quarta-feira, 29 de agosto de 2012

atividade2.1.MariaaAparecidaRemer

Navegando com à deriva nos possibilitou a ter um bom acesso a compreender melhor o hipertexto.
Conseguimos ir e voltar pelos caminhos no qual desejamos. Onde conhecemos várias coisas inesperadas e aprendemos pouco a pouco sobre o tema central, levando ter acesso ao conhecimento de outras palavras como: digital, hiperlinks, links, ícones, Roland Barthes.
Neste contexto obtemos novas aprendizagens e novos acessos em outras palavras, onde podemos identificar através de nossa pesquisa no hipertexto podemos enumerar sim o que lemos.

Um sistema hipertexto trabalha em colaboração com o usuário, o qual tem a inteligência para compreender o conteúdo semântico dos vários nós e determinar qual de suas ligações seguirá. • O hipertexto pode ser considerado como uma nova classe para o gerenciamento de informações, pois permite criar, anotar, unir, e compartilhar informações, proporcionando o acesso a estas de uma forma não-seqüencial, ao contrário dos sistemas de informações tradicionais, que são seqüenciais por natureza. (JOHNSON, STEVEN)

uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa. (SANTOS)

Dupla: Lindaura _Maria Aparecida Remer

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