O hipertexto traz uma nova forma de compreensão de sociedade e de mundo,  possibilitando ampliar a visão para outras dimensões. A informação é  organizada de forma que exige nova competência do leitor em buscar  através dos links a compreensão de conceitos relacionados ao texto. 
De acordo com Lévy (1993, p. 33) hipertexto “é um conjunto de nós  ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens,  gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos  (...)”. Sendo assim, podemos afirmar que esses nós são os possíveis  “caminhos” dispostos no texto para que o leitor realize sua pesquisa,  podendo retomar ao conteúdo inicial com mais entendimento, ou ainda,  continuar desdobrando os nós. 
São muitas as vantagens que o hipertexto oferece, como por exemplo,  autonomia de navegar em espaços abertos e ilimitados, diferente do que  ocorre na leitura de livros. A leitura do texto é realizada segundo  idéias do leitor e não da lógica apresentada no texto pelo autor. 
Sendo assim, o hipertexto é uma das ferramentas de construção de  aprendizagem que deve ser considerada na educação escolar, portanto,  enquanto educadores atentos às habilidades e competências a serem  desenvolvidas nos educandos, devemos buscar formas que os orientem na  sua formação. 
REFERÊNCIA:  
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na  era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro:  Editora 34, 1993.

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