sexta-feira, 30 de março de 2012

atividade2.3


É uma forma de navegação veloz e acessivel que nos permite navegar por vários caminhos e por idéias de outros autores no texto, pois seus recursos contribuem para uma melhor aprendizagem do aluno e facilita a pesquiza que está sendo feita através de suas imagens, sons.

atividade2.1adriana

É muito prazerozo navegar livremente pela internet, pois sempre há descobertas de novos caminhos que despertam nossos interesses, mas essa navegação também deve ser um pouco cuidadoso, pois nem sempre os sites visitados são confiaveis e se não quisermos correr riscos é mais vantajoso navegar em sites seguros e conhecidos.

Navegando na internet - Hipertexto

Hoje em dia a maioria das pessoas utilizam a internet como meio de várias conexões com o mundo. Navegar virou um meio das pessoas de outros lugares e países se conectarem, se conhecerem e trocarem informações.
Para facilitar a troca de informações e enriquecer nosso aprendizado, foi desenvolvido o hipertexto que é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Os hipertextos são um meio de informação que permite ao leitor buscar em estruturas de blocos , de textos não-lineares e não-sequencias ligados por links.
Desta forma, ele oferece múltiplos caminhos para você navegar, e assim poder ir de um link para outro sem sair do link que você está.
Gostei do parecer de uma colega ao conceituar hipertexto, pois ela apontou pontos positivos e relevantes ao mesmo, quais suas utilidades e como usá-lo de forma adequada e saber quais links próprios para acessar.

Vanessa Baldotto De Nardi

ATIVIDADE 2.2


Ao navegar pelos sites para responder a pergunta o que é hipertexto foram encontrado aproximadamente 573000 resultados, mostrando dessa forma que existe vários textos falando do mesmo assunto, levando a pessoa que pesquisa a ter um critério de escolha eficaz, pois nem todos os textos que encontramos são verdadeiros tendo então como segurança pesquisar sempre em sites mais seguros e precisos.
Durante a pesquisa realizada observei que os links facilitam a busca, pois através deles podemos retornar a resultados já encontrados anteriormente e dessa maneira adquirimos novos conhecimentos uma vez que nesse tipo de atividade sempre devemos aprofundar nas buscas pois o leitor não deve ser ingênuo a ponto de acreditar no primeiro resultado encontrado sem maiores averiguações, obtendo dessa forma um conhecimento e trabalho seguro e confiável.
Podemos definir hipertextos como um texto em formato digital que pode ser formado por palavras, vídeos, imagens e sons.
Através dessa pesquisa, não seria possível comentar todos os textos que foram lidos, visto que teria que aprofundar no assunto para ver qual das informações seria verídica. No entanto devemos estar sempre nos atualizando porque a cada dia que passa aparece novas descobertas levando o leitor e o escritor a uma gama de conhecimentos, tendo como base uma visão crítica sobre os assuntos estudados.
Enfim o hipertexto é uma ferramenta da atualidade onde professores e alunos devem usar com frequência, além de propiciar conhecimentos e olhar crítico leva a turma a aprender de forma mais prazerosa e eficaz tornando-se futuramente cidadãos conscientes que sabem fazer a escolha certa.

Atividade 2.3- Rosa Elisa




Hipertexto refere-se a um texto em formato digital organizado com diversos links que levam o leitor a novos textos. Textos esses, que transmitem informações referentes ao link de forma que o leitor de interesse mais sobre determinado assunto. Ele pode ou não entrar nos links dispostos nos hipertextos, depende de sua curiosidade e necessidade.
Com relação ao uso de hipertextos no contexto escolar, pode-se afirmar que tal recurso proporciona maior aprendizado ao aluno uma vez que o mesmo tende a participar de forma ativa, atuando junto ao professor de forma on line, pois o aluno é construtor de seu conhecimento e, portanto livre para navegar pelos Lins disponíveis nos hipertextos.
Ao pesquisar o tema na internet, encontrei uma citação muito interessante que agora, compartilho com os colegas:
Lina Morgado (1998), em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção", cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de acesso à informação, entre muitos.
Verifica, entre os autores que abordam o tema, duas vertentes: autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).


Atividade 2.2 Navegando por Hipertextos - Rosa Elisa



Ao pesquisar o que é hispertexto, foram listadas 89 páginas em Cerca de 465.000 resultados (0,07 segundos), o que pode indicar que há muitas informações disponíveis referentes ao tema em questão. Isso alerta também, para a possibilidade de informações incoerentes, sendo necessário ler com muita atenção
Navegar pelos links em meio aos hipertextos nos sugere refletir e ampliar conhecimentos, pois ao lermos determinadas informações, podemos visitar outras páginas somente com alguns cliques nos links disponíveis, com isso, evita-se a perda de tempo em buscar informações fora do contexto estudados, centralizando assim, o que de fato interessa. Posso ou não, navegar por outras páginas de acordo com meu interesse, curiosidade e com isso, conhecer novos conceitos dentro de um conceito nada restrito, facilitando a navegação e não dificultando devido a organização das informações nos textos.   Conhecer o significado de hipertextos, navegando de descontraidamente, pude conhecer novos significados, trilhar caminhos não percorridos por mim diariamente, mas descrever cada passo, sinceramente acredito ser quase impossível, retornar não foi problema, mas há infinidade de links dentro de cada página gerando outros hipertexto, os quais se não navegarmos com atenção, podemos nos perder literalmente. De qualquer forma, a estrutura dos hipertextos, com seus devidos links direcionando para outras informações, facilitam a navegação e ampliando conhecimentos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Enviada em Feb 16 2012 02:07:59:000PM


Atividade 2.1
Para navegar na internet é necessário que tenha um computador conectado na rede de internet, direta ou indiretamente. Hoje em dia, maioria das pessoas utiliza a internet como meio de várias conexões com a internet. Navegar virou um meio de pessoas de outros lugares e países se conectarem, e se conheçerem.

terça-feira, 27 de março de 2012

atividade 2-8 vanusa


O projeto Alimentação Saudável na educação infantil, um dos objetivos foi criar hábitos desde cedo nas crianças em ter uma alimentação que vá ajudá-la o resto de sua vida. A turma que está sendo aplicado o projeto o recebeu de forma harmoniosa, quando aplicamos este projeto no primeiro dia, eles estavam com “chips”, biscoito recheado, chicletes na bolsa, que seriam substituídos pela merenda da escola na hora do recreio, ouvindo falar em alimentação saudável muitos deles já perceberam que aquilo que estavam trazendo não era correto, já no outro dia não trouxeram e começaram a experimentar a merenda da escola, e aqueles que não gostam trouxeram fruta de casa, pão com ovo e alface e falaram que contaram pra mãe que queriam trazer isso porque queriam viver mais, mas o projeto não parou por ai, continuamos a falar mais em alimentação saudável, e estamos vendo que alguns estamos tendo resultados positivos. Alguns objetivos infelizmente não serão atingidos porque nem todos na sala podem ter o “Maximo da alimentação saudável” como frutas todos os dias, verduras e assim por diante; devido as condições financeiras, mas saber o que não podem comer todos os dias como “chips” isso eles já estão aprendendo. E com isso espermas que no futuro essas crianças se tornem jovens saudáveis.

segunda-feira, 26 de março de 2012

2.7 solange toniato


Tentamos agir com os alunos na forma mais natural possível, tratando-os com respeito e também impondo respeito como dizer para o aluno a hora que ele pode falar, dá sua opinião, pedir pra ir ao banheiro ou tomar água, respeitar o espaço do coleguinha.
Impor castigo severos estamos vendo que não funciona, pois violência gera violência, o que podemos fazer é conversar com  aluno e fazer ele perceber onde errou e fazer com ele perceba e não repita mais aquele erro.
Quando foi aplicado o projeto alimentação saudável pudemos observar que os alunos interagiram muito bem , falaram bastante, deram muitos exemplos, descobriram o que é uma alimentação saudável,tiraram suas duvidas sobre o que comer e que hora pode comer,cada um colaborou com o aprendizado do colega.
A satisfação foi imensa trabalhar com esse projeto , vê cada aluno criando seu aprendizado, crescendo na sua imaginação, interação,isso satisfaz qualquer educador,cada aluno teve sua forma de aprendizado, mas todos aprenderam , pois depois desse projeto pudemos observar algumas mudanças de hábitos na hora do recreio deles, aqueles que não comiam na escola passaram a comer, pouca coisa, mas começaram, aqueles que traziam comida de casa, também mudaram a merenda trazendo, frutas,e outros alimentos ditos saudáveis no projeto.

Claudina atividade 2.2


Estamos vivendo em um mundo onde há mais imagens do que palavras o visual predomina .A leitura das imagens fixas e móveis da publicidade e da Arte nos torna conscientes acerca daquilo que aprendemos através da imagem. .Conhecimento ,elucidação da realidade, descoberta daquilo que está oculto, é o que o homem absorve através de experiências, teorias, ideias, conceitos e informações que lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. Só depois de compreendido é que “algo” pode ser considerado conhecido. O conhecimento é um dos principais fatores para a criação de uma sociedade mais igualitária. Cabe lembrar que o ato do conhecimento é local, está enraizado nas pessoas, ele é adquirido e único para cada uma. É uma bagagem que o homem vai carregando e enchendo. Não transfere tudo o que sabe. Para passar a maior parte do seu conhecimento.

atividade2.3 Daniela


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

atividade2.1 Daniela



Navegar na Internet à deriva,ou seja, livremente é muito bom, pois temos liberdade de acesso a diversos sites, links. É muito interessante a facilidade que temos de adquirir informações ao mesmo tempo, sabendo utilizá-las é de grande importância para o enriquecimento de nossas aulas. Não encontrei dificuldades para navegar e foi muito proveitoso.

Atividade 2.2 Daniela


Realizando a pesquisa na internet sobre hipertexto encontrei mais de dez páginas de informações. Observa-se o leque de conhecimentos que podemos adquirir.

Utilizando os links realizei a pesquisa de forma tranquila trazendo o melhor entendimento do assunto. Realizei a pesquisa com facilidade descartando a possibilidade de perdas e sim podendo adquirir diferentes conceitos sobre o que é hipertexto.
A navegação também se torna interessante porque podemos obter informações de diferentes culturas, pensamentos ,opiniões, além disso podemos acrescentar,colaborar,somar,ajudar,linkar e mais algum infinitivo do gênero. Você deve estar pronto a trabalhar em cima de algo preexistente, assumindo que alguém vai modificar o que você está fazendo e isso significa crescimento, desenvolvimento. Lembrando que as informações circulam através da rede de diversas maneiras, dependendo da sua natureza e finalidade. Sabendo que não podemos ignorá-la pois está cada dia mais incorporada em nossa sociedade.
Navegar ,pesquisar, trocar conhecimentos nos faz pessoas mais cultas e interessantes, por isso devemos continuar crescendo e aceitando as mudanças no nosso meio, para que possamos realizar um trabalho com ótima qualidade. Bom trabalho.