sábado, 7 de abril de 2012

2.2 – NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks,  ou simplesmente links Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto.A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.


Por, Lucilea Bergamaschi Flegler

terça-feira, 3 de abril de 2012

O hipertexto permite novas formas de design e produção de estruturas informacionais. Ele permite ao leitor uma leitura, uma navegação dinâmica pela informação disponível. Como as tecnologias informacionais se sobrepõem umas às outras, muitos dos recursos de paginação tradicional como parágrafos, margens, títulos, subtítulos, são apropriados pelos hipertextos, na organização da informação. No entanto, mesmo partindo ou utilizando desses elementos, o hipertexto ultrapassa os limites da página impressa como um agente físico delimitador da informação e do livro como uma unidade física, única, completa.

Shirley Bastos Gonçalves Fardin

Conceituando Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Conceituando Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Shirley Bastos G. Fardin
Atividade 2.1:
Durante a navegação não sentimos dificuldades de entrar e sair dos links.  Podemos observar que, quando procuramos algo que queremos é mais fácil encontrá-lo nos sites que conhecemos, pois, a procura se torna mais objetiva e rápida.
Na navegação em hipertextos podemos descobrir outras novidades mas também podemos correr o risco de passar o dia inteiro sem obter nenhum resultado se navegarmos “à deriva”.


Shirley Bastos Gonçalves Fardin
Laiza Gonçalves Bastos Covre

Conceituando Hipertexto

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como navegação. Ou seja, é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Clicando com o “mouse” numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos.

Simone Maria Ferrari atividade 2.4


ATIVIDADE 2,4 Simone Maria Ferrari Mar 29 2012 11:59:15:000AM
Concordo com a colega, os hipertextos facilitam na aprendizagem dos alunos em sua navegação pela internet.


SIMONE FERRARI Atividade 2.3


Atividade 2.3 SIMONE FERRARI
Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
[A relação entre Educação e mídias digitais se faz a partir da popularização da internet, mediante o uso intenso da linguagem html, que possibilitou a montagem de rede hipertextuais, com links. Com o uso de hipertexto, conexões disponibilizam material de referência, independente do tema de interesse, com construção de base de dados cujo acesso associativo forma uma verdadeira rede de conceitos e exemplos.
No meio acadêmico-científico, a organização das informações são artificiais, pois tendem a uma hierarquização forjada. A disposição das informações no meio reticular da internet, com o auxílio dos hiperlinks, disponibiliza os conteúdos relacionados conforme seu desenvolvimento, a partir da ideia de que hipertextos transformam automaticamente palavra em texto escrito. Dessa maneira, são como as associações na mente humana, que se movimenta de uma representação pra outra ao longo de uma rede intricada.
Conforme Pierre Lévy, os conteúdos tendem à digitalização, que conecta numa mesma rede o cinema, o jornalismo, a música e as telecomunicações, deixando o tratamento físico dos dados em segundo plano. Assim, "ao entrar em um espaço interativo e reticular de manipulação, associação e leitura, a imagem e o som adquirem um estatuto de quase-textos", o que amplia as ferramentas de ensino e discussão.


Atividade 2.1 e 2.2 Simone Ferrari


Atividade 2.1 e 2.2
Ao navegar livremente na net pude ter noção sobre hipertexto e hiperlink; que me facilitou muito para a realização desta atividade, não tive dificuldade alguma para a realização desta atividade, ao contrario aprendi muito com o tema, hipertexto é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisual mente pode fazer parte da textura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.
Simone Ferrari

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ativ 2.3 olivia


Hipertexto é uma ferramenta de pesquisa que auxilia o pesquisador durante suas tarefas, é uma forma rápida de pesquisar.

ativ 2.2 olivia


A navegação pelos diversos conceitos de hipertexto, obtive muitas informações sobre essa ferramenta de pesquisa, clicar nos links facilitou a minha caminhada para conhecer os conceitos de hipertexto. Não me perdi em nenhum momento da navegação consegui retornar com facilidade ás páginas iniciais.
Naveguei por conceitos de hipertexto no wikipédia, no infoescola, o hipertexto e as práticas de leitura, entre outros.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Estes links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto.
O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse`` numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação``.
Foi muito bom conhecer mais sobre o hipertexto.

ativ 2.1 olivia




Hipertexto é uma ferramenta de trabalho que auxilia nas pesquisas dos internautas já traz hiperlinks e links . Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas. Durante a pesquisa não foi difícil ir e voltar às páginas iniciais. Apesar dos diferentes conceitos todos nos levam a uma mesma ideia sobre o hipertexto. Foi muito produtiva a pesquisa.