Hipertexto
refere-se a um texto em formato digital organizado com diversos links
que levam o leitor a novos textos. Textos esses, que transmitem
informações referentes ao link de forma que o leitor de interesse mais
sobre determinado assunto. Ele pode ou não entrar nos links dispostos
nos hipertextos, depende de sua curiosidade e necessidade.
Com
relação ao uso de hipertextos no contexto escolar, pode-se afirmar que
tal recurso proporciona maior aprendizado ao aluno uma vez que o mesmo
tende a participar de forma ativa, atuando junto ao professor de forma
on line, pois o aluno é construtor de seu conhecimento e, portanto livre
para navegar pelos Lins disponíveis nos hipertextos.
Ao pesquisar o tema na internet, encontrei uma citação muito interessante que agora, compartilho com os colegas:
Lina Morgado (1998), em um estudo intitulado "O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princípios para a sua concepção",
cuja abordagem tem como suporte teórico teorias psicológicas da
aprendizagem, faz algumas considerações interessantes sobre as vantagens
da aprendizagem através dos sistemas de hipertexto contrapondo-as à
possibilidade, segundo alguns, de estarmos diante de mais um meio de
acesso à informação, entre muitos.
Verifica,
entre os autores que abordam o tema, duas vertentes: autores que o
definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de
aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores
que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e
tarefas orientadas para objetivos.
Encontra,
ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em
uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e
descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela
experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário,
informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de
aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem
explícita.
Há,
porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um
alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias
individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Alguns autores adiantam que "instrumentos
e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente
para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
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