No primeiro momento, ao pesquisarmos no google: O que é Hipertexto, foram listadas mais de dez páginas para a pesquisa, assim podemos perceber que temos muitas informações sobre o tema pesquisado, ampliando os nossos conhecimentos a cerca do tema. Na pesquisa feita para compreendermos o que é Hipertextos, ao clicar nos links, tornou a pesquisa muito mais rica, pelo fato de podermos no momento de fazer a leitura, estarmos nos atualizando e conhecendo mais a fundo sobre o tema proposto: Hipertexto. No momento na pesquisa, não houve dificuldades, tais como: se perder nas páginas ou nos links. Foi fácil retornar e encontrar os caminhados antes navegados.
O mais interessante de toda pesquisa, é que através dos links contidos nos textos nos permite aprofundar mais sobre o tema que estamos pesquisando, assim amplia nossos conhecimentos, pois muitas vezes, o texto em si, é complexo, não esclarece as dúvidas que temos, ou o próprio texto não carrega consigo, as informações necessárias para uma boa pesquisa.
E foi através da pesquisa feita na internet, sobre o tema Hipertexto, que podemos aprender sobre a etimologia do tema, tal como: O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na internet, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.
Gislane Fardin Zaager
Nenhum comentário:
Postar um comentário