NAVEGANDO EM HIPERTEXTO
O hipertexto é uma forma de literatura, porém, precisamos do auxílio do computador, este é um local onde podemos trabalhar e adquirir conhecimentos mútuos. É um texto em formato digital.
Segundo o professor Lindomar, o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma da escrita/ leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu`. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto , Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
É neste tipo de texto, no hipertexto, que o ser humano encontrou um auxílio, no que se refere na aquisição e assimilação de conhecimento, é uma forma mais organizada de conhecimento.
No hipertexto, temos a livre escolha de onde começar e onde seguir, permitindo o leitor decidir onde viajar na leitura, tornado as situações mais flexíveis.
No início foi um pouco difícil, mas nada como a prática para podermos nos aperfeiçoarmos. O bom é neste local não são usados somente palavras, mas visualização e sons, onde muitas vezes são mais significativos no aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário