terça-feira, 18 de setembro de 2012

ATIVIDADE 2.8 - HIPERTEXTO COLETIVO



Trabalhar com projetos tendo a tecnologia como recurso de aprendizagem, dinamiza o ensino aprendizem em qualquer nível de ensino. Ao se pensar em um projeto, é necessário ter em mente, o tema e os objetivos, a fim de obter sucesso na realização das atividades planejadas. É importante ressaltar um planejamento diferenciado para cada turma. Cada turma deve ter um projeto elaborado de acordo com a faixa etária dos alunos.

Uma das estratégias utilizadas ao se pensar num tema a ser desenvolvido em sala de aula  é investigar o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem, através de atividades de leituras, escrita, pesquisa, interpretação de textos, DVDs e outros para garantir o sucesso a aprendizagem do projeto.   
Quando se desenvolve um projeto escolar há uma interatividade muito grande entre professor e aluno , o conteúdo a ser mediado pelo professor, passa de uma forma prazerosa aos alunos e dessa forma, há maiores possibilidades de sucesso no alcance dos objetivos propostos


 
Ao se trabalhar com projetos é possível proporcionar um ambiente favorável ao saber. Sabendo disso, propomos temas de fácil entendimento por parte dos alunos, e que foram escolhidos para suprir uma necessidades dos mesmos, tornando-os parte principal. Com isso os alunos tem prazer em aprender.
Durante o ano letivo criamos novos projetos para tornar nossas aulas dinâmicas.


Um projeto pode ser trabalhado a qualquer momento, mas para que ele tenha sucesso basta ser bem elaborado e conter o período, o tema trabalhado, o desenvolvimento e que seja elaborado em conjunto com professores ou uma equipe pedagógica.
É um recurso muito importante e ferramenta de grande valia que tem como objetivo desenvolver no aluno diversas formas de aprendizagem. 
O professor precisa pesquisar conteúdos práticos e objetivos para compartilhar com seus alunos. Precisa também, trabalhar com  atividades que possibilitem ao aluno, se expressar e se desenvolver como ser crítico. 
A partir do momento que se desenvolve um conteúdo para a sala de aula, deve-se levar em consideração os itens já citados acima (planejamento), antes de pôr em prática o tema idealizado.
A elaboração do projeto feita em parceria entre alunos e professores deve ser entendida como uma organização aberta, que articula informações conhecidas, baseadas em experiências do passado e do presente.  Nos dias de hoje discute-se muito a forma como a educação tem sido  estruturada. Neste contexto ,o aluno e o professor possuem um papel passivo no processo de ensino-aprendizagem na medida em que não têm a possibilidade de construírem um projeto. É muito importante trabalhar com projetos em sala de aula, em se tratando do conteúdo a ser seguido pela grade curricular com o uso da tecnologia, pois desperta um interesse muito maior nos alunos, pois há um envolvimento maior com o conteúdo estudado, fazendo assim, com que o rendimento do aluno aumente muito mais. 
A relevância e sucesso de um projeto em sala de aula, está na união entre alunos e professores, envolvendo os conteúdos e experiências vivenciadas. 
 A função do professor é mediar, tendo um papel de grande responsabilidade no  ensino-aprendizagem


Os projetos desenvolvidos na sala de aula, desperta o interesse do aluno, sendo uma oportunidade a mais de estar aprendendo de forma diferenciada e rica. É também, uma forma de envolver o aluno numa realidade diferente, prazerosa e  significativa.  
Outra vantagem de se trabalhar com projetos em sala de aula  é possibilitar interação. E dessa forma, desenvolver a motivação, além de propiciar maior aprendizagem por meio das trocas de experiências/socilização.




Enfatizando o exposto acima: É muito bom trabalhar com projetos, porque a aula fica diferente, prazerosa e todos participam com mais entusiasmo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário