quinta-feira, 8 de março de 2012

atv.2.2 Rosangela

Quando navegamos pelos diversos conceitos de hipertexto, foi possível obter informações sobre essa ferramenta de pesquisa , ao clicar nos links observei que há mais informações para facilitar a aprendizagem . O leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, rompendo o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor. Oferece múltiplas possibilidades que permitem ao leitor explorar o texto a partir de suas próprias necessidades e expectativas.
Às vezes me perdi e depois consegui retornar no caminho que desejava, percorri vários caminhos, aprendi muitas coisas, pois o hipertexto tem recursos com animação, sons, filmes, desenhos, links, vídeos, jogos separados ou mixados ao mesmo tempo. É um poderoso instrumento de comunicação, possibilitando manipulação, desconstrução e reconstrução de acordo com o interesse de cada um . Aprendi ainda que as palavras destacadas ou sublinhadas desempenham a função de botões que conectam com outras fontes. O texto virtual é modificável, pode-se alterar, deletar, inserir e fazer correções. A rede hipertextual está em constante construção devido à dinâmica da propagação da informação na web, ela oferece ao usuário um grande número de opções de conexões, de percursos e múltiplas opções de leitura. Exige um leitor autônomo, dinâmico, que faça suas opções e que se torne um co-autor. A partir disso, pude perceber que o hipertexto nos leva a construir nosso próprio caminho, levando assim a produção do conhecimento. A utilização dessa ferramenta estimula o aluno a pesquisar e a produzir textos, sendo assim a aprendizagem ocorre através das descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário