terça-feira, 13 de março de 2012

atividade2.2

Conceito do hipertexto

Ao começar fala sobre o hipertexto precisamos a auto ajudar do site para informações que facilitam interpretação do texto lido.
Segundo o professor Lindomar ,o termo hipertexto foi criado por Thodore Nelson, na década de sessenta,para denominar a formar da escrita/leitura não linear na informática,pelo sistema xandu.Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do de positivo Memex.
Assim como a vida e o tempo estão fragmentados, divididos em múltiplos pontos compondo uma rede em que novas conexões surgem conforme o momento e a necessidade, o mesmo vale para o texto. escrevemos e lemos com a possibilidade de abrir "janelas", de fazer links e conexões com informações, referenciais que vão nos associar rápida e intuitivamente a outros textos, outros fragmentos, outras ideias.
Estamos chegando à forma de leitura e de escrita mais próxima do nosso próprio esquema mental: assim como pensamos em hipertexto, sem limites para a imaginação a cada novo sentido dado a uma palavra, também navegamos nas múltiplas vias para que o novo texto nos abre, não mais em páginas, mas em dimensões superpostas, que se interpenetram e que podemos compor e recompor a cada leitura.
O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.
É neste tipo de texto ,no hipertexto,que o ser humano encontrou um auxílio,no que se refere na aquisição e assimilação de conhecimento,é uma forma mais organizada de conhecimento.
No hipertexto temos a livre escolha de onde começar e onde seguir,permitindo o leitor decidir onde viajar na leitura,tornando -se as situações mais flexíveis.
No início foi um pouco difícil ,mas nada como a prática,para podermos nos aperfeiçoarmos. O bom
é que neste local não são usados somente palavras,mas visualização e sons ,onde muitas vezes são mais significativos no aprendizado.

Andreia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário