sexta-feira, 30 de março de 2012
atividade2.3
É uma forma de navegação veloz e acessivel que nos permite navegar por vários caminhos e por idéias de outros autores no texto, pois seus recursos contribuem para uma melhor aprendizagem do aluno e facilita a pesquiza que está sendo feita através de suas imagens, sons.
atividade2.1adriana
É muito prazerozo navegar livremente pela internet, pois sempre há descobertas de novos caminhos que despertam nossos interesses, mas essa navegação também deve ser um pouco cuidadoso, pois nem sempre os sites visitados são confiaveis e se não quisermos correr riscos é mais vantajoso navegar em sites seguros e conhecidos.
Navegando na internet - Hipertexto
Hoje em dia a maioria das pessoas utilizam a internet como meio de várias conexões com o mundo. Navegar virou um meio das pessoas de outros lugares e países se conectarem, se conhecerem e trocarem informações.
Para facilitar a troca de informações e enriquecer nosso aprendizado, foi desenvolvido o hipertexto que é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Os hipertextos são um meio de informação que permite ao leitor buscar em estruturas de blocos , de textos não-lineares e não-sequencias ligados por links.
Desta forma, ele oferece múltiplos caminhos para você navegar, e assim poder ir de um link para outro sem sair do link que você está.
Desta forma, ele oferece múltiplos caminhos para você navegar, e assim poder ir de um link para outro sem sair do link que você está.
Gostei do parecer de uma colega ao conceituar hipertexto, pois ela apontou pontos positivos e relevantes ao mesmo, quais suas utilidades e como usá-lo de forma adequada e saber quais links próprios para acessar.
Vanessa Baldotto De Nardi
ATIVIDADE 2.2
Ao navegar pelos sites para responder a pergunta o que é hipertexto foram encontrado aproximadamente 573000 resultados, mostrando dessa forma que existe vários textos falando do mesmo assunto, levando a pessoa que pesquisa a ter um critério de escolha eficaz, pois nem todos os textos que encontramos são verdadeiros tendo então como segurança pesquisar sempre em sites mais seguros e precisos.
Durante a pesquisa realizada observei que os links facilitam a busca, pois através deles podemos retornar a resultados já encontrados anteriormente e dessa maneira adquirimos novos conhecimentos uma vez que nesse tipo de atividade sempre devemos aprofundar nas buscas pois o leitor não deve ser ingênuo a ponto de acreditar no primeiro resultado encontrado sem maiores averiguações, obtendo dessa forma um conhecimento e trabalho seguro e confiável.
Podemos definir hipertextos como um texto em formato digital que pode ser formado por palavras, vídeos, imagens e sons.
Através dessa pesquisa, não seria possível comentar todos os textos que foram lidos, visto que teria que aprofundar no assunto para ver qual das informações seria verídica. No entanto devemos estar sempre nos atualizando porque a cada dia que passa aparece novas descobertas levando o leitor e o escritor a uma gama de conhecimentos, tendo como base uma visão crítica sobre os assuntos estudados.
Enfim o hipertexto é uma ferramenta da atualidade onde professores e alunos devem usar com frequência, além de propiciar conhecimentos e olhar crítico leva a turma a aprender de forma mais prazerosa e eficaz tornando-se futuramente cidadãos conscientes que sabem fazer a escolha certa.
Atividade 2.3- Rosa Elisa
Hipertexto
refere-se a um texto em formato digital organizado com diversos links
que levam o leitor a novos textos. Textos esses, que transmitem
informações referentes ao link de forma que o leitor de interesse mais
sobre determinado assunto. Ele pode ou não entrar nos links dispostos
nos hipertextos, depende de sua curiosidade e necessidade.
Com
relação ao uso de hipertextos no contexto escolar, pode-se afirmar que
tal recurso proporciona maior aprendizado ao aluno uma vez que o mesmo
tende a participar de forma ativa, atuando junto ao professor de forma
on line, pois o aluno é construtor de seu conhecimento e, portanto livre
para navegar pelos Lins disponíveis nos hipertextos.
Ao pesquisar o tema na internet, encontrei uma citação muito interessante que agora, compartilho com os colegas:
Lina Morgado (1998), em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção",
cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da
aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens
da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à
possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de
acesso à informação, entre muitos.
Verifica,
entre os autores que abordam o tema, duas vertentes: autores que o
definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de
aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores
que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e
tarefas orientadas para objetivos.
Encontra,
ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em
uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e
descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela
experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário,
informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de
aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem
explícita.
Há,
porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um
alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias
individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Alguns autores adiantam que "instrumentos
e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente
para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
Atividade 2.2 Navegando por Hipertextos - Rosa Elisa
Ao
pesquisar o que é hispertexto, foram listadas 89 páginas em Cerca de
465.000 resultados (0,07 segundos), o que pode indicar que há muitas
informações disponíveis referentes ao tema em questão. Isso alerta
também, para a possibilidade de informações incoerentes, sendo
necessário ler com muita atenção
Navegar
pelos links em meio aos hipertextos nos sugere refletir e ampliar
conhecimentos, pois ao lermos determinadas informações, podemos visitar
outras páginas somente com alguns cliques nos links disponíveis, com
isso, evita-se a perda de tempo em buscar informações fora do contexto
estudados, centralizando assim, o que de fato interessa. Posso ou não,
navegar por outras páginas de acordo com meu interesse, curiosidade e
com isso, conhecer novos conceitos dentro de um conceito nada restrito,
facilitando a navegação e não dificultando devido a organização das
informações nos textos. Conhecer o significado
de hipertextos, navegando de descontraidamente, pude conhecer novos
significados, trilhar caminhos não percorridos por mim diariamente, mas
descrever cada passo, sinceramente acredito ser quase impossível,
retornar não foi problema, mas há infinidade de links dentro de cada
página gerando outros hipertexto, os quais se não navegarmos com
atenção, podemos nos perder literalmente. De qualquer forma, a estrutura
dos hipertextos, com seus devidos links direcionando para outras
informações, facilitam a navegação e ampliando conhecimentos.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Enviada em Feb 16 2012 02:07:59:000PM
Atividade 2.1
Para navegar na internet é necessário que tenha um computador conectado na rede de internet, direta ou indiretamente. Hoje em dia, maioria das pessoas utiliza a internet como meio de várias conexões com a internet. Navegar virou um meio de pessoas de outros lugares e países se conectarem, e se conheçerem.
Atividade 2.1
Para navegar na internet é necessário que tenha um computador conectado na rede de internet, direta ou indiretamente. Hoje em dia, maioria das pessoas utiliza a internet como meio de várias conexões com a internet. Navegar virou um meio de pessoas de outros lugares e países se conectarem, e se conheçerem.
terça-feira, 27 de março de 2012
atividade 2-8 vanusa
segunda-feira, 26 de março de 2012
2.7 solange toniato
Tentamos
agir com os alunos na forma mais natural possível, tratando-os com respeito e
também impondo respeito como dizer para o aluno a hora que ele pode falar, dá
sua opinião, pedir pra ir ao banheiro ou tomar água, respeitar o espaço do
coleguinha.
Impor
castigo severos estamos vendo que não funciona, pois violência gera violência,
o que podemos fazer é conversar com aluno
e fazer ele perceber onde errou e fazer com ele perceba e não repita mais
aquele erro.
Quando
foi aplicado o projeto alimentação saudável pudemos observar que os alunos
interagiram muito bem , falaram bastante, deram muitos exemplos, descobriram o
que é uma alimentação saudável,tiraram suas duvidas sobre o que comer e que
hora pode comer,cada um colaborou com o aprendizado do colega.
A
satisfação foi imensa trabalhar com esse projeto , vê cada aluno criando seu
aprendizado, crescendo na sua imaginação, interação,isso satisfaz qualquer
educador,cada aluno teve sua forma de aprendizado, mas todos aprenderam , pois
depois desse projeto pudemos observar algumas mudanças de hábitos na hora do
recreio deles, aqueles que não comiam na escola passaram a comer, pouca coisa,
mas começaram, aqueles que traziam comida de casa, também mudaram a merenda
trazendo, frutas,e outros alimentos ditos saudáveis no projeto.
Claudina atividade 2.2
Estamos
vivendo em um mundo onde há mais imagens do que palavras o visual
predomina .A leitura das imagens fixas e móveis da publicidade e da
Arte nos torna conscientes acerca daquilo que aprendemos através da
imagem. .Conhecimento
,elucidação da realidade, descoberta daquilo que está oculto, é o
que o homem absorve através de experiências, teorias, ideias,
conceitos e informações que lhe são apresentadas, para um
determinado fim ou não. Só depois de compreendido é que “algo”
pode ser considerado conhecido. O conhecimento é um dos principais
fatores para a criação de uma sociedade mais igualitária. Cabe
lembrar que o ato do conhecimento é local, está enraizado nas
pessoas, ele é adquirido e único para cada uma. É uma bagagem que
o homem vai carregando e enchendo. Não transfere tudo o que sabe.
Para passar a maior parte do seu conhecimento.
atividade2.3 Daniela
Hipertexto
é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam
outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras,
imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas
denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na
forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos
ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de
informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou
complementam o texto principal.
atividade2.1 Daniela
Navegar na Internet à deriva,ou seja, livremente é muito bom, pois temos liberdade de acesso a diversos sites, links. É muito interessante a facilidade que temos de adquirir informações ao mesmo tempo, sabendo utilizá-las é de grande importância para o enriquecimento de nossas aulas. Não encontrei dificuldades para navegar e foi muito proveitoso.
Atividade 2.2 Daniela
Realizando
a pesquisa na internet sobre hipertexto encontrei mais de dez páginas
de informações. Observa-se o leque de conhecimentos que podemos
adquirir.
Utilizando os links
realizei a pesquisa de forma tranquila trazendo o melhor entendimento do
assunto. Realizei a pesquisa com facilidade descartando a possibilidade
de perdas e sim podendo adquirir diferentes conceitos sobre o que é
hipertexto.
A navegação também se
torna interessante porque podemos obter informações de diferentes
culturas, pensamentos ,opiniões, além disso podemos
acrescentar,colaborar,somar,ajudar,linkar e mais algum infinitivo do
gênero. Você deve estar pronto a trabalhar em cima de algo preexistente,
assumindo que alguém vai modificar o que você está fazendo e isso
significa crescimento, desenvolvimento. Lembrando que as informações
circulam através da rede de diversas maneiras, dependendo da sua
natureza e finalidade. Sabendo que não podemos ignorá-la pois está cada
dia mais incorporada em nossa sociedade.
Navegar ,pesquisar,
trocar conhecimentos nos faz pessoas mais cultas e interessantes, por
isso devemos continuar crescendo e aceitando as mudanças no nosso meio,
para que possamos realizar um trabalho com ótima qualidade. Bom
trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)