quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Atividade 2.2-Patrícia


Atividade 2.2

R)Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Clicar nos links facilitou encontrar o conceito de hipertexto; não posso dizer que me perdi, o que aconteceu é que em muitas páginas que foram clicadas vinha a informação: a internet não pode exibir esta página o que, com certeza obrigava a iniciar tudo até chegar à resposta desejada. Entrei em vários caminhos, às vezes temos vontade de desistir, no entanto quando percebemos que estamos diante de um monte de informações, sentimos vontade de prosseguir; são muitos caminhos, muitas páginas e por isso informações diferentes em cada uma que clicamos. Andei pela Wikipédia, pelo site Infoescola, Yahoo e outros. Em cada caminho percorrido havia uma informação diferente mais que interpretando tem o mesmo significado muda apenas as palavras.

atividade 2.2- Patrícia

Atividade 2.2

R)Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Clicar nos links facilitou encontrar o conceito de hipertexto; não posso dizer que me perdi, o que aconteceu é que em muitas páginas que foram clicadas vinha a informação: a internet não pode exibir esta página o que, com certeza obrigava a iniciar tudo até chegar à resposta desejada. Entrei em vários caminhos, às vezes temos vontade de desistir, no entanto quando percebemos que estamos diante de um monte de informações, sentimos vontade de prosseguir; são muitos caminhos, muitas páginas e por isso informações diferentes em cada uma que clicamos. Andei pela Wikipédia, pelo site Infoescola, Yahoo e outros. Em cada caminho percorrido havia uma informação diferente mais que interpretando tem o mesmo significado muda apenas as palavras.


ativ2.3josciléa


Hipertexto é um texto em formato digital onde se agrega vários conjuntos de informações em forma de blocos de textos, palavras, imagens, sons etc...O hipertexto possibilitam alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégicas individuais de aprendizagem.

ativ2.1josciléa

Hoje foi uma boa impressão, encontramos várias coisas que nos chamou atenção.
O portal é um ótimo guia para quem quer adquirir novos conhecimentos e trocas de ideias.
O acesso não é difícil por isso não nos perdemos na navegação.
Soubemos voltar as páginas iniciais,porque somos bem orientadas.
Navegar à deriva nos trouxe aprendizado e uma nova experiência para futuras pesquisas e trabalhos.
Rosiane  e Josciléa

ativ2.2josciléa

Enviada em Aug 22 2012 09:23:47:000AM



Realizar esta atividade, navegando livremente pela rede, seguindo os links que nos chamou atenção é realmente uma grande experiência. Como já temos uma certa prática em se tratando de navegação não nos perdemos, mas admitimos que no início quando começamos a utilizar a internet tínhamos uma certa dificuldades nos links, não conseguia voltar, tinha que fechar e começar tudo de novo; hoje depois de uma boa experiência que tivemos com educação à distância, temos bastante intimidade com a grande rede e navegamos sempre direcionada e consigo realizar os objetivos que nos propõem,fazendo jus ao objetivo primordial da existência da internet que sabemos que é obter informações. Sabemos, no entanto, que com a grande propagação e o fácil acesso ao mundo virtual, tem tornado este meio de informação em meio de entretenimento, não que nós consideramos isto errado, afinal a rede tem espaço pra tudo, mas é preciso tomar cuidado para não deixarmos essa infinidade de possibilidades tirar nosso foco na busca por mais conhecimento.Assim estamos cada vez mais atualizados e capacitados para desenvolver com facilidades nossas atividades didáticas.O próprio conceito de hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiper links, ou simplesmente links, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.
“Enquanto em um livro você trabalha página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões”.
Concluindo, o hipertexto é de fato, um recurso que organiza conhecimentos.

ROSIANE E JOSCILÉA


terça-feira, 4 de setembro de 2012

atividade 2.1 camila


O portal do professor deu informações mais objetivas sobre o assunto selecionado com mais clareza.
O outro meio de navegação as vezes fica a desejar,precisando de uma longa pesquisa para encontrar o assunto abordado,ao navegar não sentimos dificuldades de encontrar links desejados,após a pesquisa conseguimos voltar para a página inicial sem dificuldade .A navegação a deriva trouxe vários conhecimentos fora o assunto desejado.

Atividade 2.3 Cintia


Os hipertextos se baseiam num conjunto de fragmentos de palavras, de informações e de anexos eletrônicos que se conectam entre si, e faz com que o usuário ao acessar um determinado ponto do hipertexto, consequentemente outros fragmentos que estão interligados também são acrescentados. Outra definição de hipertextos, tem como características o texto não-linear, o leitor como co-autor e a possibilidade de usar linguagem textual e não-textual (som, imagem, vídeo etc.). Há hipertexto num ebook somente se for elaborado com vários links através dos quais o leitor navega e constrói a seqüência de informações conforme sua vontade, voltando ao texto principal do ebook quando desejar. Um bom exemplo pra você visualizar o uso do hipertexto são as páginas da Wikipédia em que em cada entrada possui links nos conceitos principais para novas definições dentro da Wikipédia, além de links para outras informações adicionais, imagens, vídeos, sons.

atividade2.2 camila


Navegando em busca do conceito de hipertexto.
Para dar inicio a nossa pesquisa sobre hipertexto , fomos orientadas a fazer uma busca de navegação, num sate conhecido como Google onde mais de dez paginas foram disponível para informação do navegador.
Tive a oportunidade de abrir vários deles ,notei que as informações nem sempre foram claras ,e algumas até duvidosas .
Mas retornei a lista inicial onde trata-se da referencia à pagina Wikipédia que apresentou para mim o verbete sobre o assunto o hipertexto.
Clicar nos nos links facilitou muito na minha pesquisa sobre hipertexto pois cada vez que eu clicava novas janela se abriam e o assunto abordado ia ficando mais esclarecido.
Na minha navegação consegui retornar varias vezes na pagina inicial e depois volta no links desejado .
Esta navegação me esclareceu sobre o tema abordado pois tinha muita duvida o que realmente sobre hipertexto ,e poderia realmente citar todos o caminho navegado e até mesmo citar cada item enumerado .
O nome hipertexto por si, parece um tema complicado, mas com a pesquisa realizada pode perceber que o tema não é tão complicado assim, e que o hipertexto surgiu para auxiliar nas leituras para que o leitor possa compreender melhor o assunto estudado

atividade 2.3 Ana Paula

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Texto retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Atividade2.1 Eliana Aguiar




Atv.2.1 Qual a impressão que a navegação no portal do professor deixou em cada grupo?Que diferenças de percepção resultaram?Alguém se perdeu na navegação? Souberam voltar para as páginas iniciais? Navegar á deriva trouxe-lhes alguém ganho?Quais foram?
Ao navegar pelos sites propostos na atividade e percorrer os diversos links a que o texto me remetia, pude realizar uma leitura não-linear, fragmentada, sem uma seqüência única e cheia de curiosidade, o que despertou em mim uma vontade e ir cada vez mais longe a minha leitura, busca e descobertas. O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos tornam co-autores do que lemos. O portal do professor é um site muito interessante que pode ser usado para preparar as aulas.Tive um pouco de dificuldade no início da navegação, mas logo me localizei e voltei para as paginas iniciais,o ganho que tive foi de descobrir mais um site para enriquecer as aulas.

 Eliana de Aguiar ( bem)

Atividade2.2 Eliana Aguiar




Atv:2.2 O que é hipertexto e quais páginas foram listadas?O que isso pode indicar?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.Nosso objetivo neste artigo é traçar uma analogia entre hipertextoe cognição humana. Pretende-se levantar a hipótese de que o hipertextofavorece a leitura em função de sua característica não-linear e não hierarquizada,que entra em ressonância com o sistema cognitivo humano.
cognição, da mesma forma que o hipertexto, caracteriza-se pelos saltos ou Uma palavra pode nos remeter a umasérie de pensamentos, assim como ocorre ao clicar com o mouse sobre umlink. Procuramos inicialmente mostrar qual é base do hipertexto, sua origem ecomo se caracteriza. Também analisamos essa nova forma de escrita ecomunicação sob o ponto de vista da hipertextualidade, da estrutura em rede.

Atividade 2.3 Eliane

Atividade 2.3
O QUE É HIPERTEXTO
Hipertexto é um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a `Internet`, este tipo de documentos eletrônicos parece ter ganho novo fôlego, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na `Net. `O Hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser consideradas como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários, bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante, quando se fala de hipertexto eletrônico ou digital, conceito que para muitos estudiosos equivale ao de hipermídia. Hipertexto é a forma principal de produzir na internet, pode ter diversas formas para apresentar as coisas, como compreendemos o que estudamos e como apresentamos as coisas e como compreendemos.
O hipertexto dá uma dimensão maior ao texto, onde você pode ao mesmo tempo em que ler um texto poderá vê alguma coisa sobre o mesmo assunto acrescentado conhecimento sobre o texto original em que se está lendo.
O hipertexto é um tipo de texto que contem hiperlinks que nos levam a outros textos ou outras paginas .
Hipertexto são conjuntos de elementos ligados por conexões em Internet. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação e podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos.
São conectados como se fosse um texto de um livro, um assunto é ligado ao outro em seqüência. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.

Atividade 1.1Ana Paula



O portal do professor deu informações mais objetivas sobre o assunto selecionado com mais clareza.
O outro meio de navegação as vezes fica a desejar,precisando de uma longa pesquisa para encontrar o assunto abordado,ao navegar não sentimos dificuldades de encontrar links desejados,após a pesquisa conseguimos voltar para a página inicial sem dificuldade .A navegação a deriva trouxe vários conhecimentos fora o assunto desejado.
Ana Paula e Camila

Atividade 2.1 Cintia

Ao clicar nos links a minha pesquisa foi ficando mais fácil e esclarecendo minhas dúvidas. Não me perdia e sempre retornava a página inicial com facilidade. Ao abrir os hiperlinks, realizava leituras além do texto proposto, esta prática eu já utilizava, porém não sabia a nomenclatura das navegações que estava realizando. Minha pesquisa foi muito rápida e superficial, fui abrindo os hiperlinks, novos textos dentro do próprio texto, mas não me preocupei em realizar leituras minuciosas. Foi muito importante esta navegação adquiri novos conhecimentos com relação ao que eu vinha fazendo e não me preocupava em nomear. As pesquisas realizadas em hipertextos, são gratificantes, pois podemos ampliar nossa pesquisa dentro do mesmo texto, sem que haja necessidade da abertura de novos sites, é uma navegação que não há como desviar do assunto, os textos dos hiperlinks são um complemento de nossa pesquisa. Os hipertextos são textos diferenciados que valorizam a pesquisa e nos proporcionam uma busca mais objetiva, sem perca de tempo.

Atividade 2.2 Eliane


O que é hipertexto?Quantas páginas foram listadas?Oque isso pode indicar -atividade 2.2
A repeito deste conceito a vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. Hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais recheada de ideias interligadas com associações . Navegar por alguns links no sentido de busca de significado apesar dele fazer parte do dia a dia na rede de Internet. Clicar nos links facilitou a caminhada para compreensão do que é um hipertexto. Por utilizar a internet para pesquisa não me perdi num contexto geral. Aprendi um pouco mais acerca do tema – hipertexto. Ele não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível a mais de 10 acessos .
Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.

Atividade2.3 Eliana Aguiar

Atividade 2.3 Eliana de Aguiar

Atv.2.3- O que é hipertexto?
Hipertexto nada mas é do que janelas associadas a uma série de imformações, contidas em um texto que nos permite modifica-lo no todo ou em partes interconectando diversas informações, uma vez que hipertexto também é uma literatura diferente em que o computador transcende os limites da tradicional forma escrita de textos.

Atividade 2.3 Eliana de Aguiar

Atv.2.3- O que é hipertexto?
Hipertexto nada mas é do que janelas associadas a uma série de imformações, contidas em um texto que nos permite modifica-lo no todo ou em partes interconectando diversas informações, uma vez que hipertexto também é uma literatura diferente em que o computador transcende os limites da tradicional forma escrita de textos.

Atividade2.1 Eliane

Qual e a impressão que a navegação no portal do professor deixou em cada grupo?Que diferença de percepção resultam?Alguém se perdeu na navegação?Souberam voltar para a pagina inicial?Navegar a deriva trouxe-lhes algum dano?Quais foram?
Deixou para cada grupo um aprendizado de como planejar uma aula diferente, de levar para a sala de aula coisas interessantes para os alunos.
Nossa impressão é que o Portal do Professor nos traz bastante informações, que são de grande valia para o ensino-aprendizagem. Além de nos mostrar atividades compartilhadas, blogs de outros grupos de estudo e muito mais. Percebemos que cada um tem sua visão de mundo e que portanto resulta em percepções diferenciadas. Nos sentimos perdidos, pelo motivo de ninguém saber de fato o que queria fazer, e assim fomos navegando,navegando sem rumo e sem direção.
Navegar livremente nos mostra que a liberdade pode trazer bons conhecimentos,como também prejudiciais, bons quando descobrimos coisas novas, enriquecimento para nosso fazer pedagógico,prejudiciais são os sites cheios de vírus que acarreta danos no computador. Portanto navegar à deriva trouxe-nos a compreensão de ganho e perda ao mesmo tempo.




Nomes: Alanna Braga Coan e Eliane Auxiliadora da Silva Toniato

Atividade 2.2 Cintia

O conceito e a exploração dos hipertextos hoje como atividade foi muito interessante, pois eu o já o fazia mas não tinha conhecimento do que se tratava, ou de como era usado. Clicar nos links facilita sim a navegação mas sabendo para onde estar indo, pois uma navegação a deriva não da em nada. E já sabendo, conhecendo e compreendendo o que o que é hipertextos me facilitou a navegação pois essa ligação de palavras chaves facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. Com a navegação em hipertexto não ouve problemas ou me perdi, pois tudo se tornou mais fácil. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

O tema central me fez ver que as pesquisas na internet podem ser bem produtivas e enriquecedoras, pois tive boas surpresas com essa pesquisa direcionada com rumo, sabendo onde vai dar. Então por essa aula já me sinto pronta para uma pesquisa em hipertextos.

atividade2.3alanna


O que e hipertexto?

Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma ideia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

Atividade 2.3 jessica


Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

atividade2.2alanna


O que e hipertextos?Quantas paginas foram listadas?O que isso pode indicar?

Ao pesquisar sobre Hipertexto encontrei vários conceitos que me levaram a construir a minha definição. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
O hipertexto é subversivo porque é construido coletivamente, contendo pensamentos diversificados. O leitor poderá seguir caminhos diferentes na compreensão do texto, dado o grande número de links que o conduzem a videos, imagens ou outros textos.Os hipertextos possuem um processo mais aberto de infinitas interligações que simbolizam a continua construção do conhecimento. Os hipertextos são utilizados principalmente nas areas da educação, comunicação e organização de dados. Aos educadores uma facilidade a mais na sua prática educativa.Navegar por hipertexto é bastante interessante, pois dá uma certa liberdade de escolha do que quer ler ou ver a respeito do assunto. Traz informações as vezes inesperadas, tornando uma aprendizagem prazeroza e interativa.Segundo a Infoescola hipertexto é uma forma interativa de permitir ao navegante decidir o rumo que quer seguir em sua viagem pela leitura, desta forma o caminho que ele vai trilhar dependerá dos interesses que surgiram enquanto navega.
Cada site em que se pesquisa encontram-se mais e mais conceitos sobre hipertexto, no Wikipédia é colocado como um texto em forma digital, em que se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos e o acesso se dá através de referencias denominadas hiperlinks destacados no corpo do texto principal que complementam o texto principal.
Mais de 10 paginas. Isso pode indicar que tem muitos saits para pesquisa, mas alguns não são confiaveis e outros são.

Atividade 2.2 jessica


Navegando em busca do conceito de Hipertexto.Ativ2.2 Hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Navegar por hipertexto tem um ar de aventura, de descobrimento de um vasto universo a ser descoberto e a ser inventado.

atividade2.3damila


Através de toda pesquisa pude relatar que hipertexto constitui num conjunto de possibilidades, incluindo os meios de comunicação e expressão, podendo afetar a forma de atuação do professor e do aluno.
O autor Lina Morgado diz que instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos para apoiar e facilitar a aprendizagem de si.
Ao navegar descobri que alguns autores definem hipertexto como um sistema de aprendizagem e outros como um sistema de ensino, mas sim estamos diante de mais um meio de acesso a informação, entre muitos outros de grande porte na educação, mas cabe aos educadores estudar a maneira de como formar aulas para a aprendizagem do dia-a-dia e fazer com que os educandos naveguem a procura de descobertas de aprendizagem e conhecimentos que poderão explorar através do espaço de informações que conseqüentemente irão encontrar.

Atividade 2.1 jessica


Ao navegarmos pelo portal do professor percebemos que é de fácil acesso e com conteúdos próprios de ensino;já em outros sites as possibilidades não são as mesmas,e sim com plenas diferenças de conteúdos e com navegação limitada,cabendo a professor examinar os conteúdos elaborando maneiras próprias de transmiti los aos seus alunos .Constatamos que a navegação a deriva nos trás grande quantidade de informações ate mesmo desnecessárias,por isso as vezes muitos não levam a serio o que buscam, sendo assim acabam desviando sites e conteúdos de maneira irresponsáveis se tratando de outros assuntos que não são aproveitados em sala de aula.

atividade2.1alanna


Qual e a impressão que a navegação no portal do professor deixou em cada grupo?Que diferença de percepção resultam?Alguém se perdeu na navegação?Souberam voltar para a pagina inicial?Navegar a deriva trouxe-lhes algum dano?Quais foram?
Deixou para cada grupo um aprendizado de como planejar uma aula diferente, de levar para a sala de aula coisas interessantes para os alunos.
Nossa impressão é que o Portal do Professor nos traz bastante informações, que são de grande valia para o ensino-aprendizagem. Além de nos mostrar atividades compartilhadas, blogs de outros grupos de estudo e muito mais. Percebemos que cada um tem sua visão de mundo e que portanto resulta em percepções diferenciadas. Nos sentimos perdidos, pelo motivo de ninguém saber de fato o que queria fazer, e assim fomos navegando,navegando sem rumo e sem direção.
Navegar livremente nos mostra que a liberdade pode trazer bons conhecimentos,como também prejudiciais, bons quando descobrimos coisas novas, enriquecimento para nosso fazer pedagógico,prejudiciais são os sites cheios de vírus que acarreta danos no computador. Portanto navegar à deriva trouxe-nos a compreensão de ganho e perda ao mesmo tempo.




Nomes: Alanna Braga Coan e Eliane Auxiliadora da Silva Toniato

atividade2.2damila

Ao navegar senti um pouco de dificuldade pois não é um assunto que utilizo diariamente, sendo assim se torna mais difícil compreender os textos e voltar para o começo. Não fiquei completamente perdida, mas a meu parecer é uma aprendizagem fácil falta apenas um pouco mais de habilidade e treinamentos.
Pude constatar que o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, possibilitando a livre escolha, onde começar e em que ordem seguir.
Continuando a busca descobri que um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua formação não-linear de leitura. O trabalho com hipertextos na educação, pode impulsionar o aluno a pesquisa e a produção textual, facilitando a aprendizagem e a descoberta, pois a partir do momento que se busca uma informação os usuários participam de uma nova construção de conhecimento.A internet, através do WWW, será o meio hipertextual, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links. É através dos hipertextos que encontramos referências sobre os links, e é através dos links que são produzidos documentos e arquivos, tornando-se mais rápida e fácil a navegação sobre assuntos específicos.
Andei pela história, características, conferências acadêmicas, hipertexto na educação, enfim assuntos inesperados por onde nunca naveguei; sabendo que o objetivo de todo hipertexto é através de um texto, conter um gráfico, um filme ou até diferentes sons.
Através de toda essa navegação pude constatar a importância de usufruir o lado bom da internet, das mídias, pois assim a aprendizagem fica mais fácil e prazerosa, mas se não acompanharmos o avanço das tecnologias constantemente faltará profissionais competentes.      DAMILA

atividade2.1 luciana guarnieri


O Portal do professor deixou uma impressão positiva, trazendo informações para o ensino-aprendizagem. Mostra atividades compartilhadas, blog de outros grupos de estudo e muito mais. Cada um tem uma visão de mundo resultando em percepções diferentes. Nós não nos sentimos perdidos pois nossa monitora nos auxiliou no que foi necessário.
Navegamos livremente, podendo observar que essa liberdade trouxe bons conhecimentos, pois quando descobrimos coisas novas, enriquecemos nosso fazer pedagógico.

atividade2.1damila


Ao navegarmos pelo portal do professor percebemos que é de fácil acesso e com conteúdos próprios de ensino;já em outros sites as possibilidades não são as mesmas,e sim com plenas diferenças de conteúdos e com navegação limitada,cabendo a professor examinar os conteúdos elaborando maneiras próprias de transmiti los aos seus alunos .Constatamos que a navegação a deriva nos trás grande quantidade de informações ate mesmo desnecessárias,por isso as vezes muitos não levam a serio o que buscam, sendo assim acabam desviando sites e conteúdos de maneira irresponsáveis se tratando de outros assuntos que não são aproveitados em sala de aula.



Damila e Jéssica

atividade2.3 luciana guarnieri


O hipertexto se baseia em um conjunto de fragmentos de informacoes e de anexos eletrônicos que os conectam entre si, e
 faz com que o usuário ao acessar um determinado ponto do hipertexto, consequentemente outros
 fragmentos que estao interligados também sao acressentados.

atividade2.2 Luciana Guarnieri

A cada dia que passa somos levados a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes da vida toda.
A clicar nos links pude ver inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto.Percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto,  como o nome já diz o hipertexto está numa posiçao superior do texto que vai além dele,dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links,que permitem tecer o caminho de outras janelas. Na internet a relaçao entre educaçao e mídias digitais se faz a partir da popularizaçao, e mediante o uso intenso da linguagem html, que possibilitou a montagem de rede hipertextuais com links.
Ao invés da tecnologia dos links, o jornal impresso desenvolveu técnicas análogas que podem quebrar a linearidade da leitura.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a world wide web, no entanto a internet não é o único suporte do link.Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados mas muito menos usados é a palavra correspondentes “hipermídia,”que se refere há ramificações complexas e gráficas, filmes e sons responsivos, assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo “multimídia interativa”, quatro sílabas mais longas , e que não expressa a idéia de hipertexto estendida.
primeiras manifestações hipertextuais  acontece nos séculos XVI e XVII através dos manuscritos e As margnalia ,os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelo copintes  e caracterizavam uma espécie de escrita coletiva e os segundos eram  anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos.