quinta-feira, 15 de março de 2012

2.3 - Conceituando Hipertexto

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como navegação. Ou seja, é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Clicando com o “mouse” numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos.

Laiza Bastos Covre

LAUSELI


De acordo com a pesquisa sobre o tema, o hipertexto é um documento eletrônico composto de varias textos, assim sendo o usuário pode interagir de maneira dinâmica com a informação, ou seja uma ligação que facilita a navegação dos internautas, um texto pode ter diversas palavras, imagens, ao som ao serem clicados, são emitidos para outra pagina onde se esclarece com mais precisão ao assunto di link abordado

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atividade 2.3

Apoio o que a colega Claudina falou, fácil e simples o que é Hipertexto.
Isabiani

Atividade 2.2



Uma forma simples de disser o que é HIPERTEXTO
Muitas pessoas, hoje, na internet, passam horas e horas pulando de link em link atrás de coisas que lhe interessam. Isso é HIPERTEXTO.
Isabiani 

Atividade 2.1

O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o mouse`` numa destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia do que é um hipertexto:
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação``.
Para mim foi uma experiência muito boa poder trabalhar pelo hipertexto, conhecer maneiras diferentes de navegar é sempre bom.
Como educador facilitou muito, porque o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Eu aprendi muito através dessa maneira de navegar pela internet.
Isabiani

atividade.2.3 maria aparecida rizzi neves

Através da atividade proposta podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto,é um termo que remete a um texto em formato digital,onde encontramos um conjunto de informações, palavras, sons ou imagens,esse acesso se da através de referencia especificamente denominadas hiperlinks ou links.

atividade.2.2

Ao pesquisarmos no google, sobre o tema Hipertexto, nos foi oferecidas como fonte de pesquisa, mais de quinze páginas, onde esse fato pode nos propiciar muitas fontes de pesquisas, ampliando assim como consequencia nossos conhecimentos.
Na pesquisa sobre o tema Hipertexto, ao clicarmos nos links, tornou a pesquisa mais satisfatória, visto que, os links muito contribuiram para o enriquecimento do tema proposto. No ato da pesquisa, não houve dificuldades, tais como: se perder nas páginas ou nos links. Foi fácil retornar e encontrar os caminhados que foram antes navegados.
Foi através da pesquisa que aprendemos que foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, sendo este, o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto, onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita ou leitura não linear na internet, pelo sistema “Xanadu”.

Atividade 3

Em virtude da pesquisa feita acerca do tema, hipertexto pode ser definido como um texto em formato digital, onde agregam a ele outros conjuntos de informação em formato de blocos de textos, palavras, imagens ou até mesmo sons. O acesso feito feito a esses ícones se dá por meio dos hiperlinks.
                       Gislane Fardin Zaager

Atividade 2

No primeiro momento, ao pesquisarmos no google: O que é Hipertexto, foram listadas mais de dez páginas para a pesquisa, assim podemos perceber que temos muitas informações sobre o tema pesquisado, ampliando os nossos conhecimentos a cerca do tema. Na pesquisa feita para compreendermos o que é Hipertextos, ao clicar nos links, tornou a pesquisa muito mais rica, pelo fato de podermos no momento de fazer a leitura, estarmos nos atualizando e conhecendo mais a fundo sobre o tema proposto: Hipertexto. No momento na pesquisa, não houve dificuldades, tais como: se perder nas páginas ou nos links. Foi fácil retornar e encontrar os caminhados antes navegados.
O mais interessante de toda pesquisa, é que através dos links contidos nos textos nos permite aprofundar mais sobre o tema que estamos pesquisando, assim amplia nossos conhecimentos, pois muitas vezes, o texto em si, é complexo, não esclarece as dúvidas que temos, ou o próprio texto não carrega consigo, as informações necessárias para uma boa pesquisa.
E foi através da pesquisa feita na internet, sobre o tema Hipertexto, que podemos aprender sobre a etimologia do tema, tal como: O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na internet, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.
Gislane Fardin Zaager

Atividade 1

Ao navegarmos pelo site do portal do professor, percebemos que é um site de fácil acesso, além de ser  um site que serve de apoio pedagógico para o educador. Na navegação, por ser um site conhecido, não houve quem não soubesse usá-lo. Pelo fato de estarmos navegando a deriva, percebemos pela liberdade que nos foi dada, que podíamos pesquisar temas de nossos verdadeiros interesses, tirando as dúvidas que tínhamos.

Gislane Fardin Zaager
Maria Aparecida Rizzi Neves.

terça-feira, 13 de março de 2012

ATIVIDADE 2.3

Conceituando Hipertexto
É uma forma diferente de literatura em que o uso do computador é essencial,onde realizamos trabalho colaborativos,de comunicação e adquirimos conhecimentos. Em outras palavras;podemos dizer que o hipertexto nada mais é que um texto em formato digital,onde podemos inserir;palavras,sons e imagens .Cabe as nós decidirmos quais e como usar.

atividade2.2

Conceito do hipertexto

Ao começar fala sobre o hipertexto precisamos a auto ajudar do site para informações que facilitam interpretação do texto lido.
Segundo o professor Lindomar ,o termo hipertexto foi criado por Thodore Nelson, na década de sessenta,para denominar a formar da escrita/leitura não linear na informática,pelo sistema xandu.Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do de positivo Memex.
Assim como a vida e o tempo estão fragmentados, divididos em múltiplos pontos compondo uma rede em que novas conexões surgem conforme o momento e a necessidade, o mesmo vale para o texto. escrevemos e lemos com a possibilidade de abrir "janelas", de fazer links e conexões com informações, referenciais que vão nos associar rápida e intuitivamente a outros textos, outros fragmentos, outras ideias.
Estamos chegando à forma de leitura e de escrita mais próxima do nosso próprio esquema mental: assim como pensamos em hipertexto, sem limites para a imaginação a cada novo sentido dado a uma palavra, também navegamos nas múltiplas vias para que o novo texto nos abre, não mais em páginas, mas em dimensões superpostas, que se interpenetram e que podemos compor e recompor a cada leitura.
O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.
É neste tipo de texto ,no hipertexto,que o ser humano encontrou um auxílio,no que se refere na aquisição e assimilação de conhecimento,é uma forma mais organizada de conhecimento.
No hipertexto temos a livre escolha de onde começar e onde seguir,permitindo o leitor decidir onde viajar na leitura,tornando -se as situações mais flexíveis.
No início foi um pouco difícil ,mas nada como a prática,para podermos nos aperfeiçoarmos. O bom
é que neste local não são usados somente palavras,mas visualização e sons ,onde muitas vezes são mais significativos no aprendizado.

Andreia Alves

atidade2.3 conceituando hipertexto individualmente(marciléia)

2. 3 Conceituando hipertexto individualmente

O termo Hipertexto surgiu com o designer de softwares Ted Nelson, para definir uma escrita não seqüencial, que possibilita ao leitor diversos caminhos para ler um mesmo texto eletrônico, pois é uma cadeia de textos interligados entre si, por meio de palavras destacadas e coloridas que são chamadas de links. Marciléia

atividade2.1

Ao navegarmos pelo portal do professor nos foi de grande valiar ,pois nos ajudou a repensar em um plano de aula sobre animais. É um site onde encontramos bons temas para trabalhar na sala de aula.
Ele é um portal seguro,por isso não corremos risco em navegarmos.
Navegando livremente corremos o risco de danificar o computador com vírus e até mesmo com informações incorretas sobre o assunto pesquisador.

atividade 2.3 vanusa

atividade 2.3
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

atividade 2.4 vanusa

atividade 2.4
Hipertexto é uma maneira de organizar  textos de forma não linear, em que se inserem links de navegação com palavras chaves .Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é  uma forma de organização em  rede .O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear por fim onde também  a cescentar comentários pessais as informações.

atividade 2.4 vanusa

 atividade 2.4 - é verdade o sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, mas a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.O hipertexto veio para auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede,ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

atividade 2.2 vanusa

navegar pelo site do professor foi muito rico, pois ele possui muitas informações sovre o travalho em sala de aula e dá dicas riquíssimas de como trabalhar também.Sabemos que o portal é seguro,isso nos deixcxa melhor para navegar nos dá mais confiança, pois copmo a gente sabe na internet  hoje em dia é perigoso, existe muitos sites que podem nos tazer muitos problemas.

atividade 2.1 vanusa

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

atividade 2.1

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Atv.2.3 carina

É um texto que se agregam outros conjuntos de informações na forma de alguns textos, palavras e imagens , onde se dá acesso através de links. Esses links se dão na forma de termos destacados de texto principal, ícones ou imagens e têm a função de conectar diversos conjuntos de informações, oferecendo acesso ás informações que complementam o texto principal. O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação das pessoas. Um texto pode ter várias palavras e imagens, que, ao serem clicados, são transferidos para outra página onde esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

Ativ2.2carina

Ao acessar no Google sobre o conceito hipertexto, podemos ter acesso à vários links que foram listados, podendo assim terem vários significados e conteúdos diversificados, onde várias pessoas podem navegar livremente. Um dos links que se tem mais acesso, ou seja, temos a certeza do que está escrito e é certo, é a Wikipédia onde também várias pessoas podem ter acesso podendo dar opiniões, informações e etc, podendo contribuir com outros usuários. Fiquei no início da pesquisa meio que perdida, mas quando fui acessando os links por curiosidade, vi que não dava para se perder, é uma pesquisa que chama à atenção onde você vai clicando e cada vez mais vai querendo ler e ver outros links, contribuindo assim para um grande aprendizado. Consegui mais ou menos voltar ás páginas anteriores, porque fui lembrando por onde naveguei. Se fosse para numerá-las, infelizmente ficaria difícil pois são várias informações.

Atv 2.3 Elis



Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação``.

Atv 2.2 Elis


Ao fazer a pesquisa no google, tive oportunidade de conhecer várias páginas que falam sobre hipertexto.
Foi muito fácil acessar essas páginas, e encontrar informações importantes, porém, algumas não dispõem de tantas informações como outras. Para compreender o que é hipertexto, precisei pesquisar vários sites, como, Wikipédia, Infoescola.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento. Pode-se dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto.


Atv. 2.1 Elis


Ativ.1
 Navegar livremente na internet nos proporcionou conhecer novos caminhos e descobertas onde tivemos a oportunidade  de utilizar vários links, mas também corremos vários perigos, como entrar em sites desconhecidos, ou seja pegar vírus ou informações falsas podendo assim passá-las para nossos alunos, por isso a importância de se utilizar sites conhecidas como portal do professor, domínio público, TV escola, entre outros.

Elis Regina e Carina

Conceituando hipertexto


São textos em formato digital, muitas vezes com imagens, gráficos e sons, tem uma estrutura de rede não linear através de links, possibilitando dessa forma ao leitor uma ampla trajetória de leitura, com acesso fácil, rápido e de fácil compreensão.
Segundo Lévy 1993 apud Aquino, o hipertexto conecta palavras e frases cujos significados ligam-se uns aos outros, ou seja, o texto é sempre um hipertexto, já que estabelece na mente do leitor uma rede de associações.
Alessandra P Santos

Atividade 2,4 Izabel Cristina Rizzi Grigio


Concordo com a colega ,o hipertexto é um documento eletrônico que possibilita a informação rápida de acordo com a necessidade de cada um, e que os links nos ajudam na busca do entendimento sobre o assunto.

Izabel Cristina Rizzi Grigio

Atividade 2. 3 Izabel Cristina Rizzi Grigio


Hipertexto é um termo utilizado pela mídia a fim de transformar relaçoões entre imagens, sons, textos associados, tornando um elo pensado entre as pessoas e unidades textuais, realizando assim a compreensão da leitura. No caso do usuário ter acesso ao hipertexto , também outros terão se estiverem interligados no momento, havendo assim a rciprocidade e interação na leitura.

Izabel Cristina Rizzi Grigio

Atividade 1 e 2 Izabel Cristina Rizzi Grigio


Navegar livremente foi uma experiência muito boa, pois através da navegação é que nós podemos conhecer novos conhecimentos e o hipertexto nos proporciona isto de uma maneira muito fácil.

Isabel Cristina Rizzi Grigio

Navegação em Hipertexto/ Navegação livremente


Ao navegar pela internet, para saber a resposta da pergunta “O que é hipertexto?” encontrei aproximadamente 595000 resultados, isso indica que há vários textos falando do mesmo assunto, o que nos leva a ter um critério de escolha mais crítico, consciente, seletivo e atento, dessa forma aguçando cada vez mais o modo de absorver a informação e de se desfazer dela também. Durante a caminhada para compreender o assunto em destaque descobri que o elemento principal do hipertexto são os links que tornam a leitura uma busca acessível pela informação, o que facilitou a busca possibilitando o retorno a resultados já encontrados e lidos. Em relação ao tema central o termo hipertexto foi criado por Ted Nelson e significa nesse princípio conceitual um sistema não linear para se buscar e conseguir informações baseadas em ligações associativos entre documentos. Em outras palavras, uma ligação de informações que estão a serviço de uma informação maior que está na superfície do hipertexto. Como o próprio termo se define pela junção do prefixo hiper: extenso, grande, muito grande; e texto: discurso. Um grande texto. Com essa pequena pesquisa não conseguiria enumerar todas as coisas que li, pois teria que fazer uma busca mais especifica e verificar se todos os dados encontrados seria realmente verdadeiros e seguros para fazer esse comentário não podendo esquecer ainda que o leitor e o escritor não podem ser ingênuos ao ponto de acharem que as informações por si criadas não sofrerão modificações, pois vivemos em um mundo onde a tecnologia a cada dia se aprimora com muita rapidez.

Alessandra P Santos

atividade 2.3 Maria Penha

O hipertexto oferece múltiplos caminhos de leitura ao usuário, é um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a `Internet`, este tipo de documentos eletrônicos parece ter ganho novo fôlego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na `Net`.Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em sequencia. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.

Atividade 2.2 Maria Penha Fardin

Navegando pela internet na busca no google “o que hipertenxto”Essa idéia de hipertexto para mim era algo inusitado, pois não tinha idéia do que significava essa palavra. Muitas vezes fiquei com uma sensação de estar perdido de precisar voltar no inicio e buscar novamente o título na busca do Google.Segundo Mendes, hipertexto é um conjunto de textos interligados entre si por meio de palavras sublinhadas e coloridas que são chamadas link. Cada palavra marcada destacada possui um vínculo com outro documento. Ao clicar nesses links, o usuário de internet terá acesso a outro texto, que trará mais informações a respeito da palavra. Pode-se movimentar de um documento para outro desses links.
O hipertexto não é um texto linear, pois um texto linear é geralmente lido, de forma seqüencial. Os hipertextos podem ser lidos de várias maneiras; várias palavras, no decorrer do hipertexto, podem levar ao outros textos, exatamente como fazemos quando pesquisamos um novo assunto numa enciclopédia, por exemplo.
Entretanto, ao navegar em hipertexto nos diversos sites na internet pude facilitar meu entendimento. Devido à ampla variedade conceitual procurei ter uma compreensão mais simples.
 Diante disso o professor ao lidar com essa ferramenta textual deve propiciar que seus alunos (as) possam vivenciar essa prática em que está presente uma postura diferente na informação do conhecimento em que se navega além de ler.
Sendo assim, essa pesquisa dá base para a exploração de um principais aspectos das  linguagens e formas de registro que definem com navegamos na internet, pois os educandos precisam entender a importância da leitura como forma de aquisição de conhecimentos necessários para sua formação.
No entanto, essa navegação buscou melhor compreender as implicações que uso e a construção de hipertexto poder trazes para nossas escolas.

atividade 2.1 Maria Penha Fardin

Navegando livrimente pela internet tivemos várias opções de caminho. No portal do professor muito conhecimento, aprendizado e diversas oportunidades de fazer novos planejamentos escolares. Para o professor que atua em sala de aula é ótimo. Navegando por outros caminhos surgiram várias curiosidades tivemos a oportunidades de conhecer novas percepções que resultaram em grandes conhecimentos. Em vários sait tinha tanto temas, que as vezes dá até para ficar perdidos com tanta informação que as vezes íamos a diante e que acabava não conseguindo voltar no ponto inicial. Com a ajuda de um e de outro conseguíamos ir mais além nas informações.
Navegar à deriva trouxe muitos ganhos. Descobrimos que quanto mais navegar a deriva mais a Internet faz parte do nosso dia a dia, mais serviços passamos utilizar da rede mundial. Além dos tradicionais serviços de e-mail, navegação WEB e mensagens instantâneas (MSN, Gtalk, etc) também podemos realizar ligações telefônicas (VoIP) ou ver nosso interlocutor pela Internet através das WebCam`s.

segunda-feira, 12 de março de 2012

2.3 - Conceituando Hipertextos.


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícone gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O hipertexto permite novas formas de design e produção de estruturas informacionais. Ele permite ao leitor uma leitura, uma navegação dinâmica pela informação disponível. Como as tecnologias informacionais se sobrepõem umas às outras, muitos dos recursos de paginação tradicional como parágrafos, margens, títulos, subtítulos, são apropriados pelos hipertextos, na organização da informação. No entanto, mesmo partindo ou utilizando desses elementos, o hipertexto ultrapassa os limites da página impressa como um agente físico delimitador da informação e do livro como uma unidade física, única, completa.

Shirley Bastos Gonçalves Fardin

Atividade 2,4


Através do hipertexto o ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, como nossa colega nos disse.
Sonia Luzia Rizzi

Atividade 2,3 Sonia Luzia Rizzi


Atividade 2,3
O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.

Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
    Emanuele Chiabai Pivetta Grigio
    Sônia Luzia Rizzi

Atividades 2,1 e 2,2


Experiência de navegar livremente 2,1e 2,2
Ao navegar no Portal do Professor, percebi que como educadora preciso  estar buscando  sites com novas ideias para fazer um bom trabalho. Ele fornece dicas de como trabalhar com projetos, planos de aulas e outros, dando um suporte no dia a dia do professor. É um portal seguro no qual a maioria dos usuários conhecem, porém não usamos com frequência. Em relação ao navegar à deriva podemos dizer: temos acesso livre, sem direcionamento em busca de novos sites, mas que sejam seguros, visto que podemos ampliar os horizontes.
Sônia Luzia Rizzi

Atividade 2.1

Atividade 2.1:
Durante a navegação não sentimos dificuldades de entrar e sair dos links.  Podemos observar que, quando procuramos algo que queremos é mais fácil encontrá-lo nos sites que conhecemos, pois, a procura se torna mais objetiva e rápida.
Na navegação em hipertextos podemos descobrir outras novidades mas também podemos correr o risco de passar o dia inteiro sem obter nenhum resultado se navegarmos “à deriva”.


Shirley Bastos Gonçalves Fardin

Atividade 2.3- Adalgiza

A referida conceituação define tecnicamente o hipertexto como um modelo de documento não linear onde os nós que vão interligá-los a outros documentos podem ser palavras, imagens, páginas, sons ou referências. Estes elos âncoras nos remetem a outros documentos, seus sites também hipertextos. A máquina Memex é considerada o percursor da ideia de hipertexto, foi idealizada através da observação do funcionamento da mente humana. A máquina era capaz de estocar grande quantidade de informações acessíveis rapidamente cumprindo a função de suprir as folhas da memória humana através dos recursos mecânicos.

Atividade 2.2 Adalgiza

O Hipertexto como um modelo de documento não linear, onde os nós que vão interligá-lo à outros documentos podem ser palavras , imagens, páginas, sons e ou referências. Estes elos, âncoras nos remetem a outros documentos sou sites também hipertextuais. “O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Hipertexto Lina Morgado (1998), enfatiza a ativa participação do “aluno/leitor” de hipertextos na aquisição de conhecimentos, pela autonomia propiciada pelo meio digital, que desenvolve a responsabilidade quando faculta-lhe os trajetos de acesso e obriga-lhe a interpretar as informações acrescentando comentários e conclusões pessoais. A aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem implícita e poderá colocar sua visão do assunto e em contrapartida aprender com a visão dos colegas.

Atividade 2.1-ADALGIZA

Vale lembrar que o hipertexto é uma espécie de aprendizagem. Assim vamos aprender como navegar navegando e refletindo sempre bem o que experimentamos e percebemos , clicar nos links facilitou a minha caminhada para compreender o que é hipertexto, me perdi durante a caminhada, mas consegui retornar rapidamente para a página desejada e conheci algumas coisas inesperada e muito interessante sobre o tema. Aprendi navegando pela internet conhecer as páginas desejadas e a contar quantas folhas tem. É muito importante navegar livremente na internet descobrindo as coisas importantes e significativas para o nosso interesse no dia a dia e especialmente na área em que eu trabalho , buscando conhecimento e aprendizado através da internet.

atividade 2.3 gema



O que é Hipertexto?
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
O hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, sendo esta uma forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Atividade 2.2 Gema

O que é Hipertexto?
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
O hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, sendo esta uma forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Atividade 2.1 Gema

Iniciei a navegação pelos sites seguindo as orientações contidas na atividade que foi proposta. No inicio da navegação pelos site fiquei um pouco perdida, mas a medida que fui familiarizando percebi que foi ficando mais fácil.
Ao navegar pelos hipertextos, tive a oportunidade de perceber que as informações apresentadas são bastante diversificadas e existem inúmeras opções, mas percorrendo os links que iam surgindo a cada clique dado de acordo com o que eu desejava, foi interessante, ganhei tempo, as respostas estavam ali, não precisei parar minha pesquisa para fazer uma consulta em dicionário ou em outras fontes, não me perdi, pois a partir do momento que saciava minha curiosidade, retornava ao texto inicial.Nessas mudanças de páginas, aprendi muitas coisas que realmente ultrapassavam o que eu pesquisava. Através da leitura dos links observei que o mesmo possibilita o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado, e que vai muito além.
Conclui que o trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também muito instigante, nos leva a querer  mais e mais. Para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que contribui para o aprendizado ...Uma descoberta, que gera outra descoberta. É  algo mágico que está contribuindo para o meu enriquecimento pessoal e possibilitando desenvolver um trabalho com mais qualidade.