quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Atividade 2.3 Zayra

Hipertexto é um texto que pode ir de um bloco de informações ao outro situado dentro ou fora do próprio texto. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertextos, as notas de rodapé, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda quando se trata de hipertexto digital. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem irem para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da pagina e pareçam mais com uma rede.

Atividade 2.2 Zayra

Com o passar do tempo tempos que aprender mais e acabamos descobrindo que somos seres aprendizes por toda a vida. Navegar pela internet é muito tranquilo, pois utilizo diariamente por diversos motivos: pesquisa, enviar e receber e-mails, enviar atividades do curso e etc
Ao clicar nos links observei vários resultados sobre o contexto de hipertexto, o que facilita a compreensão, nos leva à descoberta de novos conhecimentos, novos horizonte, abrindo um leque de novidades. Sempre é possível encontrar o caminho que quer percorrer, como é possível descobrir algo inesperado.
Sempre é possível aprender com o tema central, percorri vários caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, Eduteca e vários outros. Visitei alguns sites e portais relacionados ao conteúdo de matemática, onde os hipertextos, que irá direcionar o conhecimento sobre determinado conteúdo, através das mídias digitais, possibilitando meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura.
Após ter navegado a deriva no portal do professor, acessei outros sites de matemática, como:
www.somatematica.com.br
www.matematiques.com.br
www.exatas.mat.br
Existem diferenças entre as estruturas do portal do professor e os sites de matemática.
O hipertexto está na posição superior à do texto, ou seja, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico existem vários links, que permitem irem para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede.
Na internet cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma especie de texto.

Atividade 2.1 Zayra

O Portal do professor deixou uma impressão positiva, trazendo informações para o ensino-aprendizagem. Mostra atividades compartilhadas, blog de outros grupos de estudo e muito mais. Cada um tem uma visão de mundo resultando em percepções diferentes. Nós não nos sentimos perdidos pois nossa monitora nos auxiliou no que foi necessário.
Navegamos livremente, podendo observar que essa liberdade trouxe bons conhecimentos, pois quando descobrimos coisas novas, enriquecemos nosso fazer pedagógico.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ATIVI2.3ZILDA

O hipertexto é uma forma de texto usado pela mídia em que se inserem links de navegação com palavras chaves. O usuário ao acessar um ponto de um hipertexto, ele terá como consequência, outros interligados, que também podem ser acessados, com muita interatividade que ultrapassa a barreira da aprendizagem.

ATIVI2.2ZILDA


Navegar no hipertexto me proporcionou curiosidades, complicações, pois não tenho costumes de ter esse tipo de navegação diariamente.
Mas com um pouco mais de habilidade e aprendizagem sempre dá para lhe dar com o assunto,e um pouco mais de treino.
O hipertexto permite ao navegador, ter a oportunidade de avançar e voltar no que está navegando, ou na leitura, e decidir o que fazer uma vez que pode sair e voltar para a página de navegação escolhida, proporcionando uma aprendizagem.
O conceito de hipertexto tem a ver com a ideia de associação e funciona como uma teia intrincada de sequências. Assim, em vez de ler o texto de modo linear e sequencial, o leitor avança por saltos, passando de uma entrada a outra, conforme as pistas oferecidas e seguindo o encadeamento das suas ideias.
Não se pretende negar que a navegação em um hipertexto demanda a ativa escolha do interagente dos caminhos que quer seguir e que qualquer leitura subentende uma recriação particular do texto, a partir da historicidade singular de cada um. Porém, o que mais importa não é a "escrita" do percurso próprio em uma rede hipertextual predisposta, mas as modalidades de produção textual coletiva mediadas pelo computador. Ou seja, a possibilidade de intervir no conteúdo, de sugerir novos links e abrir novos caminhos ainda não disponíveis no site.
O hipertexto constitui a base da Internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos nos saltam aos olhos. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a sequência de leituras, seja coautor do texto "Navegar em um hipertexto significa, portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível, porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira.
ZILDA

ativi2.1zilda

Inicialmente pude perceber que a navegação no Portal do professor e no buscador Google teve diferenças, pois quando navego no Google, eu ainda não sei exatamente o que estou procurando, e já no Portal do professor, o site é totalmente organizado.
Sem contar os riscos de vírus que temos durante tais navegações.
A navegação nos permite uma comodidade muito grande, sem o risco de nos perdermos nas páginas que estamos visitando.


Atividade 2.3 Luciane Morau


Atividade 2.3
Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de bloco de textos. É a maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavra chave. Eles remetem ao leitor outros documentos do texto, e a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. O hipertexto mais conhecido atualmente é o word wide web." rede de alcance mundial".

ATIVIDADE 2.3 ROSILEI

Hipertexto - é um texto da internet que possui "palavrinhas" destacadas (hiperlinks) que dão acesso a outros textos, sem que precisemos de abrir novas janelas e nos perder na pesquisa que estivar senddo realizada.

ATIVIDADE 2.2 ROSILEI


Navegando em busca do conceito de hipertexto

Ao clicar nos links a minha pesquisa foi ficando mais fácil e esclarecendo minhas dúvidas. Não me perdia e sempre retornava a página inicial com facilidade. Ao abrir os hiperlinks, realizava leituras além do texto proposto, esta prática eu já utilizava, porém não sabia a nomenclatura das navegações que estava realizando. Minha pesquisa foi muito rápida e superficial, fui abrindo os hiperlinks, novos textos dentro do próprio texto, mas não me preocupei em realizar leituras minuciosas. Foi muito importante esta navegação adquiri novos conhecimentos com relação ao que eu vinha fazendo e não me preocupava em nomear. As pesquisas realizadas em hipertextos, são gratificantes, pois podemos ampliar nossa pesquisa dentro do mesmo texto, sem que haja necessidade da abertura de novos sites, é uma navegação que não há como desviar do assunto, os textos dos hiperlinks são um complemento de nossa pesquisa. Os hipertextos são textos diferenciados que valorizam a pesquisa e nos proporcionam uma busca mais objetiva, sem perca de tempo.

ATIVIDADE 2.1 ROSILEI

Este portal já era do nosso conhecimento e é muito utilizado em nossas pesquisas pela riqueza de seu material, é um portal muito organizado, agilizando a busca. Nossa navegação foi proveitosa e não há como nos perdermos, retornávamos ao ponto inicial com facilidade. A navegação à deriva, foi satisfatória pois encontramos, em uma site indicado pela tutora, obras literárias muito interessantes.


ROSILEI
CINTIA

ATIVIDADE 2.2 Luciane Morau



 
Navegando em busca do conceito de hipertexto

Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.

Atividade 2.1 Luciane Morau



Navegação em hipertexto

Navegar pela internet é muito tranquilo, pois utilizo diariamente por diversos motivos: pesquisa, enviar e receber e-mails, enviar atividades do curso e etc. Fazendo a pesquisa no site do google, sobre, mas o que é hipertexto? Observando que o resultado da pesquisa, apareceu inúmeros sites como resultado da pesquisa. E para começar, a primeira informação que teve como resultado é a definição de hipertexto, como sendo “ o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos”, segundo o site do Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto). Através do hipertexto, consigo acessar links de sites educacionais, ampliando o conhecimento sobre algum conteúdo além do tema inicial de pesquisa. Pesquisando em outros site, podemos ter outra definição de “hipertexto”, como sendo uma rede de conhecimento que leva a outros caminhos e ao compartilhamento dessas informações para os mais variados interesses. A utilização dessa ferramenta, que podemos chamar de hipertexto na Educação, pode incentivar ou impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, que irá contribuir no processo ensino e aprendizagem, na qual o ambiente de aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.

atividade 2.1-tania

Ao navegar senti muita dificuldade, talvez porque não tenho prática com computador. O hipertexto permite que o leitor viaje pela leitura possibilitando e facilitando a aprendizagem e a descoberta de uma nova construção de conhecimento.

atividade2.1vanuzia



Que nesse portal do professor e` mais seguro pesquisa pois o conteúdo é de confiança. A diferença é que no portal a gente consegue saber da onde é o conteúdo que esta pesquisando .ninguém se perdeu. Todos voltaram a pagina inicial . Obtive mais informações sobre o assunto pesquisado.

Atividade 2.3 -Patricia Piazentini

Atividade 2.3

O conceito de hipertexto e a importância no contexto escolar

Hipertexto é o termo que remete a um texto não linear é uma forma de embutirmos varias idéias em um texto que nos remete a um outro texto, que podem ser em forma de palavras, imagens ou sons, que nos leva a um conjunto de informações, Portanto um texto só é considerado hipertexto se for escrito com vários links, onde o leitor possa navegar e construir e reconstruir sua própria teia de informações de acordo com sua necessidade e curiosidade e retornar ao texto principal quando desejar.
Texto retirado do site Wikipedia

Atividade2.1MariaAparecidaRemer


Viajando com a tecnologia podemos descobrir vários horizontes, ter conhecimento e novas aprendizagens. Só que devemos ter consciência de saber usar os sites pois podemos estar danificando e ao mesmo tempo estamos expostos levando eles a ter conhecimento as nossa privacidade . O Portal do Professor sempre encontramos de maneira correta sendo que o Google temos mais dificuldade em encontrar o que precisamos.

Navegando à deriva chegamos à conclusão que podemos ter vários acesso tendo precaução em saber ir e voltar.



Dupla: Lindaura e Maria Aparecida Remer

Atividade 2.3 SAndra


2.3 CONCEITO DE HIPERTEXTO
O hipertexto nos traz uma nova maneira de comunicação, dando mais vida a uma leitura tendo acesso no seu contexto a sons, imagens, vídeos. Para dar mais clareza à referência citada, dar-se-á um exemplo. Ao procurarmos a definição de algo com o auxílio de uma ferramenta de pesquisa na internet ou impressos, em decorrência disso teremos que buscar outras expressões, outros conceitos. Implica-se então, mesmo que seja imperceptível a quem busca que houve hipertexto. Um livro de romance em si, por exemplo, não é caracterizado como hipertexto, pois o leitor segue uma ‘linha’ para fazer a leitura, a própria história induz o indivíduo a ler as páginas seguintes. Contudo ele pode vir a ser um hipertexto, se o mesmo não necessitar de uma sequencia para ser lido. Se este leitor puder escolher qual capítulo irá ler, levando-o sempre a compreensão da história. Isto sim é considerado um hipertexto.
Sandra Helena Izidório da Silva

atividade 2.3 rosiane

Rosiane Grigio Pereira das Posses Aug 22 2012 09:37:47:000AM
Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós liga por conexões. Pode ver palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, sequências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos.Não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular.

"Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não sequencial" (Landow, 1995, p. 17).

Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação. É um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na ideia de "texto".

Atividade 2.3 Vanilse


Definição de Hipertexto
O hipertexto nada mais é que um conjunto de multimídia onde facilita o navegador a pesquisar de forma eficaz e prazerosa, podendo ser lido de várias formas, de ordens diferentes. Tem como características o texto não-linear, porque não há uma linha única  para seguir ao lê-lo, mas sim, muitos caminhos possíveis. É recheado de links para outras informações adicionais como vídeos, imagens e sons.

Atividade2.3-mariaAparecidaRemer


Definição de Hipertexto
O hipertexto nada mais é que um conjunto de multimídia onde facilita o navegador a pesquisar de forma eficaz e prazerosa, podendo ser lido de várias formas, de ordens diferentes. Tem como características o texto não-linear, porque não há uma linha única  para seguir ao lê-lo, mas sim, muitos caminhos possíveis. É recheado de links para outras informações adicionais como vídeos, imagens e sons.

atividade 2.2 rosiane


Realizar esta atividade, navegando livremente pela rede, seguindo os links que nos chamou atenção é realmente uma grande experiência. Como já temos uma certa prática em se tratando de navegação não nos perdemos, mas admitimos que no início quando começamos a utilizar a internet tínhamos uma certa dificuldades nos links, não conseguia voltar, tinha que fechar e começar tudo de novo; hoje depois de uma boa experiência que tivemos com educação à distância, temos bastante intimidade com a grande rede e navegamos sempre direcionada e consigo realizar os objetivos que nos propõem,fazendo jus ao objetivo primordial da existência da internet que sabemos que é obter informações. Sabemos, no entanto, que com a grande propagação e o fácil acesso ao mundo virtual, tem tornado este meio de informação em meio de entretenimento, não que nós consideramos isto errado, afinal a rede tem espaço pra tudo, mas é preciso tomar cuidado para não deixarmos essa infinidade de possibilidades tirar nosso foco na busca por mais conhecimento.Assim estamos cada vez mais atualizados e capacitados para desenvolver com facilidades nossas atividades didáticas.O próprio conceito de hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiper links, ou simplesmente links, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
“Enquanto em um livro você trabalha página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões”.
Concluindo, o hipertexto é de fato, um recurso que organiza conhecimentos.

atividade 2.2 sandra

ATIVIDADE 2.2
 
Navegando em busca do conceito de hipertexto

Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.

Luciane Mendes Santana Morau

Enviada em Aug 28 2012 10:12:42:000PM

Atividade 2.1 Vanilse


1- Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo?
R: O Portal é uma ferramenta importante para o professor na utilização de suas aulas, pois ajuda a dar ideias e também podemos adaptar as aulas de acordo com nossa realidade.

2- Que diferenças de percepção resultaram?
R: O portal do Professor é especificamente voltado para a educação; do que outros assuntos da atualidade, como é o caso do google.

3- Alguém se perdeu na navegação?
R: Não

4- Souberam voltar para as páginas iniciais?
R: Sim

5- Navegar a deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
R: Sim, mais aprendizagem e conhecimento dos assuntos atuais.

Cursistas: Sandra e Vanilse

atividade 2.1 rosiane

Enviada em Aug 22 2012 08:42:13:000AM


Hoje foi uma boa impressão, encontramos várias coisas que nos chamou atenção.
O portal é um ótimo guia para quem quer adquirir novos conhecimentos e trocas de ideias.
O acesso não é difícil por isso não nos perdemos na navegação.
Soubemos voltar as páginas iniciais,porque somos bem orientadas.
Navegar à deriva nos trouxe aprendizado e uma nova experiência para futuras pesquisas e trabalhos.
Rosiane  e Josciléa

Quem sou eu como Professor -Patricia Piazentini


Quem sou como Professor e Aprendiz.


Como professora,acredito que nos dias atuais,exercer este oficio é um desafio,mas tendo em vista que sou uma eterna aprendiz,que sempre tenho que estar aprendendo algo novo,porque preciso me aperfeiçoar a cada dia,a cada momento.
Em ambas as condiçoẽs me considero esforçada,responsável,criativa,às vezes ansiosa demais a ponto de pensar em desistir em determinadas situaçoẽs, mas como estou amando ser educadora,e como me sinto feliz e realizada quando vejo os meus alunos aprendendo aquilo que passo para eles,isso renova minhas forças e me faz lutar com mais garra e não desistir jamais.
O meu maior desafio é melhorar meus conhecimentos em todas as áreas da Educação,proporcionando assim aos meus alunos uma educação de melhor qualidade.
Acredito que uma vez que a evolução tecnológica está tomando conta de todos os espaços,inclusive na Escola,se o professor não se adequar e se atualizar, não vai chegar em lugar nenhum.
Na verdade sou consciente que ainda tenho muito que aprender,mas através dos estudos em grupos,nas trocas de experiencias com outros profissionais da Educação,nos cursos de formação,entre outros,estou convicta de que vou aprender mais e mais as inovaçoẽs desafiadoras deste mundo novo em constante evolução.
No lugar de aprendiz,procuro sempre me informar e entender o que preciso fazer para melhorar meus conhecimentos;busco através de leituras,pesquisas,conversas com pessoas mais experientes,co mais conhecimento do que eu,e outros métodos no qual poderei ser melhor a cada dia.
No cotidiano procuro contribuir com o essencial e o mais prático afim de me doar como professora e educadora para os meus alunos.
Percebo que o mundo pedagógico está caminhando cada dia mais para uma nova melhora e com certeza,Eu,nesta prática da inovação continua caminho para o aperfeiçoamento daquilo que a midia oferece no momento.
O aprendizado acontece ao longo de nossa vida e pensando assim é que me esforço em levar o melhor para meus alunos que esperam por uma professora que leve para eles técnicas e inovaçoes reais,que possam de fato atender sempre mais.

Atividade 2.2 Vanilse


Não tenho dificuldade em navegar, pois utilizo diariamente a internet, pelos mais diversos motivos: pesquisando, enviando e recebendo e-mails, etc. Através do hipertexto, consigo acessar links educativos e ampliar meu conhecimento sobre coisas além do tema inicial de pesquisa. O hipertexto cria uma rede de conhecimento que leva a outros caminhos e ao compartilhamento dessas informações para os mais variados interesses. Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes; é de grande estímulo para eles, aulas como essa. Hoje depois de uma boa experiência que tive com educação (informática), tenho bastante intimidade com a grande rede e navego sempre direcionada e consigo realizar os objetivos  que me proponho e faço jus ao objetivo primordial da existência da internet que sabemos que é obter informação. Sabemos, no entanto, que com a grande propagação e o fácil acesso ao mundo virtual, tem tornado este meio de informação em meio de entretenimento, não que eu considere isto errado, afinal a rede tem espaço pra tudo, mas é preciso tomar cuidado para não deixarmos essa infinidade de possibilidades tirar nosso foco na busca por mais conhecimento.

atividade2.1.MariaaAparecidaRemer

Navegando com à deriva nos possibilitou a ter um bom acesso a compreender melhor o hipertexto.
Conseguimos ir e voltar pelos caminhos no qual desejamos. Onde conhecemos várias coisas inesperadas e aprendemos pouco a pouco sobre o tema central, levando ter acesso ao conhecimento de outras palavras como: digital, hiperlinks, links, ícones, Roland Barthes.
Neste contexto obtemos novas aprendizagens e novos acessos em outras palavras, onde podemos identificar através de nossa pesquisa no hipertexto podemos enumerar sim o que lemos.

Um sistema hipertexto trabalha em colaboração com o usuário, o qual tem a inteligência para compreender o conteúdo semântico dos vários nós e determinar qual de suas ligações seguirá. • O hipertexto pode ser considerado como uma nova classe para o gerenciamento de informações, pois permite criar, anotar, unir, e compartilhar informações, proporcionando o acesso a estas de uma forma não-seqüencial, ao contrário dos sistemas de informações tradicionais, que são seqüenciais por natureza. (JOHNSON, STEVEN)

uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa. (SANTOS)

Dupla: Lindaura _Maria Aparecida Remer

atividade 2.1 sandra

1- Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo?
R: O Portal é uma ferramenta importante para o professor na utilização de suas aulas, pois ajuda a dar ideias e também podemos adaptar as aulas de acordo com nossa realidade.

2- Que diferenças de percepção resultaram?
R: O portal do Professor é especificamente voltado para a educação; do que outros assuntos da atualidade, como é o caso do google.

3- Alguém se perdeu na navegação?
R: Não

4- Souberam voltar para as páginas iniciais?
R: Sim

5- Navegar a deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
R: Sim, mais aprendizagem e conhecimento dos assuntos atuais.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Atividade2.3 Julia Lorraine Schultz Leffler

Entendemos o hipertexto como um meio de informação que existe on-line
(disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura
composta por blocos de informações interligados através de links (interconexões ou
nexos) eletrônicos ele oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os
recursos de informação de forma não linear.
       As conexões facilitadas pelo computador ligam as informações umas às outras,
de tal forma que o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor
que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência,
conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar
contidos não só em textos escritos, mas também em sons, imagens, animações bem
como facilidades de interação e criações de realidade virtual  cuja
complementariedade se torna mais clara através do termo hiperdocumento que
generaliza para todas as categorias de signos os princípios da experiência hipertextual.
       A Internet é uma rede de redes de computadores, dispersas em escala global,
que cooperam entre si baseando-se em “convenções de códigos de conversação”
(protocolos de comunicação). A metáfora “navegar” costuma ser usada para designar o
movimento que o leitor (usuário do computador) realiza ao escolher as conexões entre
os diferentes textos através dos quais vai colher as informações de seu interesse.

atividade 2.2 Julia Lorraine Schultz Leffler


Ao fazermos uma pesquisa na internet na busca de significados para a palavra “hipertexto” encontramos muitos resultados diferentes, cerca de 1.100.000 citações ou algo relacionado à palavra. Isso demonstra um numero bem grande de discussões e informações a respeito. A busca pelo significado foi muito interessante pois pude compreender o real sentido da palavra ou expressão. Ao acessar a internet lidamos com produtos textuais bem interessantes pois não se lê apenas o que está escrito naquela página virtual mas também se busca através de outros ícones buscar novas informações além do que já foi encontrado. Além disso clicar em links diferentes nos abre caminhos para novos textos, novas leituras e assim sucessivamente tornando assim a navegação muito mais interessante e produtiva pois na busca de um significado encontramos sempre além do que foi procurado e isso ajuda na ampliação do conhecimento de determinada área pois se conhece sempre um pouco mais sobre o conteúdo desejado. Com os programas atuais se pode navegar a vontade sem medo de perder o conteúdo de vista pois se pode “voltar” sempre que se desejar assim não se perdendo na rede virtual.
A internet nos trás vários benefícios como professores. Ao navegarmos em sites educacionais encontramos diversos recursos para aprimorarmos, melhorarmos e deixar as aulas mais criativas e divertidas. Conseguimos também usar e abusar da criatividade na hora de pedir trabalhos pois sabemos das varias informações que conseguimos retirar da internet além disso os alunos também possuem um amplo poder de busca também pelo fato de as escolas terem equipamentos suficientes para isso.

Atividade 2.1 Julia Lorraine Schultz Leffler

O portal do professor nos remete à um local de amplo conhecimento, onde diversos profissionais se expressam em função de melhor a educação no país. Na realidade achamos o site um pouco complexo, dificultando o acesso mesmo de professores mais experientes, o que pode se tornar um cerceador de visitas e buscas no mesmo.
A navegação na internet nos trás benefícios, seja por mera distração, pesquisa ou conhecimento. O que vemos a partir da interação com nossos alunos é que muitos deles não sabem maneiras produtivas de usar a internet, ficando assim, o dia todo em jogos ou mesmo em redes sociais e não aproveitando os diversos sites que dariam algum conhecimento sadio.
Como tudo na vida, devemos possuir um certo controle a respeito de tudo o que colocamos na internet, afinal, com o mundo violento em que vivemos, devemos cadastrar nossos dados somente em sites confiáveis e nunca abrir links bancários ou de remetentes desconhecidos. Acreditamos que essas sejam as bússolas: O autocontrole e a busca de conhecimentos sadios, que sejam benéficos para nós como seres humanos e como profissionais.


Atividade 2.3 - Melidiane Fiorotti Coelho


Hipertexto é um termo que nos remete a um texto em formato digital, no qual se agregam informações como palavras, blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências chamadas hiperlinks.
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
( Nelson Literary)

Atividade 2.2 - Melidiane Fiorotti Coelho


A navegação na internet nos trás diversos benefícios. Ao pesquisarmos no google a palavra ``hipertexto`` nos aparece 2.020.000 resultados, o que nos remete a gama de informações ou discussões a respeito do tema pesquisado. A navegação em busca do tema foi em geral bem produtiva, assim, foi fácil reconhecer e analisar o que é realmente o assunto em questão.
A internet nos trás inúmeros benefícios como educadores. Através da rede podemos pesquisar planos de aula, vídeos, projetos, entre outras coisas que podem incrementar significativamente nossas aulas e nossas vidas profissionais. Temos através da internet também os chamados ``cursos online``, que são cursos direcionados as pessoas que se interessam em estar estudando mas não podem frequentar um curso com horário fixo por causa do trabalho ou mesmo por causa de outros cursos. Possuímos inclusive, em nosso município, excelentes profissionais que conseguiram se formar graças aos cursos de graduação online ofertados por faculdades ou mesmo cursos ofertados por outras instituições ou empresas. A navegação pode nos trazer mais benefícios do que podemos imaginar.. quantas pessoas entraram sem esperar em sites como o da FGV ( Fundação Getulio Vargas ) e conseguiram gratuitamente um certificado de curso que poderia ajudá-las a conseguir o tão sonhado emprego? Pode-se afirmar que muitas. Como exemplos de sites de oferecem ainda cursos gratuitos podemos citar o SENAI, no qual diversos jovens e adultos podem estudar sem colocar a mão no bolso.
Muitas vezes também, navegando pela internet, encontramos artigos interessantes que podem ser trabalhados em sala de aula. Devemos aproveitar todo o material que encontrarmos e adequá-lo ao nosso modo de ensinar e a realidade da escola e dos alunos com os quais convivemos.

Atividade 2.1 - Melidiane Fiorotti Coelho


O portal do professor nos remete à um local de amplo conhecimento, onde diversos profissionais se expressam em função de melhor a educação no país. Na realidade achamos o site um pouco complexo, dificultando o acesso mesmo de professores mais experientes, o que pode se tornar um cerceador de visitas e buscas no mesmo.
A navegação na internet nos trás benefícios, seja por mera distração, pesquisa ou conhecimento. O que vemos a partir da interação com nossos alunos é que muitos deles não sabem maneiras produtivas de usar a internet, ficando assim, o dia todo em jogos ou mesmo em redes sociais e não aproveitando os diversos sites que dariam algum conhecimento sadio.
Como tudo na vida, devemos possuir um certo controle a respeito de tudo o que colocamos na internet, afinal, com o mundo violento em que vivemos, devemos cadastrar nossos dados somente em sites confiáveis e nunca abrir links bancários ou de remetentes desconhecidos. Acreditamos que essas sejam as bússolas: O autocontrole e a busca de conhecimentos sadios, que sejam benéficos para nós como seres humanos e como profissionais.

Melidiane e Julia.