quarta-feira, 7 de março de 2012

Navegação em Hipertexto - Ivana Demoner Malta


Achei interessante essa nova ferramenta, pois os links nos remetem a vários assuntos, não saberia dizer por onde andei, realizei uma leitura não-linear, sem uma sequência única, minha curiosidade me levou cada vez mais longe, mas quando percebia que estava navegando sem rumo voltava ao texto inicial.

Mas, consegui entender o que é um hipertexto, que nada mais é que uma forma de colocar dentro de um texto, outros textos e dentro desses outros textos, novos textos ou outras informações que podemos acessar através de links. O interessante é que podemos elaborar textos pequenos e através dos links neles contidos, podemos navegar por outros arquivos de documentos, imagens, arquivos de multimídia e sites da internet que podem nos ajudar a ter maior conhecimento sobre o texto pesquisado.
A leitura com links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado, principalmente para esta geração que é apaixonada pelas novas tecnologias, as atividades com hipertexto possibilita um trabalho dinâmico na construção do conhecimento e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais.
Mas, é preciso certos cuidados ao navegar sem um objetivo definido, pois a curiosidade é grande de passear por páginas que achamos interessantes, e quando nos damos conta passamos horas e horas na internet. E mesmo quando se tem um objetivo pré-definido, ou seja, um assunto a pesquisar, precisamos nos policiar, para não clicarmos em todos os links que achamos interessantes, pois podemos nos perder e correr o risco de não concluir a pesquisa. Portanto, a experiência de navegar é ótima, desde que tenhamos cautela e consciência de sabermos para onde vamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário