Não me perdia e sempre retornava a página inicial com  facilidade. Ao abrir os hiperlinks, realizava leituras além do texto  proposto, esta prática eu já utilizava, porém não sabia a nomenclatura  das navegações que estava realizando. Minha pesquisa foi muito rápida e  superficial, fui abrindo os hiperlinks, novos textos dentro do próprio  texto, mas não me preocupei em realizar leituras minuciosas. Foi muito  importante esta navegação adquiri novos conhecimentos com relação ao que  eu vinha fazendo e não me preocupava em nomear. As pesquisas realizadas  em hipertextos, são gratificantes, pois podemos ampliar nossa pesquisa  dentro do mesmo texto, sem que haja necessidade da abertura de novos  sites, é uma navegação que não há como desviar do assunto, os textos dos  hiperlinks são um complemento de nossa pesquisa. Os hipertextos são  textos diferenciados que valorizam a pesquisa e nos proporcionam uma  busca mais objetiva, sem perca de tempo.
ATIVIDADE 2.1 ROSILEI
Este portal já era do nosso conhecimento e é muito  utilizado em nossas pesquisas pela riqueza de seu material, é um portal  muito organizado, agilizando a busca. Nossa navegação foi proveitosa e  não há como nos perdermos, retornávamos ao ponto inicial com facilidade.  A navegação à deriva, foi satisfatória pois encontramos, em uma site  indicado pela tutora, obras literárias muito interessantes.
ROSILEI
CINTIA
ROSILEI
CINTIA
ATIVIDADE 2.2 Luciane Morau
Navegando em busca do conceito de hipertexto
 
Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.
Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.
Atividade 2.1 Luciane Morau
Navegação em hipertexto
Navegar  pela internet é muito tranquilo, pois utilizo diariamente por diversos  motivos: pesquisa, enviar e receber e-mails, enviar atividades do curso e  etc. Fazendo a pesquisa no site do google, sobre, mas o que é  hipertexto? Observando que o resultado da pesquisa, apareceu inúmeros  sites como resultado da pesquisa. E para começar, a primeira informação  que teve como resultado é a definição de hipertexto, como sendo “ o  termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros  conjuntos de informação na forma de blocos”, segundo o site do  Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto). Através do  hipertexto, consigo acessar links de sites educacionais, ampliando o  conhecimento sobre algum conteúdo além do tema inicial de pesquisa.  Pesquisando em outros site, podemos ter outra definição de “hipertexto”,  como sendo uma rede de conhecimento que leva a outros caminhos e ao  compartilhamento dessas informações para os mais variados interesses. A  utilização dessa ferramenta, que podemos chamar de hipertexto na  Educação, pode incentivar ou impulsionar o aluno à pesquisa e à produção  textual, que irá contribuir no processo ensino e aprendizagem, na qual o  ambiente de aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta,  pois ao tentar localizar uma informação, os usuários participam  ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
atividade 2.1-tania
Ao navegar senti muita dificuldade, talvez porque não tenho prática com computador. O hipertexto permite que o leitor viaje pela leitura possibilitando e facilitando a aprendizagem e a descoberta de uma nova construção de conhecimento.
atividade2.1vanuzia
Que nesse  portal do professor e` mais seguro pesquisa pois o conteúdo é de   confiança.                                                           A  diferença     é que  no portal  a gente consegue saber  da onde é o  conteúdo que esta pesquisando .ninguém se perdeu.          Todos    voltaram  a pagina inicial  .    Obtive   mais informações   sobre  o  assunto pesquisado.
Atividade 2.3 -Patricia Piazentini
Atividade 2.3           
O conceito de hipertexto e a importância no contexto escolar
Hipertexto é o termo que remete a um  texto não linear é uma forma de embutirmos varias idéias em um texto que  nos remete a um outro texto, que podem ser em forma de palavras,  imagens ou sons, que nos leva a um conjunto de informações,  Portanto um  texto só é considerado hipertexto se for escrito com vários links, onde  o leitor possa navegar e construir e reconstruir sua própria teia de  informações de acordo com sua necessidade e curiosidade e retornar ao  texto principal quando desejar.  
Texto retirado do site Wikipedia
Atividade2.1MariaAparecidaRemer
Viajando  com a tecnologia podemos descobrir vários horizontes, ter conhecimento e  novas aprendizagens. Só que devemos ter consciência de saber usar os  sites  pois podemos estar danificando e ao mesmo tempo estamos expostos  levando eles a ter conhecimento as nossa privacidade . O Portal do  Professor sempre encontramos de maneira correta sendo que o Google temos  mais dificuldade em encontrar o que precisamos.
 Navegando à deriva chegamos à conclusão que podemos ter vários acesso tendo precaução em saber ir e voltar.
Dupla: Lindaura e Maria Aparecida Remer
Atividade 2.3 SAndra
2.3 CONCEITO DE HIPERTEXTO
 O  hipertexto nos traz uma nova maneira de comunicação, dando mais vida a  uma leitura tendo acesso no seu contexto a sons, imagens, vídeos. Para  dar mais clareza à referência citada, dar-se-á um exemplo. Ao  procurarmos a definição de algo com o auxílio de uma ferramenta de  pesquisa na internet ou impressos, em decorrência disso teremos que  buscar outras expressões, outros conceitos. Implica-se então, mesmo que  seja imperceptível a quem busca que houve hipertexto. Um livro de  romance em si, por exemplo, não é caracterizado como hipertexto, pois o  leitor segue uma ‘linha’ para fazer a leitura, a própria história induz o  indivíduo a ler as páginas seguintes. Contudo ele pode vir a ser um  hipertexto, se o mesmo não necessitar de uma sequencia para ser lido. Se  este leitor puder escolher qual capítulo irá ler, levando-o sempre a  compreensão da história. Isto sim é considerado um hipertexto. 
Sandra Helena Izidório da Silva

atividade 2.3 rosiane
Rosiane Grigio Pereira das Posses Aug 22 2012 09:37:47:000AM
   
"Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não sequencial" (Landow, 1995, p. 17).
Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação. É um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na ideia de "texto".
Tecnicamente,  um hipertexto é uma rede composta de nós liga por conexões. Pode ver  palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, sequências sonoras,  referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos  hipertextos.Não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos  elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas  conexões em estrela, de modo reticular.
 "Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não sequencial" (Landow, 1995, p. 17).
Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação. É um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na ideia de "texto".
Atividade 2.3 Vanilse
 Definição de Hipertexto  
  O  hipertexto nada mais é que um conjunto de multimídia onde facilita o  navegador a pesquisar de forma eficaz e prazerosa, podendo ser lido de  várias formas, de ordens diferentes. Tem como características o texto  não-linear, porque não há uma linha única  para seguir ao lê-lo, mas  sim, muitos caminhos possíveis. É recheado de links para outras  informações adicionais como vídeos, imagens e sons.
Atividade2.3-mariaAparecidaRemer
 Definição de Hipertexto  
  O  hipertexto nada mais é que um conjunto de multimídia onde facilita o  navegador a pesquisar de forma eficaz e prazerosa, podendo ser lido de  várias formas, de ordens diferentes. Tem como características o texto  não-linear, porque não há uma linha única  para seguir ao lê-lo, mas  sim, muitos caminhos possíveis. É recheado de links para outras  informações adicionais como vídeos, imagens e sons.
atividade 2.2 rosiane
Realizar  esta atividade, navegando livremente pela rede, seguindo os links que  nos chamou atenção é realmente uma grande experiência. Como já temos uma  certa prática em se tratando de navegação não nos perdemos, mas  admitimos que no início quando começamos a utilizar a internet tínhamos  uma certa dificuldades nos links, não conseguia voltar, tinha que fechar  e começar tudo de novo; hoje depois de uma boa experiência que tivemos  com educação à distância, temos bastante intimidade com a grande rede e  navegamos sempre direcionada e consigo realizar os objetivos que nos  propõem,fazendo jus ao objetivo primordial da existência da internet que  sabemos que é obter informações. Sabemos, no entanto, que com a grande  propagação e o fácil acesso ao mundo virtual, tem tornado este meio de  informação em meio de entretenimento, não que nós consideramos isto  errado, afinal a rede tem espaço pra tudo, mas é preciso tomar cuidado  para não deixarmos essa infinidade de possibilidades tirar nosso foco na  busca por mais conhecimento.Assim estamos cada vez mais atualizados e  capacitados para desenvolver com facilidades nossas atividades  didáticas.O  próprio conceito de hipertexto é o termo que remete a um texto em  formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na  forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá  através de referências específicas denominadas hiper links, ou  simplesmente links, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade  colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a  construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também  podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos  de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
“Enquanto em um livro você trabalha página por página, linearmente, para  formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um  hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São  elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento  particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de  conexões”.
Concluindo, o hipertexto é de fato, um recurso que organiza conhecimentos.
atividade 2.2 sandra
ATIVIDADE 2.2
 
Navegando em busca do conceito de hipertexto
Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.
Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.
Luciane Mendes Santana Morau
| Enviada em Aug 28 2012 10:12:42:000PM | |
Atividade 2.1 Vanilse
1- Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo?
 R: O  Portal é uma ferramenta importante para o professor na utilização de  suas aulas, pois ajuda a dar ideias e também podemos adaptar as aulas de  acordo com nossa realidade.
2- Que diferenças de percepção resultaram?
R: O portal do Professor é especificamente voltado para a educação; do que outros assuntos da atualidade, como é o caso do google.
3- Alguém se perdeu na navegação?
R: Não
4- Souberam voltar para as páginas iniciais?
R: Sim  
5- Navegar a deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
R: Sim, mais aprendizagem e conhecimento dos assuntos atuais.  
Cursistas: Sandra e Vanilse
atividade 2.1 rosiane

| Enviada em Aug 22 2012 08:42:13:000AM | |
Hoje foi uma boa impressão, encontramos várias coisas que nos chamou  atenção. O portal é um ótimo guia para quem quer adquirir novos conhecimentos e trocas de ideias. O acesso não é difícil por isso não nos perdemos na navegação. Soubemos voltar as páginas iniciais,porque somos bem orientadas. Navegar à deriva nos trouxe aprendizado e uma nova experiência para futuras pesquisas e trabalhos. Rosiane  e Josciléa  | |
Quem sou eu como Professor -Patricia Piazentini
Quem sou como Professor e Aprendiz.
 Como professora,acredito  que nos dias atuais,exercer este oficio é um desafio,mas tendo em vista  que sou uma eterna aprendiz,que sempre tenho que estar aprendendo algo  novo,porque preciso me aperfeiçoar a cada dia,a cada momento.
Em ambas as condiçoẽs me  considero esforçada,responsável,criativa,às vezes ansiosa demais a ponto  de pensar em desistir em determinadas situaçoẽs, mas como estou amando  ser educadora,e como me sinto feliz e realizada quando vejo os meus  alunos aprendendo aquilo que passo para eles,isso renova minhas forças e  me faz lutar com mais garra e não desistir jamais.
O meu maior desafio é  melhorar meus conhecimentos em todas as áreas da Educação,proporcionando  assim aos meus alunos uma educação de melhor qualidade.
Acredito que uma vez que a  evolução tecnológica está tomando conta de todos os espaços,inclusive  na Escola,se o professor não se adequar e se atualizar, não vai chegar  em lugar nenhum.
Na verdade sou consciente   que ainda tenho muito que aprender,mas através dos estudos em  grupos,nas trocas de experiencias com outros profissionais da  Educação,nos cursos de formação,entre outros,estou convicta de que vou  aprender mais e mais as inovaçoẽs desafiadoras deste mundo novo em  constante evolução.
No lugar de  aprendiz,procuro sempre me informar e entender o que preciso fazer para  melhorar meus conhecimentos;busco através de  leituras,pesquisas,conversas com pessoas mais experientes,co mais  conhecimento do que eu,e outros métodos no qual poderei ser melhor a  cada dia.
No cotidiano procuro  contribuir com o essencial e o mais prático afim de me doar como  professora e educadora para os meus alunos.
Percebo que o mundo  pedagógico está caminhando cada dia mais para uma nova melhora e com  certeza,Eu,nesta prática da inovação continua caminho  para o  aperfeiçoamento daquilo que a midia oferece no momento.
O aprendizado acontece ao  longo de nossa vida e pensando assim é que me esforço em levar o melhor  para meus alunos que esperam por uma professora que leve para eles  técnicas e inovaçoes reais,que possam de fato atender sempre mais.
Atividade 2.2 Vanilse
Não  tenho dificuldade em navegar, pois utilizo diariamente a internet,  pelos mais diversos motivos: pesquisando, enviando e recebendo e-mails,  etc. Através do hipertexto, consigo acessar links educativos e ampliar  meu conhecimento sobre coisas além do tema inicial de pesquisa. O  hipertexto cria uma rede de conhecimento que leva a outros caminhos e ao  compartilhamento dessas informações para os mais variados interesses.  Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na  Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e  à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e  aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de  forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma  informação, os usuários participam ativamente de um processo de busca e  construção do conhecimento. Na sala de aula, onde se trabalha com  hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo  mais e através de diversas fontes; é de grande estímulo para eles, aulas  como essa. Hoje depois de uma boa experiência que tive com educação  (informática), tenho bastante intimidade com a grande rede e navego  sempre direcionada e consigo realizar os objetivos  que me proponho e  faço jus ao objetivo primordial da existência da internet que sabemos  que é obter  informação. Sabemos, no entanto, que com a grande propagação e o fácil  acesso ao mundo virtual, tem tornado este meio de informação em meio de  entretenimento, não que eu considere isto errado, afinal a rede tem  espaço pra tudo, mas é preciso tomar cuidado para não deixarmos essa  infinidade de possibilidades tirar nosso foco na busca por mais  conhecimento.
atividade2.1.MariaaAparecidaRemer
Navegando com à deriva nos possibilitou a ter um bom acesso a compreender melhor o hipertexto.
Conseguimos  ir e voltar pelos caminhos no qual desejamos. Onde conhecemos várias  coisas inesperadas e aprendemos pouco a pouco sobre o tema central,  levando ter acesso ao conhecimento de outras palavras como: digital,  hiperlinks, links, ícones, Roland Barthes.
Neste  contexto obtemos novas aprendizagens e novos acessos em outras palavras,  onde podemos identificar através de nossa pesquisa no hipertexto  podemos enumerar sim o que lemos.
 Um  sistema hipertexto trabalha em colaboração com o usuário, o qual tem a  inteligência para compreender o conteúdo semântico dos vários nós e  determinar qual de suas ligações seguirá. • O hipertexto pode ser  considerado como uma nova classe para o gerenciamento de informações,  pois permite criar, anotar, unir, e compartilhar informações,  proporcionando o acesso a estas de uma forma não-seqüencial, ao  contrário dos sistemas de informações tradicionais, que são seqüenciais  por natureza. (JOHNSON, STEVEN)
uma  sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço  transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas  também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau  de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; para os professores  hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar  material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em  ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre  diferentes turmas de alunos.  
Outro  aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e  desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a  estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos  tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas,  abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.  Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam,  também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a  característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o  foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de  interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como  complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual  buscava no início da pesquisa. (SANTOS)
Dupla: Lindaura _Maria Aparecida Remer 
atividade 2.1 sandra
1- Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo?
R: O  Portal é uma ferramenta importante para o professor na utilização de  suas aulas, pois ajuda a dar ideias e também podemos adaptar as aulas de  acordo com nossa realidade.
2- Que diferenças de percepção resultaram?
R: O portal do Professor é especificamente voltado para a educação; do que outros assuntos da atualidade, como é o caso do google.
3- Alguém se perdeu na navegação?
R: Não
4- Souberam voltar para as páginas iniciais?
R: Sim  
5- Navegar a deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
R: Sim, mais aprendizagem e conhecimento dos assuntos atuais.  
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Atividade2.3 Julia Lorraine Schultz Leffler
Entendemos o hipertexto como um meio de informação que existe on-line
(disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura
composta por blocos de informações interligados através de links (interconexões ou
nexos) eletrônicos ele oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os
recursos de informação de forma não linear.
As conexões facilitadas pelo computador ligam as informações umas às outras,
de tal forma que o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor
que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência,
conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar
contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem
como facilidades de interação e criações de realidade virtual cuja
complementariedade se torna mais clara através do termo hiperdocumento que
generaliza para todas as categorias de signos os princípios da experiência hipertextual.
A Internet é uma rede de redes de computadores, dispersas em escala global,
que cooperam entre si baseando-se em “convenções de códigos de conversação”
(protocolos de comunicação). A metáfora “navegar” costuma ser usada para designar o
movimento que o leitor (usuário do computador) realiza ao escolher as conexões entre
os diferentes textos através dos quais vai colher as informações de seu interesse.
(disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura
composta por blocos de informações interligados através de links (interconexões ou
nexos) eletrônicos ele oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os
recursos de informação de forma não linear.
As conexões facilitadas pelo computador ligam as informações umas às outras,
de tal forma que o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor
que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência,
conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar
contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem
como facilidades de interação e criações de realidade virtual cuja
complementariedade se torna mais clara através do termo hiperdocumento que
generaliza para todas as categorias de signos os princípios da experiência hipertextual.
A Internet é uma rede de redes de computadores, dispersas em escala global,
que cooperam entre si baseando-se em “convenções de códigos de conversação”
(protocolos de comunicação). A metáfora “navegar” costuma ser usada para designar o
movimento que o leitor (usuário do computador) realiza ao escolher as conexões entre
os diferentes textos através dos quais vai colher as informações de seu interesse.
atividade 2.2 Julia Lorraine Schultz Leffler
Ao  fazermos uma pesquisa na internet na busca de significados para a  palavra “hipertexto” encontramos muitos resultados diferentes, cerca de  1.100.000 citações ou algo relacionado à palavra. Isso demonstra um  numero bem grande de discussões e informações a respeito. A busca pelo  significado foi muito interessante pois pude compreender o real sentido   da palavra ou expressão. Ao acessar a internet lidamos com produtos  textuais  bem interessantes pois não se lê apenas o que está escrito  naquela página virtual mas também se busca através de outros ícones  buscar novas informações além do que já foi encontrado. Além disso  clicar  em links  diferentes nos abre caminhos para novos textos, novas  leituras e assim sucessivamente tornando assim a navegação muito mais  interessante e produtiva pois na busca de um significado encontramos  sempre além do que foi procurado e isso ajuda na ampliação do  conhecimento de determinada área pois se conhece sempre um pouco mais  sobre o conteúdo desejado. Com os programas atuais se pode navegar a  vontade sem medo de perder o conteúdo de vista pois se pode “voltar”  sempre que se desejar assim não se perdendo na rede virtual.
    A internet nos trás  vários benefícios como  professores. Ao navegarmos em  sites  educacionais encontramos diversos recursos para aprimorarmos,  melhorarmos e deixar as aulas mais criativas e divertidas. Conseguimos  também usar e abusar da criatividade na hora de pedir trabalhos pois   sabemos das varias informações que conseguimos retirar da internet além  disso os alunos também possuem um amplo poder de busca também pelo fato  de as escolas terem equipamentos suficientes para isso.
Atividade 2.1 Julia Lorraine Schultz Leffler
O portal do  professor nos remete à um local de amplo conhecimento, onde diversos  profissionais se expressam em função de melhor a educação no país. Na  realidade achamos o site um pouco complexo, dificultando o acesso mesmo  de professores mais experientes, o que pode se tornar um cerceador de  visitas e buscas no mesmo.
A navegação na internet  nos trás benefícios, seja por mera distração, pesquisa ou conhecimento. O  que vemos a partir da interação com nossos alunos é que muitos deles  não sabem maneiras produtivas de usar a internet, ficando assim, o dia  todo em jogos ou mesmo em redes sociais e não aproveitando os diversos  sites que dariam algum conhecimento sadio.  
Como tudo na vida, devemos  possuir um certo controle a respeito de tudo o que colocamos na  internet, afinal, com o mundo violento em que vivemos, devemos cadastrar  nossos dados somente em sites confiáveis e nunca abrir links bancários  ou de remetentes desconhecidos. Acreditamos que essas sejam as bússolas:  O autocontrole e a busca de conhecimentos sadios, que sejam benéficos  para nós como seres humanos e como profissionais.
Atividade 2.3 - Melidiane Fiorotti Coelho
Hipertexto  é um termo que nos remete a um texto em formato digital, no qual se  agregam informações como palavras, blocos de textos, imagens ou sons,  cujo acesso se dá através de referências chamadas hiperlinks.
 Atualmente  a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e  responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente  "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e  sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho  termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não  expressa a idéia de hipertexto estendido.
( Nelson Literary)
Atividade 2.2 - Melidiane Fiorotti Coelho
A navegação  na internet nos trás diversos benefícios. Ao pesquisarmos no google a  palavra ``hipertexto`` nos aparece 2.020.000 resultados, o que nos  remete a gama de informações ou discussões a respeito do tema  pesquisado. A navegação em busca do tema foi em geral bem produtiva,  assim, foi fácil reconhecer e analisar o que é realmente o assunto em  questão.  
 A internet nos trás  inúmeros benefícios como educadores. Através da rede podemos pesquisar  planos de aula, vídeos, projetos, entre outras coisas que podem  incrementar significativamente nossas aulas e nossas vidas  profissionais. Temos através da internet também os chamados ``cursos  online``, que são cursos direcionados as pessoas que se interessam em  estar estudando mas não podem frequentar um curso com horário fixo por  causa do trabalho ou mesmo por causa de outros cursos. Possuímos  inclusive, em nosso município, excelentes profissionais que conseguiram  se formar graças aos cursos de graduação online ofertados por faculdades  ou mesmo cursos ofertados por outras instituições ou empresas. A  navegação pode nos trazer mais benefícios do que podemos imaginar..  quantas pessoas entraram sem esperar em sites como o da FGV ( Fundação  Getulio Vargas ) e conseguiram gratuitamente um certificado de curso que  poderia ajudá-las a conseguir o tão sonhado emprego? Pode-se afirmar  que muitas. Como exemplos de sites de oferecem ainda cursos gratuitos  podemos citar o SENAI, no qual diversos jovens e adultos podem estudar  sem colocar a mão no bolso.
Muitas vezes também,  navegando pela internet, encontramos artigos interessantes que podem ser  trabalhados em sala de aula. Devemos aproveitar todo o material que  encontrarmos e adequá-lo ao nosso modo de ensinar e a realidade da  escola e dos alunos com os quais convivemos.
Atividade 2.1 - Melidiane Fiorotti Coelho
O portal do  professor nos remete à um local de amplo conhecimento, onde diversos  profissionais se expressam em função de melhor a educação no país. Na  realidade achamos o site um pouco complexo, dificultando o acesso mesmo  de professores mais experientes, o que pode se tornar um cerceador de  visitas e buscas no mesmo.
 A navegação na internet  nos trás benefícios, seja por mera distração, pesquisa ou conhecimento. O  que vemos a partir da interação com nossos alunos é que muitos deles  não sabem maneiras produtivas de usar a internet, ficando assim, o dia  todo em jogos ou mesmo em redes sociais e não aproveitando os diversos  sites que dariam algum conhecimento sadio.  
Como tudo na vida, devemos  possuir um certo controle a respeito de tudo o que colocamos na  internet, afinal, com o mundo violento em que vivemos, devemos cadastrar  nossos dados somente em sites confiáveis e nunca abrir links bancários  ou de remetentes desconhecidos. Acreditamos que essas sejam as bússolas:  O autocontrole e a busca de conhecimentos sadios, que sejam benéficos  para nós como seres humanos e como profissionais.
Melidiane e Julia.
Assinar:
Comentários (Atom)