Atividade
2.3 SIMONE FERRARI
Hipertexto
e Educação
Um
tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na
Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à
pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de
ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem
acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar
localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam
activamente de um processo de busca e construção do conhecimento,
forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível
do que aquela directa e explícita.
[A
relação entre Educação e mídias digitais se faz a partir da
popularização da internet, mediante o uso intenso da linguagem
html, que possibilitou a montagem de rede hipertextuais, com links.
Com o uso de hipertexto,
conexões disponibilizam material de referência, independente do
tema de interesse, com construção de base de dados cujo acesso
associativo forma uma verdadeira rede de conceitos e exemplos.
No
meio acadêmico-científico, a organização das informações são
artificiais, pois tendem a uma hierarquização forjada. A disposição
das informações no meio reticular da internet, com o auxílio dos
hiperlinks, disponibiliza os conteúdos relacionados conforme seu
desenvolvimento, a partir da ideia de que hipertextos transformam
automaticamente palavra em texto escrito. Dessa maneira, são como as
associações na mente humana, que se movimenta de uma representação
pra outra ao longo de uma rede intricada.
Conforme
Pierre Lévy, os conteúdos tendem à digitalização, que conecta
numa mesma rede o cinema, o jornalismo, a música e as
telecomunicações, deixando o tratamento físico dos dados em
segundo plano. Assim, "ao entrar em um espaço interativo e
reticular de manipulação, associação e leitura, a imagem e o som
adquirem um estatuto de quase-textos", o que amplia as
ferramentas de ensino e discussão.
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